Uma viagem pelos gramados: estádios impressionantes pelo mundo

Turismo esportivo: apaixonados por esporte planejam suas viagens para conhecer estádios impressionantes pelo mundo. Confira a lista de 11 imperdíveis!

Allianz Arena por fora Facebook Allianz Arena

Tem gente que viaja o mundo querendo conhecer a cultura local, experimentar a culinária típica de cada lugar, visitar os pontos turísticos mais famosos, que só viu por filmes e fotos. Tem gente que viaja com uma listinha pronta de museus, igrejas, lojas, restaurantes, parques de diversão ou apenas sonha com aquela praia paradisíaca para relaxar. Mas o que muitos não sabem é que também há pessoas que viajam apenas para conhecer estádios de futebol. Sim. Estádios de futebol. Desde os mais antigos, considerados ‘raiz’, que não passaram por nenhum tipo de reforma – principalmente os encontrados na Argentina e no Uruguai – até as arenas mais modernas do mundo na Inglaterra, Espanha, França e até mesmo aqui no Brasil.

Tours guiados em diversas línguas, possibilidade de bater uma bolinha no gramado, conhecer vestiários, tirar foto com a camisa dos seus ídolos, incontáveis lojas e museus interativos fazem parte do pacote.

Esses lugares recebem incontáveis turistas e proporcionam outras diversas experiências inesquecíveis para os apaixonados pelo mundo da bola. O administrador Rafael Sousa, de 31 anos, é um desses. De uns anos pra cá, ele começou a programar suas férias dedicadas a esse tipo de turismo. A sua lista pelo Brasil e pelo mundo já soma mais de 40 estádios visitados e boas histórias pra contar.

“Acredito que viver um dia de jogo em um estádio de outro país é uma aula de sociologia, antropologia, te ensina muito sobre a cultura local. Gosto de viver os costumes daquela torcida, experimentar o que comem na porta antes do jogo. Vou de transporte público, reparo no comportamento dos torcedores. Tento programar sempre a viagem para datas de jogos, mas quando não é possível, faço os tours, que estão disponíveis na maioria desses locais”, ressalta.

Os entusiastas pelo esporte mais popular do mundo motivaram o nascimento de um novo tipo de mercado. Pensando neles e também naqueles apaixonados por todo o universo esportivo, que sonham em assistir a importantes competições por aí afora, foi criado o projeto ‘Turista FC’, da agência JPM. Eles disponibilizam pacotes voltados totalmente para essas experiências e personalizam a viagem de acordo com o desejo de cada cliente. Desde 2015, mais de 2 mil aficionados por esporte programaram suas férias com eles.

“Quando criamos a Turista FC, ficamos surpresos com tamanho ‘boom’ e retorno. É um nicho muito específico, muitas famílias atendidas e muitos sonhos realizados. Teve uma história bem legal recentemente. Organizamos uma viagem de pai e filho. O menino, para comemorar os 15 anos, pediu para assistir a jogos e conhecer diferentes estádios pela Europa. Foram dez estádios e dez jogos de campeonatos diferentes. Foi muito legal poder proporcionar isso”, ressalta João Paulo Fernandes, fundador da Turista FC.

A agência oferece tanto pacotes individuais, como em grupo. Eles são responsáveis por organizar toda a logística e roteiro, garantem ingressos dos jogos desejados com toda a segurança, entradas para os tours e museus, além de disponibilizarem uma equipe gabaritada, que recebe os viajantes e torna a experiência ainda mais enriquecedora.

O Viagem & Gastronomia separou uma lista de estádios imperdíveis para serem visitados aqui no Brasil e no mundo. Ela poderia ser muito maior, mas colocamos alguns dos mais procurados. Os serviços de tour e visita a museus podem estar paralisados por conta da pandemia. Para mais detalhes, como valores de ingressos e horários de funcionamento, é necessário acessar o site oficial de cada local. Confira:

BRASIL

Allianz Parque – Estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo

Allianz Parque, São Paulo (Foto: divulgação)
Allianz Parque, São Paulo (Foto: divulgação)

O tradicional Palestra Italia, estádio do Palmeiras inaugurado em 1914, virou Allianz Parque há seis anos. Junto com o novo nome veio uma reforma de deixar qualquer apaixonado por futebol de boca aberta – não só os palmeirenses. Uma das arenas mais modernas do Brasil, ela não perde para nenhuma mundo afora e comporta 55 mil torcedores. Desde 2014, recebeu centenas de eventos, jogos e shows. Nomes como Paul McCartney, Ed Sheeran, Andrea Bocelli, entre outros já se apresentaram no local.

