por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Miniguia da região da Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte

Um dos destinos na lista de Réveillon mais badalados do Nordeste é aqui: Pipa, praia próxima a Natal que reúne belezas naturais, boa gastronomia e passeios cheios de emoção

Praia da Pipa fica localizada no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte
Praia da Pipa fica localizada no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte Foto: Unsplash/Romy Pawlak

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Let’s Pipa? O nome da festa de Réveillon que acontece em Pipa, no Rio Grande do Norte, em português, é um convite direto: vamos para Pipa! E neste ano, em um estágio da pandemia muito diferente do ano passado, já é possível fazer mais planos e idealizar a virada dos sonhos, mas claro, sem deixar os cuidados e precauções de lado.

“Estamos indo para o quinto ano de Let’s Pipa e temos certeza que será o mais incrível de todos. Para segurança do público, iremos exigir comprovante vacinal completo e seguiremos todos os protocolos que os órgãos competentes exigirem”, ressalta Rafael Almeida, um dos organizadores. A festa, a mais tradicional do destino, é opção para quem quer agito, mas Pipa é muito mais do que badalação.

Está de malas prontas ou querendo programar uma viagem para lá? Confira dicas rápidas e imperdíveis do local.

Como chegar?

A Praia da Pipa fica no município de Tibau do Sul, próximo a Natal (cerca de 85km da capital – 1h30 de carro), e nasceu de uma vila de pescadores. Com vias de acesso estreitas, a cidade tem limitação de veículos.

Muitas empresas disponibilizam o serviço de transfer de Natal até lá, que pode custar R$ 400 para quatro pessoas. Uma dessas empresas é a Marazul Receptivos, que desde 1993 trabalha com diversos serviços de turismo na região. Há também a possibilidade de fazer o trajeto de táxi ou carros de aplicativo. O preço médio é de R$ 250.

Pôr do sol de Pipa chama atenção e pode ser visto de vários pontos, como do Mirante do Chapadão / Foto: Unsplash/Renato Tretin Divulgação

 

Leia mais:

 

O que fazer?

Chapadão e praias da região

A região de Pipa é cercada de belíssimas praias, que podem ser visitadas por passeios de bugue – como a Praia do Amor, Cacimbinhas e Lagoa dos Guaraíras -, que rendem ótimas fotos. Andar neste veículo é por si só uma aventura agradável. O passeio com (ou sem emoção) pode te levar também para o Chapadão, um mirante natural no topo de uma falésia – ótima opção para assistir ao pôr ou nascer do sol. Lá é possível observar a quantidade de outras falésias, que podem chegar até 40 metros. O já tradicional mirante geralmente faz parte desse roteiro de bugue, mas é possível acessá-lo caminhando por uma trilha, encontrada no fim da Praia do Amor. Na maré seca, aliás, se formam várias piscinas naturais nesta praia.

Baía dos Golfinhos
Uma das praias mais preservadas de Pipa, a Praia do Curral, onde está localizada Baía dos Golfinhos, reúne grande quantidade dos mamíferos, que encantam os turistas que por ali passam. A praia, bem tranquila, fica liberada apenas durante a maré baixa. Vale a pena consultar antes de marcar a visita.

Centro
Na Avenida Baía dos Golfinhos, a principal de Pipa, é onde tudo acontece – principalmente na parte da noite, depois que todos os passeios já foram feitos durante o dia. Bem charmosa, composta de paralelepípedos, a rua é lotada de lojinhas, bares e restaurantes. Lá também está localizada a Vila Mangueira, que teve sua construção inspirada nas de Santorini, na Grécia. Ela é uma espécie de galeria que conta com suas lojinhas e restaurantes.  Ponto “instagramável” e imperdível para turistar.


Onde Comer?

