por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Ilhas Gregas: a espetacular Milos, terra de Afrodite

Local onde foi a encontrada Vênus de Milo (hoje no Museu do Louvre), abrigou os primeiros cristãos em 1 d.C.. Tem litoral recortado por rochedos, cheio de praias, com água turquesa e transparente...

Ouvir notícia

Local onde foi a encontrada Vênus de Milo (hoje no Museu do Louvre), abrigou os primeiros cristãos em 1 d.C. Tem litoral recortado por rochedos, cheio de praias, com água turquesa e transparente

Ainda não sei o que mais me encantou nesta ilha: os rochedos que terminam nas águas transparentes turquesas ou as cavernas e arcos que formam passagens de pedra onde se é possível navegar entre elas ou a paisagem “lunar” de pedra pomes de Sarakinikó. Isto sem mencionar Plaka, a charmosa vila de casas em formato de cubo e igrejas brancas.

Milos2

Localizada no sudoeste das ilhas Cíclades, Milos (ou Milo) tem origem vulcânica. Sua principal atividade é a mineração (obisiana), mas o turismo está em franca expansão. Sua costa é recordada por rochedos e possui grande quantidade de praias com areias brancas.

De barco, é possível ancorar em Kleftiko, região que tem um cenário paradisíaco. São dezenas de arcos de pedra, banhados por um mar turquesa transparente de tirar fôlego. Não me lembro de estar em um lugar tão conectado com a natureza, calmo e lindo. Nã dá para descrever. Vale pegar o paddle ou caiaque e navegar entre as cavernas e passagens.

IMG_7609

Por sua origem vulcânica, Sarakinikó tem uma surpreendente paisagem lunar, formada há 2 ou 3 milhões de anos: Papáfragkas, que tem as águas sulfurosas azuis e arcos de pedras e Mávra, com fontes de água quente.


Milos9

É impressionante, apesar de ficar fora do circuito turístico – e talvez melhor ainda por isso -, é uma parada obrigatória na Grécia.

Plaka, capital de Milo, é agradável e charmosa. O pôr do sol na cidade é lindo, parece uma bola de fogo gigante descendo no mar. Lá diversas lojas, restaurantes e bares agitam a pequena vila.

Como chegar? Ferryboat de Santorini e outras ilhas cíclades.

Para entender as ilhas gregas: ao fazer o roteiro, me deparei com seis complexos de ilhas na Grécia (mais Creta), ou seja, precisaria de algumas viagens para conhecer todas. As mais conhecidas, Santorini e Mikonos, são parte das Cíclades (circulares), que tem este nome por rodear Delos, antiga capital econômica e religiosa da Grécia. As ilhas Jônicas são muito procuradas por sua beleza, mas ficam no mar Jônico (leste da Grécia, perto da Albânia), bem distantes de Atenas. Mais próximas da capital estão as Argo-Sarônicas (Hidra). Ainda tem as ilhas Espórades e Eubéia, Nordeste do Mar Egeu, Dodecaneso e Creta. Haja férias. Que boa notícia! Um bom motivo para manter este paraíso no radar de lugares para viajar.

Mais Recentes da CNN