Incrustada entre o Ocidente e o Oriente, Istambul encanta

Portal para dois continentes, na Turquia, recebe anualmente em torno de 17 milhões de turistas do mundo todo...

Portal para dois continentes, na Turquia, recebe anualmente em torno de 17 milhões de turistas do mundo todo

oriente-01

A cidade turca Istambul, berço do antigo império das civilizações Otomana e Bizantina, é um lugar único no mundo. Banhada pelos rios Mármara e Negro, o ocidente e o oriente se olham frente a frente, separados pelo Estreito do Bósforo. Ao logo do canal de 20km, é possível ver diversos palácios dos antigos sultões, mesquitas e ter uma visão privilegiada da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul. Denominada Bizâncio até 330 d.C. e Constantinopla até 1453, Istambul conserva bem sua história – muitos locais declarados patrimônio mundial da UNESCO – e o respeito pela fé.

oriente-02

Palácios, ruínas e 525 mesquitas (maioria da população é mulçumana) espalhadas pela cidade pautam a vocação arquitetônica da cidade e conferem um charme único a Istambul. Entre suas principais atrações, a Mesquita Azul, construída entre 1609 e 1616 a pedido do Sultão Ahmet I, com estilo otomano clássico. Uma das mais belas mesquitas imperiais e a única com seus seis minaretes (torres de onde são anunciadas as cinco rezas diárias da religião mulçumana) e tem suas paredes internas cobertas de azulejos Iznik

(Mesquita Azul)
oriente-03

Já a Basílica Santa Sofia, igualmente disputada pelos turistas, é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla, convertida em mesquita em 1453 e transformado em museu, em 1935.

oriente-04

Outras duas visitas imperdíveis são os Palácios Berlerebeyi, situado na costa asiática, antigo palácio de verão dos sultões otomanos, construído de 1861 a 1865 com muito luxo e suntuosidade.

oriente-05

E o Topkapi, residência dos sultões por três séculos, foi construído por Mehmet II, em 1453 após a conquista de Constantinopla. O palácio tem diversas salas de exposição com objetos, vestimentas, joias e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.

oriente-06

Vale visitar a igreja São Salvador Chora, hoje o Museu Karriye, umas das mais lindas representantes da época bizantina. Construída fora dos muros da antiga Constantinopla, no século XVI, encanta por seus mosaicos e afrescos. Ao lado aproveite para almoçar no melhor restaurante otomano da cidade o Asitane.

oriente-07

O passeio pelo Eyüp, o bairro mais religioso de Istambul, tem uma maravilhosa vista do Chifre de Ouro de um lugar inusitado para tomar um café: um cemitério. Ainda inclua em seu roteiro a Visita ao Hipódromo Romano onde estão o Obelisco de Teodósio, Coluna Serpentina, Fonte Alemã e a Coluna de Constantino.

oriente-08

O Bazar Egípcio, conhecido como o Mercado das Especiarias, oferece imensa variedade de grãos e temperos; e o Gran Bazar, programa obrigatório para comprar souvenirs e produtos turcos, entre kaftans, pashminas, olhos turcos, entre outros.

oriente-09

Em uma travessia de barco pelo Bósforo, é possível observar os mais belos palácios imperiais, recantos diplomáticos e maravilhosos yalis otomanos, tradicionais casas turcas feitas em madeira. Termine seu dia em um jantar no Sarniç, refinado restaurante localizado no interior da Cisterna, construída há mais de mil anos. Para comprar, o bairro de Nişantaşı, concentra as lojas de grandes grifes.

oriente-10

Ocupando o sétimo lugar no ranking dos lugares mais visitados do mundo, anualmente Istambul recebe mais de 17 milhões de turistas do mundo inteiro que se encantam e descobrem os mistérios e suas singularidades, com uma mistura de modernidade, tradições e credos. Ao caminhar pela cidade, é possível perceber que o passado e o presente podem compor um único cenário. Ao lado de mulheres contemporâneas vestidas com calças jeans e camisetas das marcas mais famosas do mundo, é possível avistar muçulmanas com seus cabelos escondidos sob lenços. Inusitado e mágico.

oriente-11

oriente-12