por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Cozumel, a encantadora ilha mexicana

Areia branca, mar cristalino, a ilha de Cozumel é um dos melhores pontos de mergulho do México...

Ouvir notícia

Areia branca, mar cristalino, a ilha de Cozumel é um dos melhores pontos de mergulho do México

Por Ana Paula Viscaíno*

Em frente da Riviera Maia, na península de Yucatán, a ilha de Cozumel possui águas espetaculares e areia branca. Cozumel é rica em história e maravilhas do mundo antigo. Do majestoso sítio arqueológico maia em San Gervasio à igreja rústica em El Cedral, a Ilha tem muitas histórias para contar. Próxima a Cancún, o paraíso é conhecido por suas belíssimas praias e arrecifes.

shutterstock_18907858

O ponto forte da ilha é o mergulho. Tanto com cilindro quanto de snorkel. O sul abriga a segunda maior barreira de arrecifes de coral do mundo, perdendo somente para a australiana. Em alguns locais a visibilidade chega a 70 metros de profundidade, por isso é um dos destinos preferidos de quem ama a arte do mergulho.

shutterstock_119004571

As praias de Cozumel são outro espetáculo à parte. No lado sul, as praias são mais tranquilas e o ambiente é quase hippie. As melhores praias para quem quer fugir do aglomerado turístico são Punta Chiqueros, Punta Morena, Praia Bonita e Praia Chen Río. Há também praias um pouco mais desertas, como Praia Uvas, Praia Mpia e Dzul. A forma mais fácil para acessá-las é por veículos 4×4 ou por barcos.

shutterstock_191397602

São diversos sítios arqueológicos abertos à visitação, como o Museo da Cultura Maya, ou o concorrido museu da Jose Cuervo, onde há degustações de tequila e onde se aprende que a verdadeira tequila para degustação não se assemelha em nada àquela tomada aqui no Brasil, com a inseparável dupla sal e limão.

Captura de Tela 2015-01-14 às 20.06.35

Cozumel é área duty free. Portanto, uma das grandes diversões na Ilha é fazer compras: há muitas joalherias, perfumarias, tiendas de artesanato e suvenires. E por ser ponto de parada de muitos cruzeiros durante o ano todo é bastante turística. A maioria das lojas fica nas proximidades do terminal de cruzeiros, principalmente na Avenida Rafael E. Melgar e na Plaza del Sol. Para os notívagos a Ilha ainda oferece muitos bares internacionais e turísticos como Hard Rock Café e Señor Frog, sem esquecer dos bares do centro de San Miguel, onde existem verdadeiros ‘achados’ gastronômicos.

Cozumel é um convite ao descanso, desfrutando as águas quentinhas do mar caribenho mexicano, assistindo um estonteante pôr do sol.

A jornalista viajou a convite da IHG e AeroMéxico.

Fotos: Ana Paula Viscaíno, Shutterstock e divulgação

Mais Recentes da CNN