Carmel Taíba, no Ceará, o hotel mais “Instagramável” do Brasil

Moderno e luxuoso, o Carmel Taíba, no Ceará, tem apenas 36 suítes e uma piscina de borda infinita debruçada em um rochedo na Praia de Taíba que é impossível não se apaixonar

carmel taiva cafe da manha
Carmel Taíba (Foto: Daniela Filomeno)
Carmel Taíba (Foto: Daniela Filomeno)

 

Cada passo um cenário, digno de um ensaio fotográfico. Entenderá isso ao ver a estrutura no novíssimos Carmel na Praia de Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Aliás, musas com seus vestidos esvoaçantes buscando o melhor ângulo é cena frequente no hotel. E com ingredientes que ajudam a foto ficar ainda mais perfeita: piscina de borda infinita, estrutura de madeira integrada à natureza, coqueiros e o mar verde claro ao fundo. Quer esquecer as fotos e aproveitar o paraíso? Deixe o celular um pouco de lado e venha conhecer o Carmel Taíba.
Com projeto arquitetônico de Marcelo Franco, decoração de João Armentano e paisagismo de Alex Hanazaki, sua estrutura ocupa 2 hectares (20 mil metros quadrados) em cima de um rochedo na ponta da Praia da Taíba, a 1h20 de Fortaleza. Com 36 quartos, destes 24 têm piscina privativa, inclusive algumas todas de vidro ou debruçadas no pontal vista mar.
Café da manhã na piscina sonorizada do hotel (Foto: Daniela Filomeno)
Espaçosos, os quartos podem chegar a 260 metros quadrados, como a suíte Carmel, ou os bangalôs que têm dois quartos e comportam uma família. Quer uma suíte “instagramável”? As batizadas de “pássaros” dão uma visão panorâmica do hotel e são as mais disputadas, seguidas da “fruto loft”, com a famosa piscina com suas paredes de vidro. Quer completar o cenário? Peça uma barca de café da manhã e acorde com ela flutuando na água da piscina – parece cenário de filme. Para ter uma ideia do sucesso, todos os finais de semana, até janeiro, estão ocupados nestas suítes.
Suíte do Carmel Taíba (Foto: divulgação)
Suíte do Carmel Taíba (Foto: divulgação)
O hotel não é só para fotografar, é para curtir. Suas instalações são sofisticadas e construídas com matérias-primas nobres, o contraponto da decoração com itens de artesãos cearences dá uma bossa descontraída e aconchegante. 

Estrutura

Com conceito que prioriza a privacidade e o conforto, o hotel é dividido entre cinco vilas, batizadas em homenagem a figuras emblemáticas da região, como as rendeiras e os pássaros. As acomodações são equipadas com camas king size, lençóis com vários fios e outros detalhes luxuosos, que garantem uma experiência verdadeiramente única. Uma das suítes, por exemplo, conta com uma lindíssima banheira balinesa esculpida em pedra; outras têm piscinas e saunas privativas. Mas todas, sem exceção, têm vista deslumbrante para o mar ou para a vegetação nativa. Mimos como amenities Caudalie, bolsa de macramê confeccionada por um artesão local e chinelos dão um toque ainda mais pessoal à experiência.
Lobby do Carmel Taíba (Foto: Daniela Filomeno)
Uma volta pelo jardim da propriedade revela a natureza única de Taíba com a sua areia fina, mar límpido e coqueirais. Neste cenário ficam as 29 piscinas, as 13 jacuzzis e as cinco saunas do Carmel, espalhadas entre os quartos e as áreas comuns (cinco jacuzzis com serviço de bar estão debruçadas no mar). Vale destacar a “black pool”, com fundo escuro, que ganha tonalidade esverdeada devido aos reflexos do céu e do mar, e a piscina de raia, que toca música em seu interior, permitindo que o hóspede tenha a experiência de mergulhar enquanto escuta uma música relaxante.
O hotel ainda conta com um enorme fitness center com equipamentos de última geração, onde é possível pegar bicicletas para pedaladas na praia; espaço kids, onde fica uma grande piscina de bolinha de macramê, toda construída a mão por um artesão cearense; e o SPA Carmel by Caudalie, que traz para o litoral cearense a tecnologia e a tradição francesa de tratamentos corporais.
Frutos do mar na entrada do Carmel Taíba (Foto: Daniela Filomeno)

