por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

O incrível hotel Borgo Egnazia na Puglia, Itália

Ouvir notícia
Borgo Egnazia (Foto: acervo pessoal Daniela Filomeno)

Um dos mais impressionantes hotéis italianos, o Borgo Egnazia, na Puglia, consegue ser luxuoso e simples ao mesmo tempo. Ele te leva a viver a experiência de uma verdadeira cidade na Puglia.

Se parar para estudar a história da Puglia, ou Apulia (em português), verá que há uns 15 anos não tinha estrutura alguma por lá. Nada de grandes hotéis, restaurantes e turistas. Um cenário que não só mudou, mas se transformou a ponto de ser um dos mais desejados destinos da Itália, sendo cada vez mais descoberto pelos brasileiros (é a minha aposta de destino que todo mundo vai querer ir nos próximos verões europeus). A começar pelas imagens fascinantes dos telhados cônicos de Alberobello ou da cidade branca Ostune, no topo de uma montanha cercada por muralhas, a região desperta a curiosidade e desejo do viajante. Afinal, quem não gostaria de almoçar ou jantar cada dia em uma cidadezinha medieval diferente? E muitas a meia hora de distância. E no meio desta região, em Savelletri di Fasano, foi construído um dos mais fantásticos hotéis que já visitei: Borgo Egnazia, ideal para fazer como base e explorar a Puglia.

Cercado por oliveiras milenares, em uma área de 60 hectares e às margens do mar Adriático, o hotel Borgo Egnazia é imponente e impressiona por sua construção. Possui quartos, suítes, casinhas e villas – como verdadeiras casas italianas com total privacidade, onde provavelmente não encontrará nenhum outro hóspede, só se quiser.  Além da região que oferece inúmeras opções de passeios, o Borgo Egnazia tem uma programação especial semanal, inclusive festas imperdíveis no centro do Borgo. São seis piscinas independentes para adultos e crianças em áreas opostas do hotel

Construído do zero (a maioria dos hotéis da região são antigas fazendas, as masserias), o Borgo Egnazia tem uma característica única: atende de casais a crianças, sendo possível que não se cruzem durante a estadia. Como? Os cafés da manhã são independentes (tem para adultos e para família), assim como as áreas de lazer. São seis restaurantes, inclusive um premiado, o Due Camini; além da opção do chef preparar um jantar em plena plantação de oliveiras, à beira da piscina ou na praia. O que não falta no Borgo Egnazia é espaço. São 60 hectares para 63 suítes, 92 apartamentos e 28 vilas. Aliás, as vilas são um capítulo a parte: verdadeiras casas, que te dão a experiência “quase cinematográfica” de ter um lar na Itália. Algumas com mais de 300 m2, quatro quartos, piscina privativa, chef que prepara seu café da manhã diariamente e um terraço com vista estonteante para o pôr do sol, inesquecível. Quer coisa melhor que isso?

Leia mais: 
Puglia: o encanto de se hospedar em uma Masseria

Conheça Alberobello e seus trulli, Patrimônio Mundial da UNESCO

Borgo Egnazia (Foto: acervo pessoal Daniela Filomeno)

Estrutura

Dos apartamentos no prédio principal às suítes, cada local oferece um cenário diferente. As “casetas” são ótimas opções para quem quer se hospedar em família e não quer uma vila. Têm cozinha, sala e algumas com mais de um quarto. À noite, no Borgo, festas e jantares juntam todos os hóspedes para uma verdadeira celebração ao ar livre. 

O Borgo Egnazia ainda possui Spa, academia e o San Domenico Golfe com 18 buracos, ladeado pelo Adriático e antigas oliveiras.

Borgo Egnazia (Foto: Daniela Filomeno)

Veja também:
Porque você vai querer conhecer a Puglia
Onde comer na Puglia

Trattoria, um dos restaurantes para toda a família do Borgo Egnazia (Foto: Daniela Filomeno)

Para crianças

O Borgo Egnazia tem nada menos que quatro salas de kids club indoor divididos por idade, onde os responsáveis podem deixar os pequenos maiores de 4 anos. Tem espaço para brincar outdoor, três piscinas para crianças (são três para adultos), além de atividades diárias, como show de mágica, aula de culinária e recreação. Ainda conta com um restaurante com horário especial e mobiliário só para pequenos, que beneficiam a independência deles, com um buffet cheio de legumes, pastas, arroz e frutas. 

Lido/Beach Club

Nesta região, a maioria das praias são de pedra. Monopoli e algumas praia públicas têm faixas de areia. O Borgo Egnazia tem duas praias privativas (Cala Masciola e La Fonte) e um Beach Club para hóspedes com um delicioso restaurante de frutos do mar, com praia sem areia (desce na escada da pedra para o mar). Ainda tem o beach club do hotel do mesmo grupo, San Domenico, onde tem restaurante e serviço exclusivo de praia. Uma Puglia que não dá para esquecer.

Horizonte do hotel Borgo Egnazia (Foto: Daniela Filomeno)

Conheça Alberobello e seus trulli, Patrimônio Mundial da UNESCO

Mais Recentes da CNN