por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Cidades Imperiais marroquinas: Volubilis

Volubilis abriga as mais importantes ruínas romanas do século I...

Ouvir notícia

Volubilis abriga as mais importantes ruínas romanas do século I

Construída pelos romanos no século I, Volubilis, no Marrocos, concentra as ruínas mais importantes de todo o Marrocos. Com apenas metade do território escavado, tem uma riqueza impressionante. As primeiras escavações foram feitas em 1950 pelos franceses e grande parte do local foi destruído pelo terremoto 1754 (que atingiu Lisboa), sendo restaurado e remontado. O tesouro histórico impressiona pelas residências com seus mosaicos e fontes.

volupilis-02

Estima-se que 15 mil romanos moravam neste complexo formado por casas lado a lado de uma grande avenida principal. A cidade possuía um fórum romano, basílica, templo de Júpiter, moenda de azeite (estima-se que seja principal fonte de renda, já que encontraram mais de 60 destas, sendo que nem tudo foi escavado), banho romano público e outras instalações.

Volubilia (15)

Destaque para a Casa de Orfeu, com 800 m², uma das mais importantes, e a maior de todas, identificada por sua imagem do mosaico, Bacus (Deus do vinhos), com impressionantes 1,700 m².

Volubilia (14)

O Fórum tem um imponente muro com arcadas do tribunal do século III, o templo Capitolino, dedicado a Júpiter, com grandes colunas e o Arco Triunfal, construído em 217 d.C.

volupilis-05

Em duas horas é possível fazer todo o percurso do sítio histórico, com um guia local, em inglês ou espanhol.

Volubilia (33)

Mais Recentes da CNN