O tour dedicado ao estádio é chamado “Allianz Parque Experience” e, desde 2015, já apresentou o local a 250 mil pessoas. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou pelo site. São vários horários por dia. A volta das atividades deve ocorrer ainda neste mês, seguindo todos os protocolos de segurança. O visitante é recebido por um anfitrião, que mostra todas as instalações do estádio, como zona mista (local em que os jogadores chegam e dão entrevistas), sala de imprensa e camarotes. Esse “guia” ainda conta curiosidades da história do lugar desde a época de Palestra. O estádio foi reformado, então, algumas coisas precisaram ser mantidas. Uma delas é a parte das antigas arquibancadas. No tour, é possível ver as que permanecem embaixo das novas.

Exposições, possibilidade de tirar foto com a Taça da Libertadores e também na sala de imprensa fazem parte da experiência, que termina saindo do vestiário, subindo as escadas e pisando no gramado ao som da torcida palmeirense – colocada no alto-falante do estádio em bom som.

Onde? Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo – SP. Sites: https://www.allianzparqueexperience.com.br/
http://www.allianzparque.com.br/

Neo Química Arena – Estádio do Corinthians, em São Paulo

Neo Química Arena – Estádio do Corinthians, São Paulo (Foto: divulgação)
Neo Química Arena – Estádio do Corinthians, São Paulo (Foto: divulgação)

Inaugurada em 2014, a Arena Corinthians, que hoje leva o nome de Neo Química Arena, é um dos mais novos estádios do país. Com capacidade para 49.025 pessoas e localizada na zona Leste de São Paulo, recebeu jogos da Copa do Mundo-2014, Jogos Olímpicos-2016 e Copa América-2019, além de ser palco para partidas de diversos campeonatos de que o Corinthians participa.

O tour pela arena é realizado desde 2017. Durante cerca de uma hora de passeio guiado, os torcedores podem conhecer mais sobre a história do Corinthians e os bastidores, passando pelo átrio, business lounge, camarotes, sala de imprensa, auditório de coletivas, zona mista, sala de pré-aquecimento, vestiário e campo. Os visitantes são guiados por anfitriões apaixonados pelo Corinthians, que mostram a estrutura e curiosidades a respeito da construção da Arena.

Os ingressos podem ser adquiridos no site ou diretamente na bilheteria do Portão A. Estudantes, idosos, professores, doadores de sangue e crianças de 4 a 12 anos pagam meia-entrada. Crianças de 0 a 3 anos não pagam. Por conta da pandemia, as atividades estão suspensas, mas deverão voltar assim que tudo for normalizado.

Onde? Av. Miguel Ignácio Curi, 111 – Artur Alvim, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3152 4000 / E-mail: atendimentoarena@sccorinthians.com.br / Sites: tour.arenacorinthians.com.br e https://arena.corinthians.com.br/

Maracanãno Rio de Janeiro – (não pertence a nenhum clube específico)

Maracanã, Rio de Janeiro (Foto: Adobe Stock)
Maracanã, Rio de Janeiro (Foto: Adobe Stock)

Palco de momentos históricos do futebol mundial, o estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, é imperdível para turistas brasileiros e estrangeiros. Inaugurado em 1950, recebeu jogos da Copa do Mundo naquele mesmo ano e grandes competições esportivas. Passou por um processo de modernização para receber novamente uma Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. O estádio preenche quesitos internacionais de segurança, logística e sustentabilidade.

Com capacidade para 78.838 pessoas, novos bares e lanchonetes dão mais conforto para o público, que conta ainda com cadeiras retráteis divididas por cores e produzidas com materiais certificados, como garrafas PET. Além de ter uma história esportiva icônica, o Maraca já foi cenário de grandes eventos, como Rock In Rio, shows de astros internacionais e até missas do Papa João Paulo II, nas décadas de 80 e 90. O Maracanã Tour também é imperdível, mas está temporariamente suspenso por conta da pandemia.

Onde? Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste) s/n – Portão A Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 4063-3003 /
Site: https://www.tourmaracana.com.br/

ARGENTINA

La Bombonera – Estádio do Boca Júniors, em Buenos Aires

La Bombonera – Estádio do Boca Júniors (Foto: reprodução Facebook)
La Bombonera – Estádio do Boca Júniors (Foto: reprodução Facebook)

Localizada bem próxima ao Caminito, bairro turístico de Buenos Aires, La Bombonera é um dos estádios mais tradicionais do futebol mundial. Na contramão da modernização e do surgimento de arenas multiuso, o local permanece com a mesma estrutura de sua inauguração, em 1940. A proximidade da torcida com o campo é um dos grandes diferenciais. A pressão feita pelos torcedores do Boca Júniors é conhecida e temida pelos rivais. A capacidade do estádio é de 54 mil torcedores.

