Conheça o processo de fabricação do avião A350, o maior e mais moderno avião hoje em produção da Airbus

Fomos conhecer a fábrica da Airbus em Toulouse, na França, e contamos como é o processo de construção de um A350

Modelo A350 da Airbus
Modelo A350 da Airbus Divulgação

Theresa Gallianda CNN

Antigamente, voar no Brasil ou no exterior significava mais do que ir de um lugar a outro: era um evento luxuoso, sinônimo de requinte e glamour. Os tempos mudaram e hoje, em um dia normal, mais de 200 mil voos decolam e pousam em todo o mundo.

Mas você já parou para pensar como é construído os gigantes que nos levam em algumas horas para o outro lado do mundo? Fomos convidados para um tour exclusivo para jornalistas pela fábrica da Airbus, em Toulouse, na França, e conferimos de perto como funciona a montagem de um A350. 

A experiência de ver de perto uma aeronave ganhando forma, além de todo investimento feito em tecnologia, design e materiais para produzir aviões cada vez mais eficientes é incrível, ainda mais na fábrica da Airbus, que tem a família de aviões comerciais mais vendidos da história. Para se ter uma ideias, só do modelo A320 são mais de 10.500 aviões em operação.

O grupo pretende atingir até 2035 a fabricação de aeronaves com emissão neutra de carbono, com processos sustentáveis e 100% compensados e, já em 2050, deseja ter aeronaves com zero emissões de carbono, com motores a hidrogênio.

A construção de um A350

As partes dos aviões chegam de vários países pelo enorme Beluga / Divulgação

O A350 tem três grandes seções: a traseira, o meio e o nariz do avião. Todas as seções são montadas em estações diferentes, e as partes são transportadas pelo Beluga, o avião de transporte da Airbus. As asas vêm do Reino Unido, o centro e o nariz da França e a parte central da Espanha. Além disso, alguns estabilizadores e outras seções vêm da Alemanha. 

Assim que a carcaça chega, é direcionada para a estação 59, e como ainda está aberta, é feita primeiro a montagem interna, como a parte elétrica e a cabine do piloto. Depois de pronta, a carcaça é transportada para a estação 50, onde é instalado o nariz e o meio do avião. É depois disso que as asas são acopladas, na estação 40, assim como a finalização da parte interna da fiação, o isolamento e elementos estruturais. Ainda nesta estação, são colocados os estabilizadores verticais e horizontais e o trem de pouso principal. 

Carcaça do A350 / Divulgação

Agora que a aeronave está montada, é hora de instalar os assentos. Na Airbus são instaladas apenas três classes: executiva, econômica premium e econômica. Caso a companhia aérea que encomendou deseje instalar a primeira classe, ela deve colocar por conta própria no seu respectivo hangar. 

Com a parte interna e externa completas, a pintura é feita de acordo com as escolhas do contratante. Lembrando que tanto as partes de dentro quanto de fora são completamente personalizáveis, desde os assentos até a cor das luzes do corredor. E depois da pintura, começa a instalação dos motores. 

Depois disso, é colocado o combustível e são feitos alguns voos de teste, e se tudo correr bem, o avião está pronto para ser entregue. 

A fábrica do Airbus A350 / Divulgação

Alguns detalhes são feitos na própria companhia aérea, como a parte de entretenimento e ar condicionado. Se o avião possuir adesivagem interna, também é de responsabilidade da empresa que contratou. 

O Airbus A350 possui capacidade para 334 passageiros, sendo 33 na classe executiva e 301 na econômica. Os assentos estão dispostos em fileiras de 3-3-3, ou seja, três assentos nas laterais e mais três no centro, entre os corredores. Na executiva, a disposição é a 1-2-1.  

O projeto deste modelo começou como uma versão melhorada do A330, dessa vez com economia de combustível e consideravelmente mais silencioso. Cerca de 60% da estrutura do A350 é construída com materiais mais leves, como plásticos reforçados com fibras de carbono e ligas de alumínio-lítio.

 

*A repórter viajou a convite da Azul Linhas Aéreas.