Mostra de Adriana Varejão na Pinacoteca ganha tour virtual gratuito

Exposição on-line faz parte de um novo núcleo digital da Pinacoteca e segue permanente até depois do fim da mostra física em 1° de agosto

Exposição "Suturas, Fissuras, Ruínas", de Adriana Varejão, agora possui tour virtual
Exposição "Suturas, Fissuras, Ruínas", de Adriana Varejão, agora possui tour virtual Levi Fanan

CNN Viagem & Gastronomia

São Paulo

Em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, a mostra “Adriana Varejão: Suturas, Fissuras, Ruínas” agora pode ser conferida de maneira gratuita e sem sair de casa. Em conjunto com a startup iTeleport, o museu lançou um tour virtual que contém todas as salas e obras da exposição.

Assim, é possível conferir de perto e sem filas as mais de 60 obras da artista carioca, que compreendem trabalhos feitos entre 1985 e 2022. Esta é a mostra mais abrangente de Varejão até hoje.

O tour virtual foi inserido numa nova área do site da Pinacoteca e ficará disponível de maneira permanente mesmo após o fim da mostra física, que segue até o dia 1° de agosto. Clique aqui para conferir o tour virtual.

Pinacoteca inaugura hub

Chamada de “hub”, a inédita seção do site tem por objetivo centralizar todos os conteúdos digitais da instituição, ampliando a interação entre o público e as atividades promovidas pela Pinacoteca.

Assim, é possível também encontrar visitas virtuais a outras mostras recorrentes da instituição e outras já encerradas, como um tour virtual pela exposição “OSGEMEOS: Segredos”.

Segundo o museu, a iniciativa busca atender as múltiplas necessidades do visitante, tanto aquele interessado em visitar fisicamente as exposições quanto aquele que busca conteúdo on-line.

Reta final da mostra física

Uma das mais de 60 obras de Adriana Varejão expostas na Pinacoteca de São Paulo / Levi Fanan

Em cartaz desde 26 de março, “Adriana Varejão: Suturas, Fissuras, Ruínas” é a mais abrangente mostra da artista brasileira até hoje, com esculturas e quadros que compõem uma linha do tempo de sua carreira.

Entre as salas da exposição temporária estão obras que demonstram os estudos de Varejão com relação à azulejaria e também àquelas que brincam com as “fendas” e “ruínas”, que demonstram que a artista lida com o quadro não somente como um mero suporte, mas trabalha como se ele fosse um organismo vivo.

Assim, as obras são pautadas pelas referências de diversas culturas e incluem o corte, a rachadura, o talho e a fissura – há, inclusive, duas peças inéditas feitas especialmente para a exposição.

A mostra segue até 1° de agosto no edifício da Pinacoteca na Praça da Luz, na região central de São Paulo. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

A entrada é gratuita aos sábados e às quintas-feiras do período das 18h às 20h. O museu não abre às terças-feiras.