por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Dicas e aplicativos para ajudar a montar a mala perfeita

O que levar? Será que vai caber tudo? Quantos sapatos preciso? Veja ideias e conheça apps para celular que vão auxiliar você!

Ouvir notícia
Aplicativos e dicas de especialistas para nunca mais passar sufoco na hora de montar a mala  (Foto: Getty Images)

Se você é o tipo de pessoa que fica com calafrios só de pensar em arrumar as malas, seus problemas acabaram! Hoje, alguns aplicativos podem te ajudar nessa tarefa. Há também muitos profissionais dedicados exatamente a isso: dar dicas para que esse momento seja o menos desgastante possível. Confira a seguir.

A visão e dicas de especialistas

Yamê Suhett soma mais de 200 clientes como personal organizer (Foto: divulgação)

“O primeiro passo para uma mala eficiente é a organização prévia”, explica a consultora de estilo pessoal Yamê Suhett, focada em organização de malas de viagem. Para facilitar, ela criou um calendário especial, que pode ser acessado em seu site.

“Com o calendário na mão, conseguimos colocar a temperatura máxima e mínima para cada dia que estaremos no lugar e a partir disso planejar o tipo de roupa pra levar. Isso torna mais concreto o que podemos vestir a cada dia. O grande truque da mala planejada é pensar em partes debaixo diferentes e para cada uma delas, escolher dois ou três looks variados de partes de cima, que são as que acabam sujando mais. Se a pessoa vai ficar 5 dias, por exemplo, pode levar uma calça colorida/estampada, uma mais neutra e uma saia, dessa forma é possível variar. Se levar três calças jeans, vai ficar todos os dias parecendo que está com a mesma roupa”, alerta.

Milla Camargo, personal organizer e sócia da MiDi Personal Organizer, deu uma dica fundamental para aquelas que nunca sabem quantos sapatos levar. “Aqui vale entrar com total razão e deixar a emoção de lado: seja prático! Um tênis (já viaja com ele no pé), um chinelo e um sapato onde você possa passear de tarde e seguir para um restaurante. Se for destino de frio, uma bota (sem salto), se for local de neve, prefira as galochas com forração de lã por dentro. No caso de sapatos mais finos, apenas se for uma viagem temática, um casamento por exemplo, ou se você sabe que irá participar de um evento chique ou fazer reserva no restaurante que exige esse tipo de dress code“, ressalta.

Leia também:
5 cidades brasileiras que combinam com o inverno
Daniela Filomeno indica hotéis para ir com crianças no interior de São Paulo
5 hotéis no litoral de São Paulo para ir com crianças
Fronteiras abertas: aumenta número de países em que brasileiros podem ingressar

Já Flavia Taulois, personal organizer e proprietária do Ateliê da Casa Organizers, separou em tópicos pontos importantíssimos na hora de fazer a sua mala:
– Não deixe de checar a previsão do tempo! Pouco provável que alguém se lembre dele, mas aquele guarda-chuva compacto no fundo do armário é quase um item de primeiros socorros, acredite!

– Agora sim, com ao menos 3 dias de antecedência, faça uma lista com os looks e os itens que não podem faltar. Remédios, carregadores, passaporte, autorizações em caso de viajar com crianças, eletrônicos, repelentes, protetores, cadeados etc.

– O seu estilo de viagem é que vai definir o quê e o quanto levar. Se a hospedagem for um hotel, casa de parente/amigo ou você vai passar mais de 3 dias no mesmo endereço, terá o benefício de usar uma lavanderia, neste caso, não precisa se preocupar em levar muitas peças. O ideal, é montar alguns looks com peças coringas que sejam fáceis de lavar, secar e não amassem muito, por exemplo: poliéster, viscose, elastano, nylon e o jeans. Complemente o visual com acessórios descolados, como os lenços e colares.

– Frio ou calor, a regra é a mesma: otimizar espaço. Atenção ao montar a necessaire. Leve o shampoo, o condicionador e hidratantes em frascos pequenos, à venda em qualquer loja especializada em cosméticos. Já para as espumas de barbear e desodorantes opte por mini frascos. Aproveite para usar aquelas amostras de perfumes que ficam esquecidas nas gavetas.

– Ainda sobre a otimização dos espaços e também levando em consideração seu destino: um chinelo, duas rasteirinhas, um tênis e um sapato/bota mais fino e elegante são suficientes. Cubra o solado com toucas plásticas descartáveis para não ter contato com nenhum outro item da mala e distribua todos pelas laterais.

– Abuse de organizadores. Você pode até levar alguns looks já prontos e separados para roupas íntimas, acessórios, roupas de praia e para as sujas.

