Viña Matetic: romantismo e bons vinhos no Chile

Se você busca uma fuga rápida do estresse das grandes metrópoles aliada a um clima romântico precisa visitar a Viña Matetic, localizada a cerca de 100 quilômetros de Santiago. Charmosa e acolhedora, a vinícola é um destino que nasceu com vocação para celebrar o amor

La Casona, hotel da Viña Matetic
La Casona, hotel da Viña Matetic Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Chile –  Com um ar rústico e paisagens bucólicas em que se ouvem apenas o canto dos pássaros, Viña Matetic combina uma experiência gastronômica e etílica com boa hospedagem no Hotel Boutique La Casona. Tudo parece pensado para um casal curtir um fim de semana a dois.

A dica para começar bem esse retiro romântico é iniciar o passeio com a degustação de vinhos, que é realizada na própria vinícola. Com 160 hectares plantados, que estão divididos em quatro vinhedos, o local oferece seis tipos diferentes de combinações que permitem conhecer um pouco dos rótulos que são produzidos ali.

A boa fama dos rótulos se deve à produção orgânica, apenas utilizando meios naturais e evitando o uso de produtos químicos no cultivo das uvas, e ao plantio biodinâmico, em que tudo é feito para que terra, plantas, animais e seres humanos coexistam de forma harmoniosa e se respeite os ciclos da natureza. Isso somado a forte influência do clima frio do Oceano Pacífico (a vinícola está distante 13 quilômetros da costa) faz com que os rótulos da Viña Matetic tenham aromas e sabores mais fortes e frutados, o que gera vinhos de alta qualidade. Eles são classificados em dois tipos: o Super Premium (conhecido como EQ) e o Reserva (chamado de Corralillo), ambos igualmente saborosos. É de beber ajoelhado!

Viña Matetic: seis tipos de degustação de vinhos

Após conhecer os rótulos da Viña Matetic é possível visitar os vinhedos em passeios que podem ser feitos a pé, de bicicleta e a cavalo. A CNN Viagem & Gastronomia fez o percurso a cavalo e garantimos que a experiência é mais do que válida, já que dessa maneira é possível curtir mais o visual enquanto se é conduzido pelas plantações. Se você der sorte, além de observar as parreiras e as uvas vai cruzar com animais típicos da região, como alpacas. Vale o lembrete que, de preferência, essa cavalgada deve ser feita antes do entardecer, pois com o pôr do sol o clima esfria muito rápido.

Passeio a cavalo: uma das três maneiras de conhecer os vinhedos da Matetic

Dando sequência ao tour romântico, agende um jantar no Equilíbrio, restaurante da Viña Matetic, que possui um cardápio bem variado que oferece opções com entrada, dois pratos principais e sobremesa. Tudo, claro, é devidamente harmonizado com vinhos. Nossa recomendação é o menu Maridaje cujo ponto alto é um cheesecake com sorvete de mirtilo, que é doce na medida e com uma textura que derrete na boca.

Cheesecake com sorvete de mirtilo: prove e se apaixone!

Depois de beber tudo que se tem direito, passear, aproveitar a bela paisagem e comer bem, não resta mais nada a ser feito, correto? Errado. O Hotel Boutique La Casona, que fica junto a Viña Matetic, oferece uma última experiência: dormir na cama que foi eleita a melhor cama dos hotéis chilenos segundo uma publicação local de turismo. E, de fato, a cama do La Casona é maravilhosa! Mas se você quer ter uma noite de sono inesquecível nessa cama, é preciso correr, pois o hotel possui apenas dez quartos.

Noite inesquecível: a cama do Hotel La Casona foi eleito por um publicação chilena como a melhor cama de hotel do país

Se você não busca programas românticos, mas se interessou por conhecer a Viña Matetic, nós damos algumas dicas de como incluir uma visita à vinícola no seu roteiro de viagem pelo Chile. É possível optar por um programa de meio dia, que combina a visita à adega e no restaurante da Viña Matetic com outra adega em Casablanca ou visita à casa de Pablo Neruda em Isla Negra ou Valparaíso. Há também um programa de dia inteiro, que inclui uma excursão ao ar livre, passeio com degustação de vinhos e almoço no restaurante Equilíbrio.

Hotel La Casona

Vai ter mais tempo no Chile? Conheça cinco lugares para uma rápida refeição em Santiago  e considere conhecer a cidade de Pucón e se hospedar no Hotel Antumalal.