Caso você vá para Buenos Aires e não tenha nenhum jogo acontecendo no período, não tem problema. Também há à disposição dos visitantes um tour guiado e um museu do clube.

Onde? Brandsen 805, C1161 CABA, Argentina / Site: https://www.bocajuniors.com.ar/el-club/la-bombonera

Monumental de Nuñes – Estádio do River Plate, Buenos Aires, Argentina    

Ao contrário do estádio do rival, o Monumental de Nuñes, do River Plate, não fica localizado em uma área turística de Buenos Aires. O bairro de Nuñes é residencial e afastado do centro. A dica é visitá-lo ou no primeiro dia de viagem ou no último, aproveitando a proximidade do aeroporto. Inaugurado no fim da década de 30, a grandiosidade do local chama a atenção. A capacidade total é de 70.074 pessoas.

O estádio, também no estilo “raiz”, disponibiliza um tour e tem um museu bastante interativo, que faz uma analogia entre a história do River e da Argentina por décadas. Apesar da distância dos pontos turísticos de Buenos Aires, é uma região de fácil acesso, com vias espaçosas.

Onde? Av. Pres. Figueroa Alcorta 7597, C1428 CABA, Argentina / Site: https://www.cariverplate.com.ar/

 

 

ESPANHA

Camp Nou, estádio do Barcelona, em Barcelona

Camp Nou, estádio do Barcelona (Foto: reprodução Facebook)
Camp Nou, estádio do Barcelona (Foto: reprodução Facebook)

O Camp Nou, estádio do Barcelona, e o museu do clube se tornaram os pontos mais visitados da Espanha na última década. Inaugurado em 1957, ele é o estádio com maior capacidade da Europa e um dos maiores do mundo – 99.354 pessoas.

No Camp Nou Experience os visitantes passeiam por todo o local e fazem exatamente o mesmo percurso que os jogadores até chegar ao campo. Os assentos presidenciais, o banco e a sala de imprensa são alguns dos lugares que se visitam enquanto o áudio-guia narra a história do estádio e as maiores vitórias do time.

A visita termina na loja e no Museu do F.C. Barcelona, onde os visitantes conhecem toda trajetória do time ao longo de mais de 100 anos por meio de fotografias e lembranças, além de ver troféus e objetos pessoais das grandes lendas que fizeram parte do clube ao longo da sua história.

Onde? C. d’Arístides Maillol, 12, 08028 Barcelona, Espanha / Sitehttps://www.fcbarcelona.com/en/

Santiago Bernabéu – Estádio do Real Madrid, em Madrid

Construído em 1947, o estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, é outro local imperdível para amantes do futebol que visitam a Espanha. Localizado na capital da Espanha, atualmente ele está em reforma para se tornar o “melhor estádio do mundo”, de acordo com o presidente do clube.

O estádio tem capacidade para 81.044 pessoas e também oferece um tour especial para os seus visitantes. Por conta das obras, ele está reduzido e inclui apenas alguns pontos, mas mesmo assim vale a pena conhecer. O visitante pode optar por diferentes tipos de pacotes, desde o mais simples, que inclui só entrada para o Museu, vista panorâmica do interior do estádio e exposições temporárias, até o mais premium, que oferece o tour completo com um guia oficial. Também há a possibilidade de fazer a visita com áudio-guia, disponível em dez idiomas diferentes.

Onde? Av. de Concha Espina 1, 28036 Madri, Espanha / Site: https://www.realmadrid.com/pt/tour-bernabeu

ALEMANHA

Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique, em Munique

Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique, em Munique (Foto: reprodução Facebook)
Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique, em Munique (Foto: reprodução Facebook)

A Allianz Arena foi inaugurada em 2005 e recebeu jogos da Copa do Mundo sediada na Alemanha logo no ano seguinte. Localizada em Munique, ela é a casa do clube alemão FC Bayern de Munique e impressiona pela grandiosidade. Se você for à noite, a verá toda iluminada de vermelho, cor predominante do time.

Apesar de ser maior que o Allianz Parque, com total de 75.024 lugares, o local se assemelha em muitas coisas ao estádio palmeirense. Dentro da arena são 6.000 m² de instalações de alimentação. Você encontra 28 quiosques, dois restaurantes para torcedores localizados nas arquibancadas, com capacidade para 1.000 lugares cada, e um bistrô com capacidade para 400 pessoas, entre outros espaços.

