por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Praias paradisíacas nos arredores de Recife

Nada como relaxar à beira-mar! Veja nossas recomendações próximas a Recife

Ouvir notícia

Nada como relaxar à beira-mar! Essa experiência fica ainda melhor em uma praia tranquila, com cenários que parecem que saíram das telas. Pernambuco guarda grande parte da beleza natural do país. Selecionamos praias maravilhosas nos arredores de Recife, a capital do estado

Praia dos Carneiros

Águas cristalinas que fazem jus a fama de Recife. A Praia dos Carneiros não é extensa, mas garante toda a estrutura e beleza de uma verdadeira praia paradisíaca. Coqueiros que fazem sombra na areia clara e fofa, mar de água transparente, piscinas naturais acompanhadas de diversas espécies de peixes. Ficou encantado? Para completar a paisagem, o cartão-postal da cidade: a delicada igrejinha à beira-mar que foi construída no século 18. Para fechar a experiência, não deixe de visitar os tradicionais bares Bora Bora e Sítio da Prainha, ambos com pé na areia e petiscos deliciosos e clássicos da região. A distância aproximada dessa charmosa praia para Recife é de 100 km.

A charmosa igrejinha à beira-mar, rodeada pelos coqueiros, na Praia dos Carneiros (Foto: Shutterstock)

Coroa do Avião

A região foi um dos primeiros pontos da colonização no Brasil, uma área que carrega grande parte da história do nosso país, e ainda uma beleza natural sem igual. O que não falta são opções de atividades ao ar livre, tem para todos os gostos, desde as maravilhosas trilhas até as lindas praias. A história explica o nome de Coroa do Avião: em 1940 um monomotor da Força Aérea Brasileira realizou um pouso forçado na ponta da charmosa ilha, foi quando a população começou a chamar o local de Coroa do Avião. Para quem procura explorar a natureza, a região é perfeita. O balanço da tranquilidade ideal, areia clara e águas calmas e cristalinas, não tem como não se apaixonar. Para finalizar, não tem como falar de Coroa do Avião e não lembrar das belas aves que rodeiam a região, as espécies variam dependendo da época do ano. Desde 1994, o local é dono de uma estação de estudos sobre aves migratórias que já identificou mais de vinte espécies de gaivotas e maçaricos. A distância de Coroa para Recife é de aproximadamente 37 km.

Praia Pedra do Xaréu

A praia leva o nome de um peixe muito comum na região, o peixe xaréu, uma espécie linda, dona de uma cor prateada que reflete todo o seu brilho na luz do sol. A beleza também se aplica a paisagem do local, formado por rochas vulcânicas e piscinas naturais, quando são criadas na maré baixa. Além disso, para os food lovers, 22 choupanas se unem na orla da praia, nelas é possível desfrutar as maravilhas gastronômicas da região. Outro sucesso da área é a própria Pedra do Xaréu, onde os visitantes desfrutam de uma bela vista para a praia e o cristalino mar. A distância que separa a praia da cidade de Recife é de aproximadamente 35 km.

A bela Praia Pedra de Xareú (Foto: Leandro Macedo Gonçalves)

Praia de Calhetas

Prepare-se para ficar completamente apaixonado. Uma paisagem deslumbrante tem quem diga que a Praia de Calhetas é a mais bela de todo o Brasil. Situada na adorável cidade de Santo Agostinho, o local cativa os turistas com suas águas cristalinas, mornas e calmas. Por isso, é uma ótima opção para quem  pratica mergulho de snorkel, ou mesmo para quem só procura relaxar com um bom banho de mar. Apenas 37 km separam esse paraíso da capital de Pernambuco. Vale a pena conhecer!

Praia de Itapuama

Coqueiral que rodeia as areias claras banhadas pelo lindo mar da região, um verdadeiro cenário de filme. A Praia de Itapuama é uma das mais bonitas e tranquilas da área. O nome é de origem indígena, Itapuama em tupi significa Pedra Bonita. Para quem ama surf é uma ótima dica, pois suas boas ondas formam o cenário ideal para os praticantes. Para quem procura relaxar, fique tranquilo, o local também tem opções. Na orla existem diversos bares que servem petiscos e bebidas, perfeito para aproveitar o dia e relaxar. A distância entre Itapuama e Recife é de aproximadamente 32 km.

Praia de Maracaípe

A poucos quilômetros da famosa e badalada Porto de Galinhas, Maracaípe é conhecia como o reduto dos surfistas. Porém, a praia atende todos os gostos, ela é muito tranquila e bem cuidada. Apesar da proximidade, Maracaípe não é nada parecida com Porto de Galinhas. Ainda é um local pouco explorado pelos turistas, ou seja, se está procurando um paraíso quase que particular, lá é o lugar certo. Além da beleza natural, o vilarejo também é pequeno e charmoso, com uma estrutura rústica, lojas para compras básicas, poucos restaurantes, barracas e quiosques. É realmente um destino para se desligar do resto do mundo e se conectar com a natureza. Uma dica da região que vale a pena é ir para o pontal da praia, por lá os visitantes encontram trechos de águas rasas e cristalinas. Além disso, atrás do pontal tem uma área de mangue muito preservada, por lá é possível ver os – quase extintos- cavalos-marinhos pernambucanos. Esse paraíso fica em uma distância de 75 km de Recife.

A beleza da Praia de Maracaípe (Foto: Arnaldo Carvalho)

Praia de Muro Alto

O paraíso das piscinas naturais. É assim que a Praia de Muro Alto é conhecida, pela suas águas cristalinas e como um excelente destino para conhecer em família. Com os tradicionais coqueiros que rodeiam a região, recifes lindos e ótimos resorts, o local também é uma boa opção para quem gosta de esportes aquáticos, como: caiaque, stand up paddle e mergulho- a vida marinha de lá vai te deixar encantado. Para quem procura algo mais tranquilo, a dica é um calmo passeio de jangada. Na gastronomia, vale a pena conhecer o famoso Bar da Praia Muro Alto, com vista mar, pratos típicos, cerveja gelada e uma boa música ao vivo. O local fica aproximadamente a 67 km da capital.

Mais Recentes da CNN