Trem entre cidades de São Paulo e Minas será inaugurado em dezembro

Com intuito turístico e histórico, percurso total será de 34,5km sobre a ferrovia Minas-Rio e ligará as cidades de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG)

Trem turístico da 'Revolução de 1932' ligará cidades de São Paulo e Minas Gerais a partir de dezembro
Trem turístico da 'Revolução de 1932' ligará cidades de São Paulo e Minas Gerais a partir de dezembro divulgação ABPF

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Um passeio para quem curte história será inaugurado em breve entre São Paulo e Minas Gerais. Trata-se do “Trem Turístico da Revolução de 1932“, que ligará as cidades de Cruzeiro, interior paulista, e Passa Quatro, em Minas.

Desde 2019, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) está comandando o processo de revitalização da Ferrovia Minas-Rio, inaugurada por Dom Pedro II em 1884. É sobre seus 34,5 quilômetros, cenário importante da Revolução de 1932 e a revolta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas, que este novo passeio acontecerá.

Em dezembro será possível ter um gostinho do que vai acontecer. Um trecho de seis quilômetros, que liga a estação da cidade de Cruzeiro a de Rufino de Almeida, em uma zona Rural, já estará à disposição do público.

A obra completa, que visa recuperar os trilhos abandonados por mais de três décadas, está prevista para 2024. Também estão sendo restauradas a locomotiva Maria Fumaça e outra a diesel para transportar os turistas.

O Túnel da Mantiqueira será uma das atrações do novo passeio. O local, que tem extensão de 1km, ficou marcado por embates importantes entre as forças paulistas e federais da época.

Vale destacar que a cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, já tem um passeio de trem que chama “Trem da Serra da Mantiqueira” – que passa bem próximo ao túnel. Não tem relação nenhuma com o novo atrativo e continuará funcionando normalmente.