por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Família a Bordo: Praia americana x praia brasileira

Ouvir notícia

Planeja vir a praia nos Estados Unidos? Pois esqueça tudo que você conhece sobre o assunto.

A praia americana é diferente da brasileira. Na verdade, em alguns quesitos é bem igual: cheia de crianças correndo e de gente tomando banho de mar. Mas em 5 pontos é totalmente diferente. E a coluna de hoje fala exatamente sobre essas diferenças!

O que saber antes de ir a praia americana:

1- Na maioria não existe vendedor ambulante

Nada do tiozinho que vende mate e biscoito Globo ou do menino que faz queijo coalho na hora. Carrinho de sorvete nem pensar. Dificilmente você verá alguém vendendo algo na areia por aqui! E não estou falando só de comida. Nada de canga, protetor solar, óculos, bata…Vá prevenido!

2- Coolers liberados

Exatamente por não ter ninguém vendendo nada na areia e de não ter muitos restaurantes bons na beira da praia, quase todo mundo carrega seus próprios coolers. Nos Estados Unidos isso é mais do que normal! Dificilmente você verá uma família sem um cooler cheio de bebidas e petiscos. 

3- Em muitas delas não pode beber álcool

Sim, nada de apreciar o mar tomando uma cervejinha gelada e, muito menos, ver as crianças construindo castelo de areia enquanto degusta uma caipirinha. Em muitas praias americanas tem placas avisando que é proibido beber álcool na areia (nos restaurantes/lanchonetes a beira-mar não tem problema mas na areia de muitas delas é proibido). Nesses casos, deixe o drink para mais tarde!

Vale dizer que em outras não é permitido ficar com garrafa de vidro a mostra, deve-se beber em latas ou copos plásticos, ou cobrir a garrafa com aquela capinha própria. Pesquise antes para não ter problemas, isso por lá é bem sério. 

4- Homem não usa sunga (nem  mulher fio-dental)

Não importa se o corpo em questão é bonito ou feio, se a pessoa está em forma ou não e nem a idade. O que importa é que sunga aqui é só para criança. Homem usa bermuda. Quem usa sunga aqui se sente um “peixe fora d’água”. Falando nisso, mulher de fio-dental também não rola. 

5- Não existe ditadura da beleza

Se você está encanado com o seu corpo não tem lugar melhor pra relaxar. Tirando as praias superbadaladas da Califórnia, por exemplo, na maioria das praias americanas você verá gente de tudo quanto é jeito… Assim como no Brasil, a praia é democrática e a regra é ser feliz! 

Patrícia Maldonado e as filhas curtindo a praia nos Estados Unidos (Foto: arquivo pessoal)

Resumo da ópera

Bom, acho que essas são as melhores dicas para quem pretende relaxar uns dias à beira mar nos EUA: coloque seu biquíni ou bermuda, carregue seu cooler e vá ser feliz! 

Patrícia Maldonado

Mora em Orlando, na Flórida, é mãe há quase sete anos e jornalista há 21. É repórter, apresentadora, mestre de cerimônias, mediadora, palestrante e blogueira (no Família Muda Tudo) mas, em meio a tantas atividades, o que mais gosta mesmo de fazer mesmo é viajar com a família. 

Mais Recentes da CNN