Para maratonar: 8 competições culinárias no streaming

Tem para todos os gostos: disputa entre chefs, entre familiares e até para ver quem prepara a melhor receita com o que ficou no prato no dia anterior. Sente no sofá e aperte o play!

(Foto: Getty Images)

É fã de reality show e ainda adora comer bem? Então renda-se às competições culinárias! De uns anos para cá, este tipo de atração despontou na televisão e tem feito sucesso também no streaming. Como toda boa gastronomia, tem para todos os gostos: competições entre famílias, batalha de chefs renomados, combate para ver quem se sai melhor no churrasco e até rivalidade entre doceiros. Difícil mesmo vai ser não passar vontade na frente da tela!

Desde The Final Table, sucesso com grandes chefs na Netflix, até Bolo Perfeito, competição do Discovery Home & Health de melhor doce, delicie-se ao ver as receitas saindo do forno e torça para seus participantes favoritos. Selecionamos oito realities dignos de maratonar. Confira!

Leia mais
5 séries para apaixonados por gastronomia
Filmes e séries para entender a família real britânica
Michelin lança série sobre como os alimentos chegam à nossa mesa

  • The Final Table

Uma das primeiras competições culinárias com selo original Netflix, a série The Final Table – Que Vença o Melhor te deixará com fome do começo ao fim. Digamos que ela seja uma competição mais elevada: os participantes são todos chefs premiados, alguns até à frente de restaurantes com estrelas Michelin. No início, as provas são disputadas em duplas, que saem no final de cada episódio. Mas apenas um dos 24 competidores leva a melhor e garantirá a tão sonhada conquista entre os melhores dos melhores. Cada episódio explora a culinária de um país diferente – sim, o Brasil está na lista! – e os pratos são julgados por chefs e artistas renomados destes locais. Spoiler: também há um brasileiro entre os competidores, o sul-mato-grossense Rafa Gil. Espere nada menos do que a excelência!

1 temporada na Netflix
10 episódios com 1 hora duração cada

  • Campeões do Barbecue

Carnes mergulhadas no chimichurri, costelas que derretem na boca e linguiças na churrasqueira de babar. Esses são apenas alguns aperitivos para que você assista esta competição que pretende coroar o melhor churrasqueiro dos Estados Unidos. Oito defumadores e pitmasters – como são chamados os mestres churrasqueiros – disputam o título de Campeão do Barbecue na disputa que é o suprassumo do churrasco americano. História e passado são mesclados ao churrasco em um dos episódios em que os competidores comemoram o 4 de julho, assim como a competição fica acirrada quando ingredientes de outros países são colocados à mesa.

1 temporada na Netflix
8 episódios com 40 minutos de duração cada

  • Sugar Rush

Achou que os doces ficariam de fora? O melhor da confeitaria internacional pode ser acompanhado nesta competição impossível de resistir. São quatro equipes de confeiteiros que lutam contra o tempo para concorrer a um prêmio de 10 mil dólares. Cupcakes, doces variados e bolos são algumas das gostosuras que brilharão na sua tela. A série estreou em 2018 na Netflix e, além das temporadas regulares, o programa conta com spin-offs, como Sugar Rush – Especial Natal e Sugar High.

3 temporadas na Netflix
Episódios de aproximadamente 1 hora

  • The Big Family Cooking Showdown

Uma boa competição ocorre mesmo até entre membros da própria família. E é isso que a série britânica The Big Family Coooking Showdown leva ao público: a cada episódio, duas equipes de três familiares competem em desafios julgados por chefs renomados. Ao final, apenas uma família é coroada como a melhor de cozinheiros da Inglaterra. Como os próprios apresentadores afirmam no decorrer da série, não espere pratos de restaurantes chiques, mas sim refeições de famílias que transformam comida comum em uma refeição extraordinária.

2 temporadas na Netflix
Episódios de 1 hora

  • Masterchef Brasil

Uma das primeiras competições culinárias originais do Brasil que conquistou uma legião de fãs, o Masterchef virou logo uma febre país afora através da televisão aberta. No reality, chefs amadores competem para se tornarem os melhores cozinheiros do país por meio do julgamento de três profissionais que viraram celebridades por aqui: Érick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça. Os competidores passam por desafios complexos e correm principalmente contra o tempo. Além da série principal, outros spin-offs foram ocorrendo com o tempo, como o Masterchef Profissionais e o Masterchef Júnior.

Todas as temporadas e episódios estão disponíveis no YouTube. Terceira temporada também no Amazon Prime Video

  • Requentados Repaginados

Sabe aquela sobra do jantar que está há alguns dias na geladeira? Pois o destino dela é virar um super prato nesta competição culinária da Netflix. O desafio aqui não é apenas cozinhar, mas criar refeições incríveis a partir do que ficou no prato e que iria para o lixo. A título de exemplo: o que fazer com as sobras de um sanduíche de peixe com batata frita? Na série, os ingredientes prepararam um nhoque feito de batatas hidratadas e um molho com peixe. A dinâmica do programa é simples: três diferentes participantes competem entre si a cada episódio em duas fases por um prêmio de 10 mil dólares. A série é leve e a premissa é divertida, chamando atenção para alternativas que resgatam alimentos que seriam descartados.

1 temporada na Netflix
8 episódios de 35 minutos

  • Mestre do Sabor

Outro talent show entre chefs já consolidados despontou no cenário nacional. Apresentado por Claude Troisgros, a competição começa com 24 competidores das mais diversas regiões do país, que são julgados por três renomados chefs, chamados de “Mestres”. Ao todo, o programa é dividido em seis fases, que vão afunilando os competidores até a grande final, em que quatro finalistas se enfrentam para levar R$250 mil para casa.

2 temporadas no Globoplay (a terceira está prevista para maio de 2021)
Episódios de 1 hora de duração

  • Bolo Perfeito: a competição

Foto de um bolo e competidores da competição Bolo Perfeito
Competidoras do reality Bolo Perfeito: ganha quem fizer o melhor e mais bonito doce (Foto: reprodução/Food Network)

A renomada chef Giada De Laurentiis está à frente desta competição que usa o bolo protagonista. A cada episódio, os participantes do reality devem criar doces incríveis e atravessar desafios impostos pelo time de jurados. Prepare-se para ver bolos temáticos de brinquedos, de casamento, de aniversário…Tudo isso pela oportunidade de ganhar o prêmio de 10 mil dólares.

1 temporada disponível no Now e no DirectvGo.
Episódios de 40 minutos