Insider: 8 dicas para quem vai à Namíbia, por Daniel Mafra

De colonização alemã, a Namíbia apresenta diversidade cultural e natural impressionante. Considerado um país novo, independente desde 1990, a Namíbia oferece turismo descolado para aventureiros que buscam uma África "virgem", sem filas e com atrativos de tirar o fôlego.

Por Daniel Mafra*

De colonização alemã, a Namíbia apresenta diversidade cultural e natural impressionante. Considerado um país novo, independente desde 1990, a Namíbia oferece turismo descolado para aventureiros que buscam uma África “virgem”, sem filas e com atrativos de tirar o fôlego. Um país que muda de visual rapidamente com deserto, mar, safari e muito mais. Apesar de novato quando o assunto é turismo, é preparado e está de braços abertos para receber viajantes do mundo todo.

Windhoek, capital da Namíbia

“A primeira surpresa foi a arquitetura de influência alemã, tirando da minha mente a imagem de uma África pobre e me surpreendendo com uma cidade estruturada, repleta de hotspots bacanas”.

Joe’s Beer House

“Indico um passeio a pé para descobrir a cidade, finalizando com um típico jantar no Joe’s Beer House. Uma boa pedida são as carnes de caça (todas criadas em cativeiro com licença), de antílopes até zebras passam pelo menu que harmoniza com uma carta de cervejas e vinhos africanos”.

Deserto da Namíbia – Duna Big Daddy

“Ponto alto da expedição, este é considerado o mais antigo deserto do mundo e apresenta uma coloração avermelhada. O destino oferece um visual de tirar o fôlego. Chegamos às 5 da manhã para ver o nascer do sol e seguimos subindo a Duna Big Daddy, a mais alta duna de areia do planeta. Por lá, um lago seco a milhares de anos cria um cenário de árvores petrificadas que sobrevivem a centenas de anos por possuírem raízes muito profundas. Foi uma passagem emocionante, um sonho realizado e com um visual que jamais vou esquecer”.

 

Swakopmund city

“O contraste ao deserto aparece na chegada a Swakopmund, a mais importante cidade litorânea do país. Por lá, a influência alemã é percebida por todos os lados, principalmente na arquitetura das casas de doces que oferecem o clássico strudel de maça”. Para os amantes de esportes radicais, a cidade é a capital nacional dos esportes de adrenalina; saltar de para-quedas pode ser uma ótima opção, seguida dos passeios de barco para apreciar pelicanos, golfinhos e focas.

Farm House Deli

“Recomendo um pit stop no café Farm House Deli, um charmoso café à beira mar. O buffet de domingo fica aberto até 16 horas. O espaço é muito agradável e bem decorado, acolhedor e com uma equipa fantástica. O buffet tem uma variedade de saladas, ostras frescas e acompanhamentos. Bolinhos e biscoitos são obrigatórios. O menu à la carte é bastante variado e sempre é uma opção ao buffet. O restaurante faz parte do Strand Hotel”.

Restaurante Jetty 1905

Para jantar, há na ponta do pier da cidade o restaurante Jetty 1905, o lugar oferece uma seleção deliciosa de frutos do mar frescos. Chama atenção no Jetty a fantástica localização no final do pontão, sobre a água. O chão de vidro permite ver o mar e a estrutura de madeira que sustenta o restaurante. O staff é simpático, a comida é muito boa e conta com serviço rápido. A cozinha fecha depois das 14h e, então, só são servidos snacks.

Etosha National Park

“Saindo do litoral nossa rota nos levou até a savana rumo ao Etosha National Park, um dos mais selvagens parques de safari do continente africano. Há opções de hospedagem dentro do parque, fazendo da aventura em busca dos animais selvagens ainda mais especial. Não se trata de um safari comum, o encontro que tive com 30 girafas juntas foi uma emoção indescritível. O parque é mantido como patrimônio nacional e a vida selvagem dá um show de beleza”.

Tribo Himba

Na volta para a capital Windhoek, visitei a tribo Himba. Por lá, compramos artesanato, me divertí com as crianças e sentí toda energia deste local sagrado.


Fotos: Acervo Pessoal | *Daniel Mafra está à frente da direção criativa da marca de roupas Saint Benjamin, que nasceu em uma das viagens que fazia por Milão. O executivo de 30 anos é formado em teatro e relações públicas, além de colecionador de santos (daí a inspiração para batizar seu projeto). Atua há mais de 10 anos no ramo, com passagem pelo marketing da Colcci, do grupo AMC Têxtil, participando ativamente de campanhas publicitárias, incluindo casting com Gisele Bundchen.