– Acomode no fundo da mala as roupas mais pesadas e abertas. No meio, preencha com as camisetas, shorts e todo restante que for mais leve. Dobre as mangas e pernas de calças que ficaram para fora da mala por cima de todo o volume central. Os organizadores podem ser distribuídos por toda a mala.

– Para viagens domésticas, de curta duração e com destinos quentes (roupas mais leves) opte pela bagagem de mão, com até 10Kg. Não há uma regra para malas, mas se puder escolher, prefira as que giram 360 graus e de policarbonato, bem resistentes. Com um limite de até 23Kg por mala, os modelos médios são perfeitos para não ter de se preocupar com as taxas cobradas por excesso de bagagem.

Com as malas prontas, hora de aproveitar cada segundo do seu destino!

Conheça também os aplicativos mais usados:

Pack/r
Aplicativo intuitivo que ajuda você de maneira descomplicada a preparar suas malas para viajar. Ele está disponível para iPhone (iOS), é grátis, e cria uma lista de itens imprescindíveis para o passeio, a partir de informações como local, datas e atividades que serão realizadas,

Packr é um aplicativo intuitivo que ajuda você de maneira descomplicada a preparar suas malas para viajar (Foto: reprodução aplicativo)

É possível personalizar a experiência com base na duração da viagem e até no clima. Os desenvolvedores afirmam que é uma ferramenta perfeita para férias de verão ou fins de semana prolongados, por exemplo.

PackKing
Possui uma interface simples e fácil de ser usada para ajudar você a separar a sua lista de viagem. Disponível de maneira gratuita para iOS e Android, o app também utiliza o algoritmo para criar opções personalizadas com base em destino, atividades planejadas, transporte e outras necessidades pessoais.

PackKing é mais um aplicativo disponível para auxiliá-lo nesta tarefa (Foto: reprodução aplicativo)

O PackKing também possibilita a adição de outros produtos caso eles não apareçam na simulação e ainda oferece a chance de colocar marcadores – caso você ainda precise comprar algum produto. Para facilitar a vida, o usuário também pode gerar um PDF com todos os itens ou exportar a lista para outros aplicativos.

PackPoint
PackPoint está disponível para Android e iOS gratuitamente e promete fazer com que você jamais esqueça nenhum item pessoal durante suas viagens. Se trata de um aplicativo simples, mas que pode fazer grande diferença para pessoas que viajam bastante.

PackPoint calcula o que o usuário precisa colocar na bagagem com base no gênero, na previsão do tempo e nas atividades previstas (Foto: reprodução aplicativo)

Ele calcula o que o usuário precisa colocar na bagagem com base no gênero, na previsão do tempo e nas atividades previstas. É possível refinar a busca até com passeios ou esportes que você pretende fazer durante a viagem com checklists bem variados. É uma ótima opção seja para viagens a negócios ou lazer.

Pack
O Pack é um aplicativo gratuito para iOS que permite de forma intuitiva criar uma lista de tudo o que você vai precisar para a viagem. É possível simular uma pré-visualização com diferentes itens que vão desde higiene pessoal até acessórios para um lugar específico. O app oferece uma experiência totalmente personalizável com uma interface bonita e simples.

Você poderá criar quantas e quais categorias quiser, além de ser possível ajustar lembretes para que você seja notificado na hora certa e não deixe nada para trás.

EasyPack
O EasyPack é um aplicativo gratuito para Android serve como um assistente para ajudá-lo a fazer suas malas. Um dos seus pontos positivos é a facilidade de personalizar a experiência para o usuário com base nas preferências sendo possível gerar uma lista automaticamente, escolher entre vários modelos pré-existentes ou iniciar uma nova lista própria.

Ele também pode ser usado como um planejador, pois também inclui uma lista de coisas para fazer e comprar antes de ir. Uma das funções mais interessantes é a possibilidade de criar um número ilimitado de malas para diferentes situações. Vale ressaltar para os interessados que o app está disponível apenas em inglês.

PackTeo
O PackTeo está disponível gratuitamente para Android e ajuda a criar listas de embalagem para todos os tipos de viagens. O app promete fazer com que você não se esqueça de nada usando suas preferências para oferecer as melhores opções.

Algoritmo do PackTeo permite que o usuário crie sua lista de itens para tipos de viagens específicos (Foto: reprodução aplicativo)

O algoritmo do PackTeo também permite que o usuário crie sua lista de itens a partir de modelos prontos como, por exemplo, acampamento, mochilão e até passeios que incluem esportes radicais.

Mais Recentes da CNN