Daniela Filomeno aponta quais destinos brasileiros vão bombar em 2021

Daniela Filomeno, jornalista e influencer à frente do CNN Viagem&Gastronomia, novo projeto da CNN Brasil, compartilha cinco lugares no país que acredita que estarão no radar dos mais antenados "travelholics"

Ouvir notícia

O turismo nacional nunca esteve tão em alta – uma opção que começou por causa das fronteiras fechadas, mas que deve cair no gosto dos viajantes e se tornar uma realidade mesmo quando a pandemia acabar. Outra tendência é que as pessoas continuem fugindo de aglomerações e agitos e busquem locais mais tranquilos, em contato direto com a natureza e, enfim, respirem com um pouco mais de alívio. Minha aposta vai para cinco destinos maravilhosos no Brasil que unem tudo o que mais gostamos: boa comida, paisagens exuberantes e tranquilidade.

1 – Amazônia

Uma das maiores riquezas de nosso Brasil e do mundo, a Amazônia é um local de inúmeras possibilidades. O que muita gente nem imagina é que o território ocupado pela floresta tropical corresponde a mais da metade do território de nosso país inteiro. Ela faz fronteira com nove estados brasileiros. E não é só o tamanho que impressiona: São as incontáveis experiências que você pode ter em contato direto com a natureza, experimentando a culinária local e desbravando toda a fauna e flora que nos pertence em passeios lindos, em trilhas, canoas, banhos em rios, entre outros. A maior biodiversidade do planeta vista pelos próprios olhos promete ser inesquecível.

Onde se hospedar?

Há opções de hotéis incríveis espalhadas por toda a região. Uma das boas sugestões fica no sul da Amazônia, mais especificamente na Reserva do Cristalino, uma extensão de preservação ambiental privada com mais de 11 mil hectares.

É lá que fica o Cristalino Lodge, um hotel de selva sustentável e totalmente integrado à mata, um refúgio dentro da imensidão que é a floresta amazônica. E aos pés do Rio Cristalino. Próximo à cidade de Alta Floresta, o Cristalino Lodge tem 18 acomodações que oferecem uma vivência real do que é estar na natureza. Acordar em um bangalô com telas em vez de algumas paredes, na oscilação da temperatura e dos sons da floresta, é uma experiência possível em poucos lugares.

Outra ótima opção, mas dessa vez no município de Novo Airão, a duas horas e meia de Manaus, é o Mirante do Gavião. Dentro do Parque Nacional de Anavilhanas, o hotel é um paraíso inserido na natureza que oferece uma experiência genuína de vivência na floresta, com hospedagem aconchegante e luxo na medida.

Às margens do Rio Negro, todo construído em madeira de lei certificada, são 12 suítes em forma de barco invertido que lembram casas nas árvores, com passarelas suspensas para viabilizar o manejo sustentável do solo.

2 – Praia do Patacho (AL)

Praia do Patacho, Alagoas, é uma das apostas de Daniela Filomeno para 2021 (foto: AdobeStock)

Um paraíso ainda pouco explorado pelos turistas, a Praia do Patacho está localizada no município de Porto das Pedras, em Alagoas, a cerca de duas horas de Maceió – e a 10 quilômetros de São Miguel dos Milagres. Sua paisagem continua fazendo jus à fama de verdadeiros oásis que as praias do estado carregam. Se você busca tranquilidade, é só levar sua canga, estender na areia branquinha e admirar as águas cristalinas e os coqueiros dignos de uma tela de pintura que o destino apresenta. O vaivém da maré pode proporcionar eventuais piscinas naturais. As pousadas fornecem a informação das “tábuas de maré” para você programar a visita.

Não há bares nem restaurantes na praia, pois ela é quase deserta. As refeições podem ser feitas dentro das pousadas da cidade. A dica é levar seu guarda-sol e algo para beliscar durante o dia, a fim de aproveitar esse momento de paz.

Onde se hospedar?

Em Porto das Pedras, as pousadas dominam. A dica de hospedagem é o Pedras do Patacho, que traz o conceito de hotel-butique com experiências sensoriais para quem busca o contato direto com a natureza nesse paraíso quase particular.

