por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Cava: conheça o espumante espanhol que faz sucesso entre os brasileiros

Cava é uma denominação de origem espanhola, pertencente à família dos espumantes e é produzido em diversas regiões do país, sendo a mais importante de todas o Penedès

Ouvir notícia

Nascido na Catalunha, em meados do século XIX, o Cava é uma denominação de origem espanhola, pertencente à família dos espumantes e é produzido em diversas regiões do país, sendo a mais importante de todas o Penedès, localizado ao sul da província de Barcelona, onde também está a Freixenet, uma das maiores produtoras de Cava do mundo.

As primeiras garrafas do grupo foram produzidas no ano de 1911 pelo casal Dolores Sala e Pedro Ferrer Bosch, de La Freixeneda (área de cultivo na região do Penedès). Em 1914, o casal lançou a primeira garrafa com nome Freixenet, que acabou originando a marca da empresa e do grupo, que hoje é referência e uma das maiores produtoras do mundo há mais de 150 anos.

O método de produção do Cava é o tradicional, denominado de champenoise. Nele, o vinho base é engarrafado acrescentando leveduras e açúcar para que a segunda fermentação, que dá origem ao gás, ocorra dentro da própria garrafa. Assim que realizada, dá-se início ao processo de remuage, em que as garrafas são viradas, um pouco de cada vez, durante algumas semanas, até que fiquem de cabeça para baixo e as células de leveduras alcancem o gargalo, de onde serão removidas na degola.

Cada Cava é diferenciado pelo tipo de uva, quantidade de açúcar e tempo de engarrafamento. Existem seis tipos de uvas utilizadas na elaboração dos Cavas: Macabeo, Xarel·lo, Parellada, Chardonnay, Pinot Noir e Trepat. A diferenciação entre elas está na altitude em que são cultivadas, escala de maturação, acidez, equilíbrio e graduação alcoólica.

 

 

 

 

 

Freixenet, uma das maiores produtoras de Cava do mundo

Atualmente a Freixenet produz 100 milhões de garrafas por ano e em seu portfólio no Brasil estão disponíveis os rótulos Cordón Negro, Carta Nevada e Cordón Rosado, da linha Classic. Além disso, a marca ainda conta com o Freixenet Vintage Brut Nature (sem adição de açúcar), a linha Ice (para degustar com gelo) e a coleção Premium, Elyssia Gran Cuvée, Elyssia Pinot Noir e a Reserva Real, que pode ser comparada aos melhores champagnes do mundo.

Cordón Negro Freixenet (Foto: divulgação)

No geral, os Cavas harmonizam muito bem com carnes, canapés, entradas frias e frutos do mar. Suas variações vão de brut nature (até 3g de açúcar por litro) até doce (superior a 60g). Rótulos de classificação brut são ótimos para acompanhar carnes, massas e risotos, os semi secos e doces são ótimas pedidas para sobremesas, enquanto extra brut e nature se aliam aos queijos e grelhados.

E, então, que tal degustar um Cava?

Mais Recentes da CNN