Chichetti

Inspirado nos bares de Veneza, na Itália, o Chichetti abriu em dezembro de 2019 e já virou point entre os turistas que visitam Pipa. A bela vista para o mar vira apenas um detalhe diante de tantos outros que compõem o charme da casa. A cozinha aberta, dá a chance do cliente ter a visão de todo seu funcionamento.

O cardápio e a coquetelaria chamam a atenção, e entre as opções, claro, as massas ganham o destaque. O restaurante indica pedir de quatro a seis pratos para duas pessoas. As porções são menores justamente para serem compartilhadas e o cliente poder experimentar um pouquinho de cada receita. O ravióli pecorino trufado, por exemplo, é o carro-chefe da casa. Ele é recheado com trufas negras e queijo de ovelha. Outra indicação é o spaghetti ou risotto al mare, feitos com frutos do mar.

Av. Baia dos Golfinhos, 687/Telefone: (84) 99203-5346

Chiccheti traz um pouco de Veneza a Pipa, com cardápio e proposta de experimentar diferentes pratos na noite / Foto: reprodução Instagram

Oca Toca
Localizado dentro da pousada Toca da Coruja – também opção para hospedagem, o Oca Toca mescla a gastronomia regional brasileira com a contemporânea. O cardápio é comandado pelo chef Wagner Aguiar e conta com diversas opções de entrada, pratos principais e sobremesas. Uma das indicações da casa é começar com o carpaccio de polvo com pesto e seguir para o risotto de rabada. Os peixes também ganham protagonismo no menu. Um deles é o robalo na folha de bananeira com farofa de camarão com banana. O restaurante está localizado em um ambiente tranquilo e bem charmoso, rodeado por um jardim tropical.

Av. Baía dos Golfinhos, 464/Telefone: (84) 3246-2226

Ú Bistrô

Com um deck com vista privilegiada para o mar, o Ú Bistrô ganhou novo endereço há pouco tempo. Faz parte de um dos restaurantes mais disputados de Pipa há seis anos, desde quando estava dentro do Boutique Hotel Marlin’s. Do chef Altemar Cardoso, oferece couvert com tomate português assado, manteiga de ervas, pirulito de queijo de búfala e pães caseiros. Entradinhas como brusqueta e ceviche de robalo também estão no menu, que traz massas, risotos e carnes. No almoço, trazendo suas raízes, o chef serve um menu baiano com opções diferentes de moquecas e bobó de camarão.

Rua do Cruzeiro 504/Telefone: (84) 99850-6195

Ú Bistrô é comandado pelo chef Altemar Cardoso / Foto: divulgação

 

Restaurante Amô

Bem no estilo almoço na praia, o Restaurante Amô é a indicação das agências de turismo da região. Isso porque ele oferece uma boa estrutura com piscina, espaço recreativo para crianças e acesso direto à praia – está a poucos passos da Praia do Amor.

O cardápio tem uma proposta diferente dos mencionados acima. Ele é voltado, de fato, para seu dia na praia. Entre as entradinhas estão a famosa casquinha de siri, bolinho de bacalhau e macaxeira frita. Camarão com queijo cremoso, peixe grelhado com espinafre, salmão grelhado com molho de maracujá e peixe lampião fazem parte do menu, que conta também opções de carnes e massa. As sobremesas chamam atenção pelo inusitado: “browniocas” de doce de leite e chocolate.

Rua das Acácias, 1100 – Praia do Amor/Telefone: (84) 99408-2858

Restaurante Amô oferece complexo com piscina, para um dia na Praia do Amor / Foto: reprodução Instagram

 

Onde se hospedar?

Hotel Île de Pipa MGallery Collection

Hotel Île de Pipa acaba de abrir as portas e conta com 77 quartos / Foto: divulgação

Recém-aberto, o hotel Île de Pipa compõe o portfólio das marcas premium da Accor. Com 77 quartos, está localizado a 5 minutos da Praia da Pipa. No quesito gastronomia, seu restaurante Umai oferece comida contemporânea com releituras da cultura local. O SPA é assinado pela L`Occitane au Brésil com um menu de tratamentos com ingredientes brasileiros.

