Tour interativo pelos estúdios de “Game of Thrones” é lançado na Irlanda do Norte

Icônicos sets de filmagem originais podem ser vistos de perto pelo público, assim como vestimentas, armas e construção dos efeitos visuais da série de sucesso

"Além da Muralha", espaço dos estúdios da série dedicado à região mais ao norte de Westeros
"Além da Muralha", espaço dos estúdios da série dedicado à região mais ao norte de Westeros Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Os fãs de Game of Thrones” têm agora mais um motivo para comemorar: um tour imersivo pelos estúdios de filmagem originais da série foi oficialmente lançado na última sexta-feira (4). Os sets do “Game of Thrones Studios Tour” ficam no Linen Mill Studios, na cidade de Banbridge, a cerca de 40 quilômetros de carro da capital Belfast, na Irlanda do Norte.

A inédita atração interativa leva os visitantes até locais icônicos do seriado, como o Grande Salão do Castelo de Winterfell, onde Jon Snow (Kit Harington) foi proclamado Rei do Norte, assim como o trono da Pedra do Dragão de Daenerys Targaryen.

Os turistas poderão ainda conferir de perto os adereços, armas e efeitos visuais das gravações, assim como as técnicas e o trabalho da equipe em levar o seriado do script para as telinhas. Os esboços iniciais de algumas cenas ficam à disposição do público, que pode analisar ainda o resultado final na tela – vale ressaltar que, no total, “Game of Thrones” ganhou 59 prêmios Emmy e um Globo de Ouro.

Além dos segredos dos efeitos visuais serem revelados, os visitantes podem testar as próprias habilidades de atuação na frente de uma das telas verdes utilizadas para dar vida à série. Figurinos usados pelos principais personagens também estão expostos, desde o vestido de noiva de Sansa Stark (Sophie Turner) até os casacos de pele de Jon Snow.

Duração e bilhetes

O tour é autoguiado, em que os turistas podem regular seu próprio ritmo – caso prefira, há possibilidade de comprar um guia de áudio com informações mais detalhadas sobre o passeio. Dentro dos estúdios há também dois cafés que servem comidas e bebidas.

Ao todo, o passeio tem duração de duas a três horas e todos os bilhetes devem ser reservados com antecedência por meio do site oficial. Adultos entre 16 e 65 anos pagam £39.50 (aproximadamente R$ 280) e crianças de 5 a 15 anos pagam £27.50 (cerca de R$ 200). Pacotes familiares e para admissão em grupos também podem ser adquiridos.

Fachada do “Game of Thrones Studios Tour”, atração interativa a cerca de 40 km da capital Belfast/Foto: Divulgação

Em comunicado para a imprensa, o CEO do Turismo da Irlanda do Norte, John McGrillen, disse que a atração abrirá novas oportunidades ao país. “A atração proporcionará uma experiência a nível mundial aos visitantes e demonstra a crescente oportunidade que o turismo cinematográfico traz para nossos hotéis, setor de hospitalidade e outras atrações na Irlanda do Norte”, afirmou.

Baseado nos livros de George R.R. Martin, “Game of Thrones” foi ao ar em mais de 200 países e territórios do mundo, conquistando uma legião de fãs ao longo de oito temporadas e 73 episódios. Um spin-off da série, batizado de “House of the Dragon“, é esperado para estrear na HBO e no streaming HBO Max ainda em 2022, em que a história se passa 173 anos antes dos acontecimentos da série original.