Bar japonês Tan Tan é o único brasileiro entre os 100 melhores do mundo em 2021

Casa paulistana conquista o 87º lugar no ranking do "The World's 50 Best Bars"; primeira posição fica com o Connaught Bar, em Londres

Thiago Bañares e Alex Mesquita, chef e mixologista do Tan Tan, em São Paulo
Thiago Bañares e Alex Mesquita, chef e mixologista do Tan Tan, em São Paulo Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

O Tan Tan Noodle Bar é a única casa brasileira a figurar entre os 100 melhores bares do mundo, lista anual da premiação “The World’s 50 Best Bars” de 2021. O bar contemporâneo oriental de São Paulo aparece em 87º lugar no ranking.

A cerimônia da premiação ocorreu na noite de terça-feira (7) com uma transmissão ao vivo pelas redes sociais diretamente de Londres, com direito a tapete vermelho e convidados ilustres do setor – incluindo o chef Thiago Bañares e o mixologista Alex Mesquita, do Tan Tan.

O bar na rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, já havia aparecido em 2020 no ranking do “50 Best Discovery”, guia que reúne os melhores do mundo segundo o júri do prêmio, e nominado como um dos 12 melhores bares da América Latina no “14º Tales of the Cocktail Foundation Spirited Awards”, prêmio anual concedido pela Tales of the Cocktail Foundation, dos Estados Unidos.

Inaugurado em 2015, o Tan Tan une coquetelaria autoral a receitas da cozinha “chuka”, vertente da culinária japonesa com influências chinesas que responde pela maioria dos pratos quentes consumidos no Japão.

Melhores do mundo em 2021

Pelo segundo ano consecutivo, o Connaught Bar, em Londres, foi eleito o melhor bar do mundo. Descrito pela premiação como “um bar de hotel por excelência em Londres”, ele fica dentro do hotel cinco estrelas Connaught e possui sotaque italiano. A especialidade é o carrinho de Martini, onde os bartenders oferecem aos clientes uma experiência personalizada de drinques.

No pódio estão ainda o Tayēr + Elementary, também em Londres, e o Paradiso, em Barcelona.

Entre o top 50 desta edição, 17 países entraram para o ranking, com 18 novas entradas de bares espalhados pela Austrália, Índia, México, Rússia, Argentina, Suécia, Espanha, China e Emirados Árabes Unidos.

A liderança na Europa ficou com a Espanha, que possui quatro bares na prestigiada lista entre os top 50 – além do Paradiso, há também o Two Schmucks (11º lugar) e o Sips (37º), ambos em Barcelona; e o Salmon Guru (24º), em Madrid.

O The World’s 50 Best Bar Academy é formado por especialistas da indústria de bares de todo o mundo, e o período de votação ocorreu entre março de 2020 e setembro de 2021.

Confira quem ficou entre os 10 primeiros na edição 2021 do “The World’s 50 Best Bars”:

  • 1. Connaught Bar (Londres)
  • 2. Tayēr + Elementary (Londres)
  • 3. Paradiso (Barcelona)
  • 4. The Clumsies (Atenas)
  • 5. Florería Atlántico (Buenos Aires) *Melhor Bar da América do Sul*
  • 6. Licorería Limantour (Cidade do México) *Melhor Bar da América do Norte*
  • 7. Coa (Hong Kong) *Melhor Bar da Ásia*
  • 8. El Copitas (São Petersburgo)
  • 9. Jigger & Pony (Cingapura)
  • 10. Katana Kitten (Nova York)

Para lista completa, clique aqui.