Cidades Imperiais marroquinas: Meknès

Meknès, cercada de campos e vinhedos a cidade abriga joias da arquitetura marroquina...

Portão da cidade imperial de Meknes, Marrocos
Portão da cidade imperial de Meknes, Marrocos Getty Images

CNN Viagem & Gastronomia

Meknès, cercada de campos e vinhedos a cidade abriga joias da arquitetura marroquina

Cidade dos minaretes, patrimônio histórico declarado pela Unesco, concentra as terras mais férteis do Marrocos. Percebe-se pela abundante paisagem verde ao longo de todo o passeio. Com a maior muralha das cidades históricas, 45 km tem as portas mais lindas do país, que dão acesso a cidade medieval ou real. Seus mosaicos verdes impressionam.

 

Não deixe de visitar a imponente Tumba de Moulay Ismail – o mais violento governante do País (dizem que seu harém tinha mais de 500 mulheres, com quem teve 700 filhos e incontáveis filhas). O local recebe peregrinos de todo o país, este complexo abrigava uma mesquita que foi a maior do país e destruída pelo seu filho.

Detalhes na Tumba de Moulay Ismail:

 

Os antigos celeiros imperiais de Meknès, Heri es Souani, são impressionantes pelos seus arcos com uma vista quase infinita.

meknes (49)

Ladeado pelo Tanque Aguedal, que abastecia os palácios e jardins, hoje é uma área de descanso e piqueniques.

meknes-06

Destaque ainda para o Museu Dar Jamaï, em um palácio do século XIX, o Souk es Sebat e uma das mais lindas medersas do país, do século XIV, Merdersa Bou Inania. Em um dia é possível conhecer a cidade, a partir de Fés (60 km de distância).

meknes (110)

www.meknes.com