Evento raro cobre de neve região ao norte da Tasmânia

Fenômeno manteve os moradores da área acordados a noite inteira

Amanda Jackson, da CNN

Região presenciou a nevasca mais forte desde o início dos anos 1970
Região presenciou a nevasca mais forte desde o início dos anos 1970
Foto: Clyde Commods / Twitter

Um raro evento nesta semana manteve os moradores do norte da Tasmânia, estado australiano, acordados a noite inteira: flocos de neve caíram do céu.

Kiani Chippendale, de 26 anos, disse à CNN que nunca havia visto neve na cidade de Launceston. “Ficamos acordados a noite toda, muito animados para dormir”, disse ela. “É muito raro. Nunca nevou aqui na cidade, que eu saiba.”

A região presenciou nesta semana a nevasca mais forte desde o início dos anos 1970, segundo a emissora Australian Broadcasting Corporation.

Assista e leia também:
Neve fica verde na Antártica — e as mudanças climáticas vão piorar
Falta de neve prejudica estações de esqui na Europa

“Ficamos todos chocados e animados em ver a neve. As crianças mal podiam esperar para sair e brincar nela”, contou Stacey Baker, moradora da região. “Uma surpresa bonita em um ano tão difícil para muitos.”

A neve caiu no momento certo, já que a Tasmânia acabou de passar pelo segundo julho mais seco desde 1957, de acordo com o Departamento de Meteorologia local.

“O aeroporto de Launceston nesta manhã estava coberto de neve. Está 2,4ºC”, informou o órgão no Twitter. “O aeroporto teve 41 mm de chuva desde 9h de ontem, parte dela caiu como neve ao ser empurrada pelo ar frio.”

(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês.)

Tasmânia acabou de passar pelo segundo julho mais seco desde 1957
Tasmânia acabou de passar pelo segundo julho mais seco desde 1957
Foto: Kiani Chippindale / Instagram