Av. Baía dos Golfinhos, 414, Praia da Pipa, Tibau do Sul

Filha da Lua
Localizada na duna da preservada praia de Minas, a pousada ecológica Filha da Lua é uma das opções pra quem busca luxo e tranquilidade em Pipa. As acomodações são separadas em quatro categorias de bangalôs, que podem ter vista para o mar ou para o jardim e piscina do hotel. Eles contam com terraço privativo e também com uma pequena cozinha com área de jantar. A estrutura da pousada conta com um spa com saunas, piscina e centro fitness. O restaurante do hotel é 100% glúten free. Mais detalhes podem ser encontrados no site.

Praia das Minas, Tibau do Sul/Telefone: (84) 3030-0077

Boutique Hotel Marlin’s
Localizado no centro da Praia de Pipa, o Boutique Hotel oferece uma piscina ao nível do mar com borda infinita e revestida com pedras hijau. Sauna a vapor também está à disposição dos hóspedes, que tem acesso exclusivo à praia. O hotel é dividido em dois prédios. O anterior possui 13 acomodações, das quais 11 possuem vista ao mar. O prédio posterior, por sua vez, é composto por 5 acomodações e se separa do primeiro por uma pequena viela pública.

Rua Beija-Flor, 61 – Praia da Pipa/Telefone: (84) 3246-2219

Piscina de borda infinita, do Boutique Hotel Marlin’s /Foto: reprodução Instagram

 

Grupo Sombra e Água Fresca
Localizado na Praia de Pipa, o Sombra e Água Fresca Hotel conta com 27 luxuosas acomodações, duas piscinas panorâmicas com vista para o Chapadão e a Praia do Amor, bar molhado, área de relaxamento, lounge, estacionamento privativo e um sofisticado restaurante de cozinha internacional e regional comandando pelo chef Joelson Leite.

O grupo conta também com outras opções: o seu chamado resort, composto por 10 casas e o Spa, complexo de 15.000m² com fauna e flora preservadas . A proposta do primeiro é fazer o hóspede se sentir em uma casa de praia, mas com estrutura de hotel. O segundo é composto por 46 suítes distribuídas em 22 casas, cinco piscinas, bar molhado, saunas, academia de ginástica completa, salas de massagem, saunas seca e molhada. Para entender mais as diferenças, entre em contato direto ou acesse o site. Os três são bem próximos.

Praia do Amor, 1000/Telefone: (84) 3246-2376

Pipa Lagoa Hotel

O Pipa Lagoa Hotel fica em frente à lagoa de Guaraíras, cerca de 7 minutos da Vila de Pipa (de carro) – importante reservar o veículo para esse traslado. Com grande área verde, espaço para crianças, parque aquático com piscina infantil e aquapark; piscina infanto-juvenil; jacuzzi, piscina com borda infinita, bar molhado e hidromassagem de estrutura, o Pipa Lagoa oferece diferentes tipos de acomodações e também possui spa.

Rodovia Rn 0003 Tibau do Sul/Telefone: (84) 3246-4414

Kilombo Villas  

Hotel Kilombo Villas / Foto: divulgação

Desde a construção do hotel, em 2007, o Kilombo Villas foi criado para ser um destino eco slow, ou seja, um “santuário ecológico rodeado pela natureza em que a pessoa se desconecta da vida agitada dos grandes centros urbanos e vive o momento presente, apreciando cada detalhe”. Um extenso menu de atividades é oferecido aos visitantes: de bikes personalizadas à experiências exclusivas na praia, lancha, buggy e aromaterapia. O hotel fica em isolado na praia de Sibaúma, contando com pouquíssimas vilas em sua propriedade.

R. das Tartarugas, s/n, Praia da Sibaúma/Telefone: (84) 3246-5534 


Mais Recentes da CNN