por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Caverna no México esconde uma das praias mais inacessíveis – e belas – do mundo

Praia do Amor, nas Islas Marietas, tem acesso somente à nado, por um túnel de pedra agitado pelas ondas do mar.

Ouvir notícia

Praia do Amor, nas Islas Marietas, tem acesso somente a nado, por um túnel de pedra agitado pelas ondas do mar. A recompensa: uma pequena praia com teto de pedra e uma cratera para observar o céu

Imagina ter que esperar o vai e vem das ondas, antes ter que consultar a tábua de marés, para atravessar uma caverna, para chegar em uma praia. Isso após cruzar o oceano por quase uma hora para um arquipélago. Para alcançar este paraíso, as Islas Marietas, na região de Puerto Vallarta no México, precisa passar por este “purgatório”, mas vale a pena.


D

As Islas Marietas são um arquipélago com pequenas ilhas vulcânicas e guardam lendas que foram o esconderijo de piratas e caçadores de baleias. Acredita-se que o buraco foi fruto de testes militares com bombas que teve início na década de 1900. Em 1960 o lugar foi declarado Parque Nacional pelo governo mexicano e em 2010 foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO.

D

Para visitar a ilha, apenas com empresas credenciadas, é possível de barco, snorkel ou mergulhando. Para chegar na Praia do Amor só a nado. É preciso pular nas águas claras que rodeiam a ilha (obrigatório uso do colete salva-vidas) e passar por debaixo de um arco de rocha. O passeio custa entre US$ 80 e US$ 150.

praia-escondida

Sua praia mais famosa está escondida dentro de uma das ilhas e só é acessível por um túnel de pedra, banhado pelo mar. O aconselhável é visitar durante a maré baixa, quando é possível nadar, pois na alta já complica um pouco. Além de nadar, passa por um arco de pedra, com muitas ondas.

the-hidden-beach--500x450

Após ‘vencer’ o arco, uma caverna ampla leva à pequena enseada da Praia do Amor, nome dado pelos moradores da região. Ao olhar para cima, uma cratera no “teto de pedra” permite apreciar o céu azul. Além da praia escondida, as Islas Marietas são o lar de mais de 90 espécies de aves, incluindo o pássaro Blue-Booby, facilmente reconhecidos pelos seus pés azuis.

Whale Marietas

As baleias também passam uma temporada aqui. Dá um pouco de medo na volta, da maré subir e ficar, literalmente ilhado, neste buraco na ilha, mas é impressionante. Daquelas aventuras que não dá para perder…

Fechada durante uma temporada para análiseda conservação e restauração de seus corais, hoje a Praia tem regras rígidas e limitadas de visitação. Vale consultar a agência antes de ir.

*Fotos Riviera Nayarit Convention & Visitors Bureau, Visit Mexico, St. Regis Punta Mita,Travel Mexico e Puerto Vallarta.net

Mais Recentes da CNN