por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tarde “Aprazível” no Rio de Janeiro

    Ambiente acolhedor, vista de tirar o fôlego e comida brasileira de qualidade fazem do Aprazível endereço obrigatório para quem for ao Rio de Janeiro

    Ouvir notícia

    Ambiente acolhedor, vista de tirar o fôlego e comida brasileira de qualidade fazem do Aprazível endereço obrigatório para quem for ao Rio de Janeiro

    No meio de Santa Teresa, bairro do famoso bondinho que leva moradores e turistas ladeira acima, se esconde o restaurante Aprazível. Com decoração inspirada nos antigos casarões de Minas Gerais, tem natureza onipresente, com belas árvores e mesas ao céu aberto, menu que valoriza os ingredientes in natura de todas as regiões do país e vista deslumbrante da Cidade Maravilhosa. Sem dúvidas, é endereço certo para apreciadores de experiências gastronômicas, informalidade e natureza exuberante.

    pao-de-queijo-com-linguica-aprazivel

    No cardápio as combinações de receitas e ingredientes tipicamente brasileiras é tentadora. Para começar não deixe de pedir o pão de queijo com mini linguiça grelhada, iguaria da cozinha mineira –  um dos carros-chefes do local e o palmito assado servido na telha de bambu, com pesto de azeite, manjericão e castanha de caju. Uma delícia que desmancha na boca.

    palmito-aprazivel-rj

    Como prato principal, o arroz de galinha caipira é uma das receitas mais consagradas do restaurante e tem gostinho de comida de avó. Gosto comum de Minas Gerais e Goiás ganha versão com linguiça mineira, couve refogada, banana da terra assada, geleia de pimenta dedo de moça e feijão surpresa, que fica entre o tropeiro e o cassoulet francês. 

    galinhada-aprazivel

    Ainda entre as opções de pratos principais muitas outras iguarias sempre com o toque de brasilidade, como a moquequinha do Rio, com peixe da estação cozido em molho de leite de coco natural, acompanhado de pirão de peixe, arroz branco e farofinha de dendê na farinha d’água — ingrediente orgânico, fornecido pela cooperativa da cidade de Irituia, região do Amazonas, ou o tentáculos de polvo grelhado, servido com batatas rústicas ao alecrim, azeitonas pretas e tomates assados, com lasca de abobrinha e berinjela grelhados, regados com azeite extra virgem.

    polvo-aprazivel-rio-de-janeiro

    O arremate final fica por conta das sobremesas, como a goiaba do paraíso, fruta cozida em calda de maracujá e especiarias, com sorvete de goiabada, regada com calda de goiaba e raspa de limão; e manga maravilha, em infusão de capim-limão sobre mini rocambole de doce de leite, sorvete da fruta e seu próprio coulis. Diretamente de fazendas mineiras para a mesa do restaurante, doces caseiros de cidades interioranas feitos em tacho de cobre e servidos com queijo de minas da Serra da Canastra, ganham admiradores. O sorvete de tapioca com calda de açaí é outra opção deliciosa e doce na medida certa. 

    sobremesa-aprazivel-1

    Os drinques da casa também merecem destaque, como o Beijo de Jambu, feito com cachaça artesanal, suco de abacaxi e limão siciliano e crosta de açúcar com pó de jambu, uma experiência exótica com forte influência amazônica, ou peça uma das cervejas que levam a marca Aprazível: Pale Ale, Wit, Session IPA e Pilsen. 

    aprazivel-rio-de-janeiro

    Com uma longa fila de espera (reservar é fortemente recomendado), o Aprazível é destino obrigatório para quem aprecia a boa gastronomia.

    Fotos: Tina Bornstein e Divulgação

    Serviço

    Restaurante Aprazível

    Rua Aprazível, 62, Santa Teresa – Rio de Janeiro / RJ 

    Tel: (21) 2508-9174 

    Mais Recentes da CNN