Vinícola brasileira é premiada em competição na França

Guaspari foi a única vinícola nacional honrada no Syrah du Monde 2021, premiação que avalia os melhores vinhos syrah do mundo

Vista de um dos vinhedos da Guaspari em Espírito Santo do Pinhal (SP) durante o dia (Foto: reprodução/Instagram)

Colocando mais uma vez os vinhos brasileiros no radar mundial, a Guaspari, de Espírito Santo do Pinhal (SP), levou medalha de prata na competição Syrah du Monde 2021 com o rótulo Guaspari Syrah Vista do Chá 2016.

A vinícola foi a única brasileira premiada na 15ª edição do prêmio, que ocorreu em junho. O Syrah du Monde é um concurso internacional de vinhos da França que reconhece os melhores rótulos de uva syrah e entrega medalhas representativas para o setor.

Vinho Syrah Vista do Chá 2016 Guaspari
Syrah Vista do Chá 2016 premiado com medalha de prata na França (Foto: divulgação)

Realizada no Château d’Ampuis, na comuna francesa de Ampuis, a competição deste ano reuniu 100 juízes internacionais, que avaliaram os melhores syrah do mundo. Ao todo, foram experimentados 287 vinhos de 25 países, que disputaram 20 medalhas de ouro e 72 de prata.

O premiado Syrah Vista do Chá 2016 possui uma forte cor rubi, com bom equilíbrio e acidez. De personalidade forte e concentrado, o vinho tem notas de café, uma característica do terroir da região. A uva do Syrah Vista do Chá é cultivada no vinhedo Vista do Chá, um terreno sombreado da propriedade a 1.130 metros de altitude que ocupa uma área de pouco mais de três hectares e fica em solo franco-argiloarenoso.

Leia mais
Um convite para conhecer três vinhos paulistas, por Daniela Filomeno
Clubes de vinhos crescem durante a pandemia. Vale a pena entrar nessa?
Descomplicando o vinho: marcas brasileiras ousam para simplificar a bebida e atrair millennials

Prêmios anteriores

Esta não foi a primeira vez que um syrah da vinícola recebeu reconhecimento internacional. A Guaspari foi a primeira vinícola brasileira a ter uma garrafa estampada na capa da prestigiada revista Decanter, com o Syrah Vista da Serra 2017. Na mesma edição, o Syrah Vista do Chá 2016 teve avaliação de 91 pontos, uma ótima ponderação para os parâmetros da publicação.

Na primeira participação no Decanter World Wine Awards, em 2016, a vinícola trouxe a medalha de ouro para o Brasil com o Syrah Vista do Chá 2012. No ano seguinte, a Guaspari conquistou novamente a medalha de ouro, marcando seu bicampeonato no Decanter World Wine Awards. O vinho premiado com 95 pontos foi o Guaspari Syrah Vista do Chá 2014.

Pioneira na produção de vinhos na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a Guaspari estabeleceu sua vinícola onde residia antes uma fazenda de café. Ela fica entre 1.000m e 1.300m de altitude, em que a insolação durante o dia e as noites fresquinhas garantem um produto similar às regiões europeias produtoras.