Fechada desde março, Torre Eiffel reabre em 25 de junho na França

Turistas só poderão ir até o segundo andar do monumento e o uso de máscaras será obrigatório

Fabrizio Neitzke,

da CNN

Ouvir notícia
A Torre Eiffel, em Paris
A Torre Eiffel, em Paris
Foto: Divulgação (9.jun.2020)

A Torre Eiffel irá reabrir para visitação no próximo dia 25. O monumento parisiense havia suspendido as atividades em março, por conta da pandemia do novo coronavírus, o período mais longo sem operações desde a Segunda Guerra Mundial.

Para entrar na “Dama de Ferro”, o uso de máscara será obrigatório para todos os visitantes acima de 11 anos. Além disso, os turistas só poderão ir até o segundo andar do monumento, a 115 metros de altura, e apenas através de escadas. Com 674 degraus, a caminhada requer fôlego e leva entre 30 a 45 minutos.

Em um comunicado em seu site oficial, a administração da Torre Eiffel explicou que, de acordo com a evolução das condições sanitárias, o acesso ao segundo andar pode ser liberado pelos elevadores. Já o acesso ao topo da estrutura, feito exclusivamente por elevadores menores, permanecerá fechado para evitar aglomerações, mas deve ser aberto durante o verão europeu.

Respeitando as normas de prevenção contra a Covid-19, o número de visitantes será restrito e marcações serão feitas no chão para delimitar a distância entre as pessoas. Uma limpeza e desinfecção “cotidiana” nos espaços públicos também será realizada.

Com 324 metros de altura e mais de 10 mil toneladas, a Torre foi construída em 1889 pelo engenheiro Gustave Eiffel, que a batizou com seu nome. Em média, o local recebe 7 milhões de turistas por ano, sendo o monumento pago mais visitado do mundo.

Jardins de Monet

Jardins de Claude Monet, em Giverny, na França
Jardins de Claude Monet, em Giverny, na França
Foto: Benoit Tessier/Reuters (9.jun.2020)

Os jardins do pintor Claude Monet, em Giverny, no norte francês, voltaram a receber visitantes nesta segunda-feira (8).

Como as fronteiras do país ainda estão fechadas, a reabertura oferece uma experiência intimista para moradores da região e de cidades próximas.

Normalmente, a área recebe mais de meio milhão de turistas por ano, que vêm conhecer a inspiração da série “Nenúfares”.

Para manter as regras de distanciamento social, nenhum grupo é permitido na propriedade, os visitantes têm que usar máscaras, precisam seguir uma rota de mão única e devem agendar as visitas pela internet.

“Nesta época do ano, normalmente recebemos de 4 mil a 5 mil pessoas por dia, agora podemos ter 900 pessoas no máximo”, disse o jardineiro-chefe, Jean-Marie Avisard, que trabalha nos jardins há 32 anos. “Estamos muito felizes de mostrar o que fazemos… as pessoas verão o jardim um pouco como uma visita particular”.

(Com informações da Reuters)

Mais Recentes da CNN