Rosewood São Paulo é único brasileiro entre os melhores novos hotéis do mundo

Recém-inaugurado, o hotel na capital paulista é destaque entre 100 empreendimentos de 35 países na "It List 2022", seleção da revista especializada "Travel+Leisure"

Antiga maternidade e nova torre com jardim vertical compõem o hotel Rosewood São Paulo
Antiga maternidade e nova torre com jardim vertical compõem o hotel Rosewood São Paulo Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

O Rosewood São Paulo, na capital paulista, foi eleito um dos 100 melhores novos hotéis do mundo, de acordo com a revista norte-americana “Travel+Leisure”.

Inaugurado em janeiro deste ano, o hotel cinco estrelas próximo à Avenida Paulista consta como o único empreendimento brasileiro na “It List 2022”, seleção de hotéis em 35 países, feita pelos editores e escritores da revista.

A publicação destacou a arquitetura arrojada da construção, que “possui uma fachada envolta por um jardim vertical em cascata que ecoa as florestas tropicais próximas”, assim como os interiores projetados pelo arquiteto e designer francês Philippe Starck.

As mais de 450 obras de arte feitas especialmente para o hotel – que incluem trabalhos de Vik Muniz -, as banheiras dos quartos, cada uma esculpida em uma única peça de mármore, e até os violões decorativos pendurados em alguns cômodos, que chegam a ser assinados por Caetano Veloso e Gilberto Gil, também foram colocados em evidência.

Segundo a publicação, o hotel, que ocupa o lugar do antigo Hospital Matarazzo, é “como o local mais pacífico de toda a cidade”, mesmo situado na região central de São Paulo e a poucos passos de uma das avenidas mais movimentadas do país.

O hotel

O Rosewood São Paulo faz parte da marca de mesmo nome considerada de ultraluxo e que administra 29 hotéis, resorts e residências em 17 países. Considerado um “oásis metropolitano”, o hotel fica dentro da Cidade Matarazzo, complexo de edifícios do início do século 20 que foram transformados em residências particulares, lojas e locais de entretenimento.

O projeto da Cidade Matarazzo custou em torno de R$2,7 bilhões, mas o valor gasto apenas na construção do hotel não foi divulgado.

Ao todo, o Rosewood conta com 160 quartos e 100 suítes hoteleiras, que se espalham pelo edifício restaurado da Maternidade Matarazzo e pela nova torre com jardins verticais.

As instalações também abrangem a Capela Santa Luzia, outro edifício histórico que foi restaurado para manter sua arquitetura ornamentada de 1922. Ao longo dos trabalhos de reforma, a fundação original da capela revelou peças adornadas, que foram reformadas e incorporadas à estrutura.

Gastronomia

Além de toda a pompa, a gastronomia que o hotel trouxe para São Paulo também impressiona: são seis novos espaços dedicados à comida e bebida projetados para diferentes ocasiões.

Uma brasserie casual e um restaurante de cozinha moderna aberto 24h fazem parte da cena gastronômica do pedaço, mas chamam a atenção o Taraz, restaurante de menu assinado pelo chef Felipe Bronze, que coloca à mesa criações inspiradas na cultura sul-americana, e o Rabo di Galo, bar embalado por jazz com drinques autorais e clássicos e petiscos brasileiros, que realiza pocket shows de terça a domingo.

O design do bar foi inspirado nos clássicos clubes de jazz da década de 1930, com móveis de couro, madeiras escuras e iluminação indireta que cria uma atmosfera íntima.

Ainda há o Emerald Garden Pool & Bar, restaurante em meio à intensa vegetação que serve pratos de culinária familiar, e o Belavista Rooftop Pool & Bar, espaço exclusivo para adultos com vista panorâmica da cidade.

Vale destacar que, dentre os novos hotéis dos Estados Unidos, o Four Seasons de Nova Orleans também está na lista, destacando sua gastronomia e suas instalações em meio à rica cultura da cidadeum dos cantos do país visitado pelo CNN Viagem & Gastronomia recentemente.

Confira a lista dos 100 melhores novos hotéis ao redor do mundo da “Travel+Leisure” aqui.