Walt Disney World Resort completa 50 anos

Complexo em Orlando continua sendo um importante farol no mundo das viagens, resistindo a grandes mudanças nas tendências do turismo, aos furacões da Flórida e a uma pandemia

Estátua de Walt Disney com o Castelo da Cinderela ao fundo, no Magic Kingdom, primeiro parque do Walt Disney World Resort, que completa 50 anos
Estátua de Walt Disney com o Castelo da Cinderela ao fundo, no Magic Kingdom, primeiro parque do Walt Disney World Resort, que completa 50 anos Wikimedia Commons

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Por Forrest Brown, CNN

(CNN) – Ele mudou uma paisagem de quilômetros de laranjais. Mudou Orlando. Mudou a Flórida. Mudou uma empresa que já era lendária. E mudou todo o setor de parques temáticos.

O Walt Disney World Resort foi inaugurado em 1º outubro de 1971. Em seu 50º aniversário, o parque de Orlando continua a ser um importante farol no mundo das viagens, resistindo a grandes mudanças nas tendências do turismo, aos notórios furacões na Flórida e a uma pandemia.

Em 1971, era apenas um parque temático, o Magic Kingdom, junto com alguns campos de golfe e resorts adjacentes.

Desde então, três grandes parques importantes foram adicionados: O Epcot em 1982, o Hollywood Studios em 1989 e o Animal Kingdom em 1998. Além disso, os parques aquáticos Typhoon Lagoon (1989; temporariamente fechado) e Blizzard Beach (1995) entraram na lista.

Hoje, a Disney tem 12 parques em seis resorts diferentes em três continentes diferentes.

O parque da Flórida foi na verdade o segundo filho do grupo Disney. Ele abriu os portões 16 anos depois da Disneyland, parque inaugurado em 17 de julho de 1955 no sul da Califórnia.

Mas o segundo irmão não ficou nas sombras do primogênito.

Influência do Walt Disney World

Mickey & Minnie's Runaway Railway (1)
Visitantes a bordo da Runnamuck Railroad, parte da Mickey & Minnie’s Runaway Railway, inaugurada em 2020 (Foto: divulgação/The Walt Disney Company)

“Obviamente, o WDW se tornou um dos destinos turísticos mais populares do mundo em seus curtos 50 anos de história”, afirmou Martin Lewison, professor associado de administração de negócios da Farmingdale State College em Long Island, Nova York.

Conhecido nos círculos de parques temáticos como “Professor Roller Coaster” (ou Professor Montanha Russa), ele conta que o Walt Disney World é uma força dominante na indústria de atrações globais.

“Assim como a inauguração da Disneyland na Califórnia em 1955 convenceu outros empresários de que os parques temáticos eram um bom investimento, a abertura do Walt Disney World em 1971 levou a outro surto de construção de parques temáticos nos EUA”, explicou.

Lewison lembrou de alguns dos principais parques de diversões que surgiram logo depois: Kings Island em Ohio em 1972, Carowinds na fronteira entre Carolina do Norte e Carolina do Sul em 1973, Six Flags Great Adventure em Nova Jersey em 1974 e Kings Dominion e Busch Gardens na Virginia em 1975.

“O WDW liderou o setor em muitas áreas: design e tecnologia de passeios, entretenimento, desenvolvimento de resorts, sistemas de transporte, eventos especiais, experiências gastronômicas, preços de ingressos, produtos relacionados às filas, merchandising e conservação”, enumerou.

O Professor Roller Coaster planeja visitar o parque pela primeira vez desde 2019 em novembro, quando será realizada a feira da Associação Internacional de Parques de Diversão e Atração.

Suas atrações favoritas incluem clássicos como Pirates of the Caribbean e Haunted Mansion e alguns mais recentes, como o Avatar Flight of Passage.

O especialista contou estar ansioso por seu primeiro passeio a bordo da Runaway Railway de Mickey & Minnie, entre outros brinquedos.

Mudanças e tradições no parque

dumbo magic kingdom
Visitantes dão uma volta em Dumbo, o elefante voador no Magic Kingdom. A atração típica do parque existe desde a inauguração em 1971. (Foto: Inside The Magic/Flickr)

Muita coisa mudou no parque da Flórida desde 1971. Acréscimos notáveis vieram anos e décadas depois: a Space Mountain (inaugurada em 1975), a Splash Mountain (1992) e o Seven Dwarfs Mine Train (2014).

Apesar de todas as mudanças e avanços que os 50 anos trouxeram, alguns dos brinquedos e atrações originais de 1971 permanecem firmes até hoje.

Entre eles estão grandes sucessos de público como o Country Bear Jamboree, Dumbo the Flying Elephant, a Haunted Mansion e a Tomorrowland Speedway. O Jungle Cruise foi recentemente atualizado na Disneyland e na Disney World para lidar com estereótipos racialmente insensíveis.

Obviamente, não dá para não citar a construção mais característica do parque, o Cinderella Castle ou Castelo da Cinderela, que está lá desde o início, embora tenha passado por algumas reformas ao longo dos anos.

A comemoração

A festa de 50 anos da Disney começa na sexta-feira (1º) e vai se expandir além da data.

Na verdade, será uma festa de 18 meses, com comemorações não apenas no Magic Kingdom, mas nos outros três parques temáticos do resort.

Um show chamado “Beacons of Magic” (ou “Faróis da Magia”) estreia na sexta-feira, iluminando de forma especial uma estrutura de cada parque: Cinderella Castle no Magic Kingdom, Spaceship Earth no Epcot, Hollywood Tower Hotel no Hollywood Studios e a Tree of Life no Animal Kingdom.

Apenas no Magic Kingdom, um show noturno chamado “Disney Enchantment” (“Encanto da Disney”) contará com música, iluminação especial, fogos de artifício e efeitos de projeção a partir do castelo da Cinderela na Main Street, EUA

Sendo a Disney, isso é apenas a ponta do iceberg. Clique aqui para saber mais sobre a celebração dos 50 anos.

(Texto traduzido. Clique aqui para ler o original em inglês).


Mais Recentes da CNN