Zaha Hadid – marco do design mundial em Miami

Miami terá mais que um marco de design. Novo empreendimento assinado por Zaha Hadid – primeira mulher a ganhar o Oscar da arquitetura, o Pritzker, e que faleceu em março deste ano – será um legado para a arquitetura mundial

As formas curvilíneas, ousadia e seus traços incomparáveis, somado ao temperamento forte da arquiteta iraniana Zaha Hadid estão marcados em sua última obra, o One Thousand Museum, um condomínio seis estrelas em Miami. Com previsão para ficar pronto em 2018, será o primeiro prédio da arquiteta nos Estados Unidos, que era radicada em Londres, de onde comandava seu escritório.

zaha
Zaha Hadid, primeira mulher a ganhar o Oscar da arquitetura, o Pritzker

O inovador projeto já angariou em 2015 o prêmio The International Property Award, na categoria High Rise Design. O corpo do edifício é feito de um exoesqueleto de concreto, de 66 andares, resistente a furacões, comuns na região. Possui 83 apartamentos, área de lazer, complexo aquático e espaço para eventos, tudo com uma vista estonteante de Biscayne Bay. Foram trazidas 4800 peças moldadas em Dubai para compor sua estrutura.

One Thousand Museum, condomínio seis estrelas em Miami e único prédio da arquiteta nos Estados Unidos
One Thousand Museum, condomínio seis estrelas em Miami e único prédio da arquiteta nos Estados Unidos

Zaha também tinha preocupação com o meio ambiente, fato que pode ser visto no projeto (também previsto para 2018) da sede da empresa de gestão ambiental Bee’ah, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, onde projetou construir um verdadeiro oásis em meio ao deserto, com reaproveitamento de energia e otimização do calor.

Seu legado agora fica imortalizado em suas obras. E Miami terá, em breve, um pedaço desta criatividade e irreverência em seu skyline.


Veja abaixo o guia com dicas do que há de melhor na cidade americana. Clique aqui para download.


Fotos: Divulgação – Publicado: Novembro/ 2016.