Turistas do Sudeste brasileiro lideram planos de viagens futuras, aponta pesquisa

Estudo revela ainda que 67% dos viajantes declararam que possuem planos para viagens a curto prazo e que 11% não farão planos até que a pandemia termine

Passaporte
Passaporte Getty Images

CNN Viagem & Gastronomia

(Foto: Getty Images)

Em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, muitas viagens tiveram de ser adiadas ou canceladas país afora, o que não impediu, porém, que planos e roteiros fossem traçados. Uma pesquisa* da Booking.com revela que 7 em cada 10 (69%) viajantes do Brasil já possuem planos de viagens futuras. Dentre os números, a pesquisa mostra que os turistas do Sudeste despontam no ranking regional, com 73% deles com viagens planejadas.

Em linhas gerais, a pesquisa demonstra um otimismo:

  •  96% dos brasileiros estão animados com a perspectiva de voltar a viajar no futuro.
  •  67% dos viajantes declararam que possuem planos para viagens a curto prazo, entre três e seis meses. A porcentagem sobe para 71% para os turistas da região Sudeste.
  • 20% dos brasileiros ainda não têm planos, mas, pretendem organizar uma viagem nos próximos meses
  • 11% não farão planos até que a pandemia chegue a um fim.

O levantamento do site de reservas ainda mostra que 2 em cada 5 (43%) brasileiros pretendem gastar entre R$200 a R$500 por pessoa diariamente nas próximas viagens – número parecido (47%) com os planos dos viajantes do Sudeste.

Leia mais
74% dos turistas brasileiros preferem viajar a encontrar o verdadeiro amor, diz pesquisa
Com pandemia, brasileiros viajam para destinos mais próximos, diz pesquisa
Feriados no Brasil: pesquisa revela os lugares mais procurados pelos viajantes

Destinos mais procurados

Lago Negro em Gramado (RS), destino mais almejado pelos viajantes brasileiros quando a pandemia acabar, de acordo com pesquisa do Booking.com (Foto: Getty Images)

Entre os viajantes brasileiros, a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, desponta como o destino mais procurado para viagens futuras quando a pandemia acabar. Em segundo lugar aparece Fortaleza, capital do Ceará, seguida por Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC) e Arraial do Cabo (RJ).

Já entre os viajantes do Sudeste, a ordem é invertida: Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, aparece como o destino mais buscado quando a pandemia acabar, seguido por Campos do Jordão (SP), Gramado (RS), Jericoacoara (CE) e Balneário Camboriú (SC).

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que pretende viajar nos próximos 12 meses. No total, 1.000 entrevistados no Brasil responderam a uma pesquisa online em julho de 2021.