Trilha da Pedra Bonita, no Rio de Janeiro, é fechada por tempo indeterminado

Parte dos usuários desrespeitou as regulamentações, como uso de máscara e proibição de aglomerações, mas a pista de voo livre continua liberada

Da CNN, em São Paulo

A trilha da Pedra Bonita, uma das mais conhecidas do Rio de Janeiro, reaberta no mês passado, será fechada temporariamente a partir deste sábado (1). Apenas a pista de voo livre continua com acesso permitido.

A decisão foi tomada pela direção do Parque Nacional da Tijuca por conta do desrespeito às regras, como falta do uso de máscara e grupos com mais de dez pessoas, apesar da fiscalização e multa que vai de R$ 500 a R$ 10 mil, dependendo da gravidade.

A direção do parque afirma também que muita gente tem deixado o lixo jogado pelo caminho. Agora, a trilha ficará fechada por tempo indeterminado, até que se perceba uma boa vontade de se obedecer às regras.

A decisão ocorre após a prefeitura do Rio de Janeiro permitir a volta do banho de mar, proibido desde março. Mas a permanência dos banhistas na areia segue proibida.

Também foi confirmada a liberação para que escolas particulares reabram, de forma voluntária, e os bares, restaurantes e lanchonetes, que até então tinham que fechar às 23h, estão autorizados a funcionar até a 1h.

Os shoppings centers retomam o horário de funcionamento habitual das 10h às 22h, e as lojas de rua podem abrir às 9h aos sábados e domingos, com horário de fechamento liberado. De segunda a sexta-feira, a abertura continua autorizada só a partir das 11h, com horário de fechamento livre. Também foi permitido o retorno das atividades de massagem, maquiagem e sauna.

(com informações de Estadão Conteúdo)