No local, você também encontrará o museu do FC Bayern, o maior museu de clubes da Alemanha. É uma verdadeira viagem, que leva os visitantes em uma jornada desde a fundação, em 1900. Inúmeros troféus, exposições excelentes e tecnologia de mídia inovadora estão reunidas para fornecer uma combinação impressionante de informações, emoção e interação.

Onde? Werner-Heisenberg-Allee 25, 80939 München, Alemanha / Site: https://fcbayern.com/en/club/allianz-arena

FRANÇA

Parcs des Princes – Estádio do Paris Saint Germain, em Paris, França

Parcs des Princes, em Paris (Foto: reprodução Facebook)
Parcs des Princes, em Paris (Foto: reprodução Facebook)

Estádio do clube francês PSG, o Parcs des Princes está localizado em Paris e foi inaugurado em 1897, inicialmente como um velódromo. O estádio já sediou nove jogos de Copa do Mundo – três em 1938 e seis na Copa do Mundo de 1998.

O PSG experience, tour disponível aos turistas, vai do alto das arquibancadas, ao banco dos suplentes, dos camarotes VIP à sala de imprensa, passando pela zona mista e vestiário. Os turistas também conhecem a Praça do Presidente e a Sala de História, considerada o ponto alto da visita. Lá, os visitantes descobrem a história toda do estádio. Considerada uma visita divertida, ela emociona os fãs de futebol e pode ser ouvida em várias línguas.

Onde? Rue de Commandant Guilbaud, 24, 75016 Paris, França / Site: https://experience.psg.fr/

PORTUGAL

Estádio da Luz – Estádio do Benfica, em Lisboa

Estádio da Luz – Estádio do Benfica, em Lisboa (Foto: divulgação)
Estádio da Luz – Estádio do Benfica, em Lisboa (Foto: divulgação)

Se é apaixonado por futebol e vai para Lisboa, o Estádio da Luz, do Benfica, também é outro obrigatório na nossa lista. Sua história teve início na década de 50, passando por uma reforma nos anos 2000, até chegar a um dos estádios mais modernos da Europa nos dias de hoje. Sua capacidade é para 65 mil torcedores.

O visitante pode optar por diferentes pacotes de passeio. Um deles inclui o tour pelo estádio e também a visita ao Museu Benfica Cosme Damião, com exposições diferentes, além de toda a história do clube e detalhes sobre as instalações do estádio.

Mascote do Benfica, uma águia é velha conhecida dos torcedores. Ela tradicionalmente voa em círculos em torno do campo e pousa em um poleiro antes das partidas do time e em momentos importantes para o clube. E no tour não é diferente. Os turistas a encontrarão em algum momento, que não revelaremos qual para não estragar a surpresa.O acesso ao estádio também é fácil. As estações do metrô Altos do Moinhos ou Colégio Militar/Luz são as mais próximas.

Onde? Av. Eusébio da Silva Ferreira, 1500-313 Lisboa, Portugal / Site: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/

INGLATERRA

Emirates Stadium, Estádio do Arsenal, em Londres

Emirates Stadium, Estádio do Arsenal, em Londres (Photo by David Price/Arsenal FC via Getty Images)
Emirates Stadium, Estádio do Arsenal, em Londres (Photo by David Price/Arsenal FC via Getty Images)

Imponente e impressionante, o Emirates Stadium foi inaugurado em 2006, em Londres, e é a casa do clube inglês Arsenal. Um dos mais modernos da Inglaterra, ele tem capacidade para 60.355 espectadores sentados. O estádio não está localizado em um bairro turístico, porém os torcedores têm fácil acesso por conta da proximidade de estações de metrô. Há opção de descer em Arsenal ou Holloway Road, pela Picadilly Line.

O estádio oferece experiências diferentes, além do museu e do tradicional tour, que impressiona pela tecnologia e interatividade. Uma delas é acompanhar um dia de jogo. Poucas horas antes do início da partida, o visitante pode assistir a testes de condicionamento físico de jogadores, entrevistas na TV e sentir toda a atmosfera de um pré-jogo. Eles também dão a opção de o tour ser guiado por algum dos ex-jogadores e eternos ídolos do Arsenal, que trocam experiências com os fãs, contando histórias da época em que vestiam a camisa do clube.

Se optar pelo tour tradicional, há diversos horários e idiomas disponíveis, incluindo português. Uma curiosidade: a voz do tour do Arsenal é de um jornalista brasileiro: João Castelo-Branco, que hoje é correspondente da Premier League. A visita é interativa, e o turista conhece cada canto do estádio, dos vestiários a salas exclusivas da diretoria, que têm visão privilegiada do campo.

Onde? Hornsey Rd, London N7 7AJ, Reino Unido /Site: https://www.arsenal.com/the-club/emirates-stadium