por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

O que visitar na Capadócia, na Turquia

Entre dois e três dias, é possível conhecer os principais sítios deste intrigante destino da Turquia...

Ouvir notícia

Entre dois e três dias, é possível conhecer os principais sítios deste intrigante destino da Turquia

Göreme – Patrimônio da UNESCO, o museu natural a céu aberto Göreme era um antigo monastério, com diversas igrejas com afrescos, um exemplo da arte Bizantina. Seu significado é “tu não podes ver”, uma alusão à sua funcionalidade de refúgio para a prática do Cristianismo.

Capadocia

Lá é possível ver as famosas “chaminés”, formações rochosas fruto das erosões eólica e fluvial. As igrejas têm arte rupestres de 6 a 9 d.C., consideradas como os maiores centros do Cristianismo.

capadocia-02

Destaque para a Karanlik Kilise, também chamada de Igreja Escura, uma das mais belas. Datada do século 13, possui afrescos com uma vivacidade impressionante, devido à luz solar não penetrar no local.

capadocia-03

Entre a admiração das cenas do Evangelho, não dá para não notar que muitas imagens estão com os olhos raspados (não deixa de ser um pouco assustador). Dizem que os estudantes de catequese tinham medo das figuras “que os olhavam” durante a prática da reza e, por esse motivo, danificaram as imagens. Analisando as igrejas, cavadas em cavernas, sem luz elétrica, dá para entender o medo… Mas os afrescos são lindos.

capadocia-04

Kaymakli/ Enegüp Soandus – A Capadócia tem mais de 200 cidades subterrâneas. Kaymakli ou Enegüp Soandus é uma das mais interessantes, por sua profundidade e variedade de pavimentos. Possui quatro andares (dos oito estimados) abertos para visitação, com uma profundidade que chega a 20 metros. Escavada por povos convertidos ao Cristianismo, que tinham medo da opressão e do extermínio, a grande função das cidades subterrâneas era proteger como um abrigo, perpetuar a prática da religião e ser um local de adoração.

capadocia-05

Nesse sítio é possível reconhecer quartos, cozinhas, reservatórios de vinho, chaminés e igrejas (a mais antiga encontrada fica nessa cidade) do século 2 d.C. Em alguns pontos há curiosas portas para a fuga que são removidas somente pela parte interna, evitando assim que inimigos invadissem. Essas portas são rodas de pedras, com altura de 1,70m e pesam mais de meia tonelada. Localizada a 20 km de Nevsehir, sob uma colina, essa cidade subterrânea foi encontrada em 1964 e possui aproximadamente 100 túneis. Não se sabe ao certo a data de sua construção ou quantos cristãos moravam ali. Estima-se que mais de 8.000.

capadocia-06

Sahinefendi- Sobessos – Recentemente descoberto (2002), esse sítio de escavação possui mosaicos e estrutura de banho turco, pertencente ao período da Roma Antiga, derrubada no período Bizantino. O colorido e a estrutura dos mosaicos impressionam, vale a visita. Atração à parte são as macieiras, em volta do local, carregadas de deliciosas maçãs vermelhas.

capadocia-07

Mosaicos de Sobesos
capadocia-08

Piggeons Valley – É possível observar as casas dos pombos, cavadas para que suas fezes fertilizem o solo. De lá, há uma vista incrível do Castelo de Uçhisar e do vale da cidade. A foto dos olhos turcos pendurados em árvores com a paisagem ao fundo é um dos cartões postais da Capadócia.

Capadocia (8)

Keslik Monastery – O monastério de Keslik, perto de Cemil, possui em seu complexo 16 casas que eram ocupadas pelos monges.

capadocia-10

Uçhisar – Aqui, a visão insólita e de filme é elevada à potência máxima. O castelo de rochas Uçhisar, impressionante escavação de diversas casas na pedra, é bem interessante. Sua série de portas parecem ser cavadas de forma desordenada. Lá, é possível fazer o passeio de camelo (negocie bem o preço antes de subir). Há uma visão panorâmica do vale da Capadócia.

capadocia-11

Mustafapasa/ Sinasos – Uma cidade grega antiga, com exemplos de arquitetura das casas gregas. É extremamente agradável andar por suas ruas, visitar suas construções históricas. Vale a parada para almoço em um dos típicos e deliciosos restaurantes com comida grega.

capadocia-12

Valei Soganli – Um museu a céu aberto em um cenário selvagem e natural, perto de uma típica vila da Capadócia, o Valei Soganli tem uma ampla vista das famosas rochas cortadas em formas diversas, como igrejas e colunas.

capadocia-13

Vale de Dervent – Uma fantástica paisagem lunar, típica da região, com diversas formações rochosas. É definitivamente a imagem mais conhecida da Capadócia.

capadocia-14

Avanos – Centro da arte de fazer terracota, datado de 3.000 a.C., é uma demonstração do trabalho tradicional dos artesãos. Lá, é possível comprar a cerâmica típica. Também abriga um do melhores restaurantes da redondeza, que oferece a especialidade da região: pottery kekab (um kebab em um pote de cerâmica escondido sob uma massa). A sopa de iogurte foi a mais incrível que já comi.

capadocia-15

Mais Capadócia:

capadocia-17

capadocia-18

Dica de agência local:

Euphrates Tours (Cappadocia Tours)
www.euphratestours.c​​om
www.cappadociatours.​​com
Istiklal Caddesi 59 / 9
URGUP / TURKEY
Tel: +90-384-3417485
Fax: +90-384-3417487

Mais Recentes da CNN