por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Mergulho em Los Roques

Com a terceira maior barreira de corais do mundo, destino oferece visibilidade e vida marinha impressionantes...

Ouvir notícia

Com a terceira maior barreira de corais do mundo, destino oferece visibilidade e vida marinha impressionantes

Costumo dizer que um dos meus lugares preferidos no mundo é em torno de 18 metros de profundidade no fundo do mar. A calma, os sons e a interação com a natureza são pontos que realmente me deixam plena. É um respeito mútuo entre nós grandes predadores e infelizmente – poluidores, com os pequenos e muitos gigantes animais e seres que vivem neste mundo totalmente diferente do nosso “aqui em cima”.

los roques mergulhar

Para os apreciadores do mergulho certificado, o Arquipélago de Los Roques, na Venezuela, é um espetáculo à parte. Ter esta visão diferenciada do destino muito procurado por sua areia branca e águas transparentes, certamente contribuirá para melhorar – e muito – sua experiência neste destino.

los roques barreira coral

O arquipélago tem as praias mais tranquilas e lindas que já vi mundo afora e seu mundo submerso não poderia ser diferente. Lá fica a quarta maior barreira de coral do mundo, com águas cristalinas e areias brancas: afinal, é o mar do Caribe!

los roques onde mergulhar

Definitivamente uma fórmula de sucesso para uma boa imersão. As melhores épocas são de fevereiro a junho, quando as águas estão mais límpidas, com visibilidade de 40/50 metros. Para quem se interessa, mas não tem o curso, o batismo ou o bom e velho snorkel são imperdíveis, afinal, Los Roques possui muita vida marinha e corais de vários formatos e cores a pouca profundidade, típicos do bom mergulho caribenho.

los roques mergulho

O primeiro passo é planejar sua saída e definir a operadora. Com um rápido passeio pela vila de Gran Roque é possível visitar as agências de mergulho e escolher qual mais gosta. Entre as opções, a Arrecife Divers, que também dá o nome à pousada, é a maior e com mais estrutura. Em torno de USD 90 é possível fazer uma saída embarcada, com duas imersões. Se for mergulhar mais de um dia, feche um pacote, o valor cai para USD 80, sem equipamentos (USD 12 – regulador, colete e lastro e USD 10 – máscara e nadadeira).

los-roques-05

Mergulhamos com a ADC Adventure Diving Center, do simpático argentino Carlos Mocina, pois já conhecíamos a empresa da outra vez que estivemos lá. E também gostei mais da atenção e atendimento. Lá o custo é bem parecido, USD 90 para uma saída com dois mergulhos, mas com equipamento incluído. O pacote para três dias sai a USD 80, cada (com equipamento). Para quem quer se aprimorar, também tem a possibilidade de fazer os SSI Specialy, as especialidades de mergulho, ou o Advanced Open Water. Também tem o “Centro de buceo Pablo Montoya” do simpático e experiente dive master que dá o nome ao lugar.

los roques aerea

Geralmente as saídas são logo cedo, com volta até as 13h. Combinando com a pousada, é possível o barco te deixar em uma das ilhas próximas, onde suas cadeiras e guarda-sol estarão te esperando. Perfeito para ainda aproveitar o dia.

los roques 1

Dos pontos de mergulho, La Buceadora e El Mojito vão até 23 metros de profundidade, e ficam nas imediações de Gran Roque, com bastante vida e corais coloridos. Neste último, tem um naufrágio de um veleiro e, com sorte, verá um congrio gigante verde que costuma “morar” no fundo do casco. El Mojito, por ser um mergulho “raso”, a visibilidade é boa, mas como é um local muito visitado por mergulhadores, não é raro ter muita suspensão e atrapalhar um pouco a visibilidade. Também perto da ilha principal a La Guasa é mergulho de profundidade (33 metros), em mar aberto. Por conta da ‘bateção’, já se equipa perto do ponto La Buceadora. É possível ver muitas moreias, polvos e uma variedade de peixes e corais incrível – coisa que só o mar do Caribe proporciona!

mergulho Los roques

Já a Boca de Cote (e arredores) é o melhor mergulho de Los Roques. Fica na barreira de corais, a quase uma hora de lancha rápida, mas vale cada batida e cada jato de água que tomará no rosto (e serão muitos). Uma grande parede de corais que é repleta de vida, com uma visibilidade absurda de 20 a 30 metros. É um mergulho bom para ficar entre os 18 metros, para ter uma boa visão de tudo. A segunda imersão da barreiras de corais é só diversão. Com a viabilidade tão boa quanto a Boca de Cote, é de se maravilhar com a variedade colorida de peixes e corais, um verdadeiro aquário, uma delicia.

los-roques-06

A parada do tempo de superfície, entre um mergulho e outro, é em uma ilhota de corais na barreira, delícia de curtição de praia, entre as imersões. Rende lindas fotos e um descanso bem gostoso.

Serviço:
Aquatics Diving Center (www.adclosroques.com) + 58 412 626 2320 / 237 808 3091
Arrecife Divers (http://www.divevenezuela.com/)

Centro de buceo Pablo Montoya – cel 313 731 8200 – 311 634 5785

Mais Recentes da CNN