Mais de 150 países estão com fronteiras abertas para viajantes do Brasil

Com a volta gradual de viagens, buscas por voos para o exterior no final do ano aumentaram significativamente em relação a 2019

Esquema de vacinação completa, testes negativos PCR e autoisolamento são algumas das exigências para entrada de viajantes em certos países
Esquema de vacinação completa, testes negativos PCR e autoisolamento são algumas das exigências para entrada de viajantes em certos países Unsplash

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Com a flexibilização de regras contra a Covid-19 e a reabertura de fronteiras, os últimos meses de 2021 foram marcados pela volta gradual de viagens de lazer e de negócios. Atualmente, mais de 150 países do mundo estão com as fronteiras abertas para a entrada de brasileiros, com ou sem restrições.

O dado é do Mapa de Restrições do mecanismo de pesquisa de viagens KAYAK. A empresa revela ainda que Estados Unidos e Espanha, nações que mantêm liberada a entrada de viajantes do Brasil, têm tido uma alta de buscas por voos.

De acordo com a plataforma, as consultas de voos para Nova York tiveram um aumento de 155% para o final de ano em comparação a 2019. Já Madrid teve um crescimento de 398% nas buscas para a época do Ano Novo.

O Mapa de Restrições aponta ainda que 70 países estão fechados para a entrada de viajantes brasileiros, a exemplo da Itália, Austrália, Nova Zelândia, China e Japão. Devido ao estágio da pandemia, Israel e Marrocos anunciaram nas últimas semanas o fechamento de suas fronteiras para todos os estrangeiros.

Regras para entrada de viajantes

Atualmente, só é permitida a entrada de brasileiros nos Estados Unidos mediante apresentação de comprovante de vacinação completa e resultado negativo do teste viral de Covid-19 feito até um dia antes da viagem – ou apresentar documentação que comprove a recuperação da infecção pelo vírus nos 90 dias anteriores ao embarque. Para a Espanha, é necessário apresentar documento que comprove esquema vacinal completo.

Com o tempo, algumas regras mudaram e passaram a ser atualizadas em determinados países. A França exige agora que todos os viajantes façam testes do tipo PCR até 48 horas antes do embarque. Já o Reino Unido deixou de aceitar testes de antígeno e pede que os recém-chegados façam um teste PCR após o desembarque e aguardem o resultado em isolamento.

Além destas medidas, o uso de máscara em alguns destinos voltou a ser obrigatório, inclusive em ambientes abertos.

Para acompanhar as restrições de viagens para brasileiros no exterior, consulte as notícias oficiais no site do Ministério das Relações Exteriores.