Guia Michelin desembarca na Flórida para eleger os melhores de Miami, Orlando e Tampa

O estado americano, famoso por seus parques, praias e clima ameno o ano inteiro, entra de vez na rota dos destinos gastronômicos e ganha a primeira edição do Guia Michelin

Michelin chega à Flórida, nos Estados Unidos, e anuncia restaurantes estrelados no próximo dia 9
Michelin chega à Flórida, nos Estados Unidos, e anuncia restaurantes estrelados no próximo dia 9 Saulo Tafarelo

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

Orlando, Flórida

O Guia Michelin aterrissou oficialmente na Flórida, nos Estados Unidos, para eleger os melhores restaurantes de três principais cidades: Miami, Orlando e Tampa.

A chegada do guia, que concede estrelas e avaliações das casas mais bem ponderadas, é uma parceria com a autoridade de turismo do estado, o Visit Florida, e representa o quinto destino específico do Guia Michelin nos Estados Unidos – Nova York, Washington, Chicago e a Califórnia são outros locais que já possuem avaliações próprias.

O anúncio oficial foi revelado em novembro do ano passado, mas o pontapé foi dado durante a IPW 2022, maior feira de turismo dos EUA que ocorre em Orlando de 4 a 8 de junho. Os restaurantes estrelados, entretanto, serão revelados no dia 9 de junho, após o encerramento da feira.

Na ocasião, o diretor internacional dos Guias Michelin, Gwendal Poullennec, reforçou que, além de serem importantes destinos turísticos mundiais, estas cidades também são destinos gastronômicos notáveis.

“Miami não é apenas sobre baladas e praias, Orlando não é somente sobre personagens, e Tampa não se resume a pores do sol e natureza. Há uma cena culinária muito próspera em cada local”, disse Poullennec em coletiva de imprensa.

Diretor internacional dos Guias Michelin, Gwendal Poullennec / Saulo Tafarelo

Para Dana Young, CEO do Visit Florida, o que torna a Flórida única é a diversidade de pessoas que chamam o estado de lar, o que se reflete na gastronomia.

“Nossa cozinha é realmente uma parte importante de quem somos e do que oferecemos aos nossos visitantes. Sabemos que a presença do Guia Michelin levará a experiência da Flórida a novos patamares e terá um grande impacto em nossa economia”, pontuou Young.

Orlando, por exemplo, se destaca com seus restaurantes veganos e mais de 40 cozinhas internacionais. Tampa é conhecida por seus sabores e tradições locais; já Miami possui uma herança de sabores latinos, como de Cuba e Haiti, assim como é palco para eventos culinários internacionais.