Prêmio elege os aeroportos mais pontuais e bem avaliados pelos brasileiros; veja lista

No Prêmio Aviação + Brasil 2022, usuários escolheram o Aeroporto Internacional de Florianópolis como o melhor aeroporto do Brasil e o Aeroporto de Belém o mais pontual

Entrada do novo terminal de passageiros do Floripa Airport
Entrada do novo terminal de passageiros do Floripa Airport Leo Limas

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O Aeroporto Internacional de Florianópolis foi eleito o melhor aeroporto do Brasil de acordo com o Prêmio Aviação + Brasil 2022, que reconhece os melhores aeroportos e empresas aéreas nacionais segundo a opinião dos passageiros.

No total, 61 aeroportos e 5 companhias aéreas foram avaliadas, e mais de 50 mil passageiros de todo o país foram ouvidos ao longo de 2021. A cerimônia ocorreu na manhã da última segunda-feira (28) em Brasília e, entre os critérios, foram analisados a pontualidade, a acessibilidade e a satisfação dos usuários.

 

Dentre os destaques, o Aeroporto de Belém venceu como o mais pontual na categoria dos que recebem até 5 milhões de passageiros. O prêmio de pontualidade foi dado também ao Aeroporto de Recife e de Brasília, nas categorias que recebem até 10 milhões de passageiros e mais de 10 milhões de passageiros respectivamente.

Os aeroportos de Florianópolis, Salvador, Confins (que atende Belo Horizonte) e Viracopos (em Campinas) foram premiados como os mais satisfatórios entre os passageiros, divididos de acordo com o fluxo de pessoas em seus terminais.

Entre os aeroportos regionais, o destaque foi para o de Cascavel, cidade de mais de 330 mil habitantes no Paraná, que ganhou como o Melhor Aeroporto da Região Sul e também como o Melhor Aeroporto Regional do Brasil.

Já a Azul foi eleita a companhia aérea com mais pontualidade e qualidade entre os viajantes.

 

A Pesquisa de Satisfação dos Passageiros analisou 94 práticas de acessibilidade, assim como 923 mil movimentações de pousos e decolagens para verificação da pontualidade – voos que saíram 15 minutos antes ou depois do horário previsto foram considerados pontuais.

O prêmio é realizado desde 2015, mas não ocorreu no ano passado devido a pandemia de Covid-19. A iniciativa é do Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, e da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

A seguir, confira todos os 17 prêmios do Aviação + Brasil 2022*:

Aeroportos Regionais

  • Melhor Aeroporto Regional do Sudeste – Montes Claros
  • Melhor Aeroporto Regional do Sul – Cascavel
  • Melhor Aeroporto Regional do Centro-Oeste / Norte – Macapá
  • Melhor Aeroporto Regional do Nordeste – Campina Grande
  • Melhor Aeroporto Regional do Brasil – Cascavel

Acessibilidade

  • Aeroporto Nacional com mais acessibilidade (terminais de passageiros com 20 a 50 mil m²) – empate Belém e Goiânia
  • Aeroporto Nacional com mais acessibilidade (terminais de passageiros com 50 a 100 mil m²) – empate Santos Dumont e Congonhas
  • Aeroporto Nacional com mais acessibilidade (terminais de passageiros com mais de 100 mil m²) – Galeão

Pontualidade

  • Aeroporto Nacional com mais pontualidade (terminais que recebem entre 1,5 e 5 milhões de passageiros) – Belém
  • Aeroporto Nacional com mais pontualidade (terminais que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros) – Recife
  • Aeroporto Nacional com mais pontualidade (terminais que recebem mais de 10 milhões de passageiros) – Brasília

Satisfação

  • Aeroporto Nacional com maior satisfação entre os passageiros (terminais que recebem entre 1,5 e 5 milhões de passageiros) – Florianópolis
  • Aeroporto Nacional com maior satisfação entre os passageiros (terminais que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros) – empate Salvador e Confins
  • Aeroporto Nacional com maior satisfação entre os passageiros (terminais que recebem mais de 10 milhões de passageiros) – Viracopos

Aéreas

  • Empresa aérea mais pontual – Azul
  • Empresa aérea com mais qualidade – Azul

Melhor Aeroporto

  • Melhor aeroporto do Brasil na opinião dos passageiros – Florianópolis

Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz

Exterior do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis / Nelson Kon

Eleito o melhor aeroporto do Brasil em 2022, o Aeroporto de Florianópolis é chamado de Floripa Airport e, desde o início de 2018, é comandado integralmente pelo grupo Zurich Airport, que controla também o Aeroporto de Zurique, na Suíça. O grupo tem contrato para operar o aeroporto brasileiro até 2047.

Em outubro de 2019 foi inaugurado o novo terminal de passageiros, que, de acordo com dados da administração, possui 49 mil metros quadrados e tem capacidade para 8 milhões de passageiros por ano. São dois andares, 13 portões de embarque (11 domésticos e dois internacionais), 10 pontes de embarque (os famosos fingers) e 2.580 vagas de estacionamento.

Juntos, o novo terminal e o Boulevard 14/32, ampla praça de compras e entretenimento na entrada do aeroporto, somaram investimentos na ordem de R$ 570 milhões.

De acordo com números divulgados pelo Floripa Airport, o local teve uma movimentação de 250.726 passageiros no último mês de fevereiro. Em 2021, ao todo, o aeroporto catarinense registrou uma movimentação de mais de 2,3 milhões de passageiros entre embarques e desembarques domésticos e internacionais.

*Com informações da Agência Brasil