Farol Santander recebe primeira exposição no Brasil de Emmanuelle Moureaux

Espaço cultural de São Paulo abriga a 'Floresta de Números', mostra que já passou por museus e galerias do Japão, da França, Itália e Taiwan

A exposição ‘Floresta de Números’ da artista e arquiteta Emmanuelle Moureaux estreia nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, no Farol Santander, em São Paulo. Nascida na França e radicada no Japão, a artista se inspira nas cores e camadas de Tóquio, cidade onde mora, para realizar seus trabalhos.

Desenvolvida em 2017 para a comemoração dos dez anos do The National Art Center de Tóquio, a instalação homônima está no 23º andar do Farol Santander e conecta arte, design e arquitetura. “Esta imensidão colorida em nossa frente, acompanhada pelo silêncio desconhecido na cidade de São Paulo, nos transporta para a contemplação e relaxamento que muitos buscam em suas rotinas. Estamos lisonjeados por abrigar no prédio ícone de São Paulo, construído na década de 1940, a obra de uma artista que utiliza suporte contemporâneo e transita tão brilhantemente entre diferentes vertentes artísticas.”, destaca Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

A obra de Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papeis e fios em cem tonalidades de cores. Os números coloridos são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensionais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais.

A exposição faz parte da série “100 cores”, iniciada em 2013 pela arquiteta, com obras que proporcionam um aumento do impacto visual no público, quando se deparam com cem tonalidades de cores diferentes, sendo exibidas de forma simultânea em um mesmo ambiente. A obra já foi exibida em museus e galerias da Itália, França e Taiwan, além do Japão, sendo adaptada aos ambientes e espaços expositivos.

Emmanuelle Moureaux (foto: Divulgação)

Sobre Emmanuelle Moureaux
Nascida na França, reside em Tóquio, no Japão, desde 1996. É fundadora da emmanuelle moureaux architecture + design e tem como maior inspiração camadas e cores, que constroem profundidade e densidade complexas nas ruas de Tóquio e elementos espaciais tradicionais japoneses, como painéis corrediços. Criou o conceito de shikiri, que significa, literalmente, “dividir (criar) espaços com cores”. As cores são sua assinatura e suas obras reúnem diversos projetos, tais como um arquitetônico para o Banco Sugamo Shinkin, a concepção do espaço do ABC Cooking Studio, instalações artísticas para a UNIQLO e ISSEY MIYAKE, a série de instalações artísticas “100 colors” (ou “100 cores”), e “Floresta de Números”, no National Art Center de Tóquio. É professora adjunta na Tohoku University of Art and Design.

Serviço: Floresta de Números – Farol Santander São Paulo
De 19/02 a 23/05
Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô) / Tel.: (11) 3553-5627 / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander). Clique aqui para comprar seu ingresso.

  • *Horários sujeitos a alteração de acordo com possíveis novas determinações das autoridades públicas. Consulte o site.

Protocolos de segurança e saúde Farol Santander
Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, há medição de temperatura, tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; é obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estão disponíveis em todos os andares do edifício e o ambiente também está sinalizado para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.