My Miami: época de furacões, um diário e um guia

Com o furacão Irma bem fresco em nossas mentes, achei interessante abordar esse assunto, já que assustou muitos de nós e muitos até tiveram que cancelar uma esperada visita à Miami.

 Confesso que fiquei bem atordoada com a vinda desse furacão devastador. Graças à Deus ele desviou de Miami, mas mesmo assim nossa ensolarada cidade sofreu consideráveis danos colaterais com ventos gerados pelo Irma. Eu evacuei algumas horas antes do aviso oficial, e nunca experienciei nada assim. Parecia que o mundo estava acabando… Um caos nos supermercados, prateleiras vazias, trânsito nas estradas e filas enormes nos postos de gasolina. Conseguia ver o medo nos olhos das pessoas, o desespero delas para manter seus filhos protegidos…

Brickell Center pós furacão Irma

 Furacões são muito imprevisíveis, eles mudam de categoria e de rota de uma hora para outra, e isso que da muita aflição. Eu mesma estava em Orlando, como muitos amigos e conhecidos, e quando ele mudou de rota e Orlando estava em seu caminho, muitos evacuaram de lá e continuaram dirigindo em direção ao norte, fugindo dos fortes ventos vindo em nossa direção. 

É impressionante como essa experiência foi um aprendizado. Saí correndo de casa, só peguei algumas roupas e o passaporte, pois nada do que é material é importante em um momento desses. A única coisa que importa é você, e aqueles que você ama estarem bem, protegidos e equipados. E o lado bom é que a solidariedade e união que presenciei nesses dias de medo, de desconhecimento, foi tão lindo de ver que chega até a me dar mais fé na humanidade.  

Florida Keys pós furacão

A época de furacão começa dia 1 de Junho e vai até 31 de Novembro, mas que fique claro que isso não significa que esperamos ser atingidos por um furacão nesse tempo todo. Já passamos por vários anos consecutivos sem nenhuma atividade de furacões, as chances deles afetarem a sua viagem são muito pequenas.

Normalmente uma semana antes do furacão chegar, nós já ficamos sabendo dessa possibilidade, e daí os que tem viagem marcada podem decidir não arriscar. E só sabemos com mais certeza mesmo de 72 a 48 horas dele chegar. Quando é assim, a própria companhia aérea vai cancelar o voo, ou oferecer a possibilidade de mudar as datas.

Fort Lauderdale pós furacão

Para evitar algumas dores de cabeça, se você estiver com algumas inseguranças sobre uma viagem durante a época de furacão, aqui vão algumas dicas do que pode ser feito:

  • Adquira um seguro de viagem. (*As vezes cartões de crédito oferecem o seguro se você comprar a passagem através deles, então informe-se com seu cartão para saber o que eles oferecem). Veja com o seguro o que eles cobrem especificamente no caso de um furacão.
  • Quando reservar o hotel, pergunte a eles qual a política de cancelamento e planos de evacuação para um eventual furacão.
  • Se você for fazer um cruzeiro, também pergunte sobre mudança de rotas e política de cancelamento.

E você pode acompanhar o status dos furacões no site:

http://www.nhc.noaa.gov/

 Mas não se preocupe tanto com o fato de ser época de furacões, pois como mencionei, as chances de afetarem a sua viagem são muito pequenas. E caso aconteça, lembre-se que aqui estamos preparados para esse tipo de situação. Mantenha a calma e siga as intrusões das autoridades.

 Espero que a sua viagem seja calma e livre de furacões!