Gastronomia

Com ingredientes da região, a culinária do Carmel tem muitos peixes e frutos do mar. Recentemente, o chef Luiz Emanuel se juntou ao time do Carmel Taíba para incrementar a cozinha (recebeu o título de chef revelação e de melhor francês quando estava no Parigi Bistrô, do Grupo Fasano, em São Paulo). Dica: aproveite enquanto ele está se ambientando e peça alguns dos pratos tailandeses que o chef faz com maestria – ou fique no tradicional francês para variar o menu, já que apenas um dos restaurantes está aberto, pois é ao ar livre. O gostoso é passar o dia na piscina e petiscar ali mesmo, então garanto que ter apenas um restaurante não é um problema.

Serviço

O hotel é novo, abriu em dezembro (fechou em março) e reabriu em julho, são apenas seis meses de funcionamento. Para transformar não só a paisagem, mas também a vida de quem mora ali, o grupo Carmel contratou 80% da sua força de trabalho local. Muita gente não tinha experiência, estão passando por treinamento, mas boa vontade, amabilidade e atenção superam os ajustes que estão sendo feitos. 
Piscina de borda infinita do Carmel Taíba (Foto: Daniela Filomeno)

Passeios & Experiências 

O Carmel Taíba oferece inúmeras experiências, muitas dentro do próprio hotel. Entre elas tem o Pescado Rústico, onde cadeiras são distribuídas em torno de uma mesa na areia e um pescador prepara um peixe fresquíssimo na sua frente, numa fogueira feita de cocos. É uma delícia o bate-papo com o nativo sobre os costumes e curiosidades locais enquanto saboreia o peixe em dois tempos: com tapioca e com arroz, brócolis e macaxeira – mais simples e delicioso, impossível. 

O piquenique é uma atração à parte, servido na galeria (uma estrutura linda de madeira à beira-mar) ou na prainha (extensão de areia dentro do hotel) é uma maneira inesquecível de terminar o dia. Se quiser um pôr do sol imperdível, faça na areia, a vista da Praia de Taíba e dunas é maravilhosa.

Se a proposta for romance, um jantar a dois a luz de velas é montado na galeria. Vi também uma turma de amigos fazendo a experiência, que pode ser com o menu-degustação do hotel ou apenas um prato que escolher. Fizemos um jantar com pratos tailandeses e foi uma delícia 

Taíba

 

Praia da Taíba (Foto: Daniela Filomeno)
O passeio de buggy pelas Dunas de Taíba, duas lagoas e parque eólico é obrigatório. Passeio com direto a pôr do sol é imperdível. Distante 1h20 de Fortaleza, e apenas 10 minutos do hotel, tem lagoas de água doce, vista para o mar e muitas dunas de areia com o imponente parque eólico, movido pelo vento constante da região. Você pode fechar diretamente com o Carmel Taíba se estiver hospedado lá, custa R$ 250 por adulto ou com os guias credenciados da cidade – a propriedade é particular. Ele dura de 2 a 3 horas, você pode negociar o tempo.

Protocolos

A Rede Carmel adotou uma série de protocolos de segurança por conta do novo coronavírus. Entre eles uma nova rotina de limpeza/desinfecção com mínimo de uma vez a cada hora para botões de acesso aos elevadores, botões dos painéis, corrimão, banheiros em áreas comuns; nova rotina de desinfecção dos pisos em áreas de grande circulação com tráfego de hóspedes e corredores de acesso aos apartamentos com frequência mínima de uma vez a cada duas horas nos horários de fluxo.
Galeria onde pode fazer o piquenique ou jantar (Foto: Daniela Filomeno)
Portas e venezianas são abertas para garantir ventilação e circulação do ar nos ambientes; respeito ao distanciamento mínimo necessário no check-in, check-out e restaurantes; recolhimento de bagagens somente com luvas de proteção e lâmpadas germicidas para desinfecção dos pertences. Álcool gel são disponibilizados nas áreas comuns e todos usam máscaras de proteção. O uso da academia é somente mediante marcação de horário, sendo permitido o uso de até seis hóspedes por hora. A cada utilização os equipamentos são limpos e desinfectados.