Empresa aérea japonesa testa banheiros com portas que abrem sem as mãos

Conhecida maçaneta conta com uma mola que permite a abertura da porta por meio de pressão

Lilit Marcus, da CNN

Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus iniciar uma discussão global sobre higiene, havia uma parte do avião na qual ninguém queria encostar: a porta do banheiro.

É por isso que a companhia aérea japonesa ANA está testando um novo banheiro com porta que abre sem as mãos, para que os passageiros possam abri-la com o cotovelo ou o braço.

Um dos maiores desafios para projetar qualquer coisa para uma aeronave é a falta de espaço. Portas de banheiro abrem para dentro (para evitar bloqueio nos corredores) e tem alças planas em vez de maçanetas.

Assista e leia também:
Como serão as cabines de avião no futuro pós-pandemia?
Este assento de avião pode proteger contra a Covid-19?
Acessório em assentos de avião pode ajudar a manter distanciamento social

Empresa desenvolveu porta que abre sem as mãos
Empresa desenvolveu porta que abre sem as mãos, para que os passageiros possam abri-la com o cotovelo ou o braço
Foto: CNN

Mas o que vemos no protótipo da ANA é algo higiênico e que ocupa pouco espaço. A já conhecida maçaneta prateada conta com uma mola que permite a abertura da porta por meio de pressão, em vez de puxá-la para fora.

Dentro do banheiro, o mecanismo de tranca parece muito familiar, com um botão que vai de um lado para o outro. Um botão maior pode ser acionado como cotovelo para trancar e destrancar a cabine.

Protótipo em aeroporto

Atualmente, o protótipo da porta está disponível somente no lounge da ANA no Aeroporto Internacional de Tóquio, onde a empresa está recolhendo as opiniões dos usuários, processo que terminará no fim de agosto. Se o projeto se provar popular e de fácil utilização, pode ter o uso ampliado.

A inovação foi projetada pela Jamco, uma companhia japonesa especializada em produtos para a indústria da aviação. Ela é conhecida por seu trabalho com poltronas, cozinhas e banheiros.

Atualmente, os passageiros que voam com a ANA são orientados a usar máscaras e quiosques de autoatendimento para fazer check-in e despachar a bagagem. Muitos membros da tripulação estão usando, além das máscaras, protetores faciais como proteção adicional.

“Quando você começar a viajar de avião de novo, ofereceremos o mesmo conforto e prazer de antes”, afirmou o presidente e CEO da ANA, Yuji Hirako, em um comunicado anunciando o novo programa de limpeza “ANA Care Promise”.

De acordo com a companhia, dentre as medidas de higiene estão a instalação de filtros de ar a bordo – da mesma qualidade utilizada em salas de operação de hospitais – e desinfecção regular de todas as superfícies do avião, incluindo portas de banheiros.

(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês.)