3 – Atins (MA)

Pousada La Ferme de Georges, em Atins (foto: reprodução site)

Um vilarejo de pescadores ao lado dos Lençóis Maranhenses, Atins é o destino perfeito para quem busca beleza natural rodeada de praias, lagoas, dunas e piscinas, sem o agito de locais mais conhecidos e badalados do Nordeste. As ruas de areia e a recepção dos moradores, com muita simpatia e hospitalidade, fazem sua experiência ser ainda mais agradável. Sua localização fica na foz do Rio Preguiça, que vai ao encontro do mar. O destino também é perfeito para quem gosta de praticar kitesurf.

Para chegar até o local, é preciso pegar um barco de Barreirinhas, município maranhense a 245 quilômetros de São Luís. A viagem pelas águas dura cerca de uma hora e meia. Chegando a Atins, há opções de bares e restaurantes e também hotéis e pousadas.

Onde se hospedar?

La Ferme de Georges é um dos refúgios se você busca uma hospedagem moderna e mais exclusiva em Atins. Seus chalés e espaços ficam localizados ao lado de uma extensa área de dunas de 1.500 quilômetros quadrados. A construção e arquitetura valorizam materiais locais, como madeiras, palhas e tijolos, dando um ar de sofisticação e aconchego ao mesmo tempo. A gastronomia, voltada à culinária brasileira, é composta de produtos fresquinhos, que saem diretamente das hortas orgânicas do espaço. Vale a pena a estadia!

4 – Cataratas do Iguaçu (PR)

Cataratas do Iguaçu, no Paraná, uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza (foto: Christhian Gruhn para o Unsplash)

Um dos Patrimônios Naturais da Humanidade e classificada como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, sempre serão um destino atemporal. A beleza de suas quedas, os diversos passeios possíveis – de barco, bicicleta, helicóptero ou a pé – e o contato direto com a fauna e a flora locais fazem com que seja especial e diferente cada vez que você for até lá.

Onde se hospedar?

Belmond Hotel das Cataratas, sem dúvida, é o melhor local para sua hospedagem hoje. É o único hotel situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas (do lado brasileiro) as tão conhecidas Cataratas, formadas por 275 quedas-d’água de até 80 metros de altura. É questão de pisar no hotel, inaugurado em 1958, e já ficar impactado com a vista privilegiada e tamanha beleza natural que o cerca.

Climatizado e decorado ao estilo “anos 50”, o espaço cinco-estrelas tem uma atmosfera especial, com um extenso jardim e diversas opções de lazer. Sob o comando do renomado grupo Belmond desde 2007, ele passou por uma belíssima reforma sem deixar de lado a tradição. Um luxo discreto e ao mesmo tempo impactante.

Seus hóspedes possuem algumas regalias, que fazem a estadia valer ainda mais a pena. Todos têm acesso ao Parque Nacional em horários exclusivos, antes e depois de seu fechamento. Quem já fez uma visita às Cataratas sabe que encontrá-las vazias é quase impossível, mas, com esse benefício, a belíssima foto com essas maravilhas, o “banho gratuito” com os jatos de água vindo diretamente das quedas e a comodidade de não ter de enfrentar aglomerações estão garantidos.

5 – Taipu de Fora (BA)

Taipu de Fora, na Bahia (foto: AdobeStock)
Taipu de Fora, na Bahia (foto: AdobeStock)

Estar na Bahia, por si só, já é uma maravilha. Ao longo dos anos, várias cidadezinhas foram sendo descobertas e viraram grandes pontos turísticos – caso de Praia do Forte, Morro de São Paulo, Caraíva. Ainda não tão badalada, mas crescendo aos poucos, Taipu de Fora é uma praia tranquila no sul do estado, na Península de Maraú, com lindíssimas piscinas naturais quando a maré está baixa, areias branquinhas, filas e filas de coqueiros cercadas de águas cristalinas e calmas. Um cenário paradisíaco a cerca de 270 quilômetros de Salvador e bem pertinho de Barra Grande. Vale a pena passar dias tranquilos no destino que promete ser o novo queridinho dos turistas, chamado por seus amantes de Caribe brasileiro.

Onde se hospedar?

A Península de Maraú conta com hotéis lindíssimos para hospedagem. O Villa Balidendê, localizado em Barra Grande e bem próximo a Taipu de Fora, é uma ótima opção para sua estadia. O hotel é um dos poucos pertinho do beira-mar, com 16 luxuosas acomodações decoradas com móveis exclusivos de Bali e vista privilegiada para piscina e para as águas calmas e transparentes da Baía de Camamu.

 

Mais Recentes da CNN