por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

A cosmopolita Casablanca

Coração financeiro do Marrocos, Casablanca tem uma das mesquitas mais belas do mundo islâmico...

Ouvir notícia

Coração financeiro do Marrocos, Casablanca tem uma das mesquitas mais belas do mundo islâmico

Casablanca é a São Paulo do Marrocos: centro econômico, movimenta 64% do volume financeiro do país. Representando o “novo Marrocos”, a cidade é moderna, sedia grandes empresas, tem bairros nobres e muito trânsito, típico de cidade grande.

Vale conhecer o bairro francês, do século 20, o Amfa. Todo art deco, foi construído pelos colonizadores franceses. Basicamente residencial, possui suntuosas mansões, com ruas largas e palmeiras altas. A praça com o Tribunal de Primeira Estância no centro histórico também é toda em art deco, com alguns edifícios da época rodeando o bairro.

casablanca-02

Banhada pelo oceano Atlântico, além dos clubes à beira mar, a cidade tem como destaque turístico a Mesquita Hassan II, única do Marrocos que pode ser visitada por dentro. Seu minarete, com 200 metros de altura, é o mais alto de todo o mundo islâmico: é todo decorado com arabescos feitos de estuque (uma mistura de gesso, pó de mármore e clara de ovo) e tem em seu topo desenhado com pedras verdes.

casablanca-03

Com visitas guiadas, em diversos idiomas, inclusive espanhol, durante 40 minutos é possível conhecer todo seu interior, além da área de hamman (banho marroquino, parecido com o turco), de ablução (assepsia antes da reza) e os setores para mulheres e homens, que são separados na Mesquita. Vale muito a ida até Casablanca só para ver esta maravilha, construída a beira do Atlântico. É lindo.

casablanca-04

Como chegar: Casablanca tem o aeroporto internacional, pode aproveitar a volta e fazer a visita. Programe bem, pois vale entrar na Mesquita. A cidade fica a duas horas de Marrakech, quatro de Fès.

Mais Recentes da CNN