por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Wine Trip: Napa Valley para iniciantes

Ouvir notícia

Que tal fazer uma wine trip pela região de vinhos mais impressionante da Califórnia?

Região da Califórnia, Napa Valley reúne condições ideais para o cultivo de uvas de boa qualidade para produção de vinhos. Um dos lugares mais visitado da Califórnia, são mais de 600 vinícolas, segundo o Wine Institute of California. A grande área de Napa Valley, que abriga os condados de Calistoga, St. Helena, Oakville-Rutherford, Yountville e Napa, tem tantas vinícolas que fica difícil escolher qual ir, ainda mais em uma primeira visita.

napa valley

Leia mais:  Napa Valley, na Califórnia: onde comer

Top 6 vinícolas Califórnia: Napa Valley para iniciados

Além disso, a distância entre elas (que pode chegar a uma hora) também precisa ser considerada na hora de desenhar a programação. Ah, e não se esqueça dos restaurantes, afinal, Napa Valley tem uma das maiores concentrações de estrelados da Califórnia. E oferece desde cozinha japonesa fusion do Morimoto, as estrelas do Michelin de Thomas Keller, até o delicioso hambúrguer de beira de estrada, Gott`s Roadside.

gotts burguer

Se é sua primeira visita a Napa Valley, que seja repleta de bons brindes e degustações de ótimos vinhos, afinal, está em uma das principais regiões do país – e do mundo – produtora de vinho, principalmente do estilo bordalês, leia-se uma combinação de uva viníferas (assemblage) que contenham apenas as variedades de uvas autorizadas na produção de vinhos da região de Bordeaux-França (Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot).

uvas Napa

Para um primeiro tour, quais vinícolas visitar? Listamos aqui algumas que não podem ficar fora da sua lista:

tasting room

  • Robert Mondavi, uma das mais tradicionais vinícolas de Napa Valley
  • Chandon, especializada em vinho frisante, é mais uma tradicional que oferece tours educativos
  • Domaine Carneros, casa da famosa Taitinger Champagne fica localizada logo na entrada de Napa. Imperdível, além do delicioso vinho, seu local é amplo e agradável. No tour mostram filmes e o método de produção Champenoise, leia-se segunda fermentação na própria garrafa, produzindo uma qualidade superior (método inventado pelo monge beneditino Dom Pérignon).

Napa Valley 6

  • Jamieson Ranch Vineyards, sua degustação tem vinhos elaborados, com opção de queijos e charcuterie. É uma delícia.
  • Artesa, vinícola da família Cordoníu, de Barcelona, oferece vários tours da produção e cavas, também oferece um bar com ofertas de tapas, queijos, etc. Com localização oposta a Domaine Carneros, tem uma vista linda.

quintesa

Todas as vinícolas, em geral, oferecem programas de degustação e visita. Não é recomendado fazer mais do que três a quatro vinícolas por dia, é cansativo e acaba sendo uma grande quantidade de vinhos em um só dia. Apesar do que dizem, sim, há fiscalização policial e a tolerância no Estados Unidas não só é baixa, mas como dirigir alcoolizado dá prisão. Resumindo, conseguir um transfer sairá no final mais barato e mais seguro.

Napa Valley 1

Para os amantes de vinho, que quiserem fugir dos nomes tradicionais, vale anotar estas:

  • Quintessa, simplesmente amei os vinhos deles e o local, pertencente a família Huneeus, do Chile. Todos são vinhedos biodinâmicos com um visual incrível, sendo que 75% da propriedade está incrustada na montanha.

quintessa

  • Palmaz, o dono, doutor Argentino Julio Palmaz, construiu uma vinícola/caverna, de 18 andares, subterrâneos na encosta de uma colina.
  • Quixote, um lugar muito exótico, de Carl Doumani, desenhado pelo arquiteto Friendensreich Hundertwasser, a vinícola tem ares do artista espanhol Gaudi. Fazem vinhos excelentes dos varietais Petit Sirah e Cabernet Sauvignon.

Napa Valley 9

Não caia “no conto do trem” de Napa, do qual tinha uma visão romântica que pararia nas vinícolas, passeando pelas paisagens lindas e levaria de uma região à outra. Na verdade, ele vai e volta em um trilho, onde serve um almoço, daqueles bem turísticos, com poucas opções de vinhos, e volta para o mesmo local.

Napa Valley8

Fotos: Daniela Filomeno e Shutterstock

Mais Recentes da CNN