Do Leme ao Pontal: orla carioca recebe painéis em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIA+

Galeria a céu aberto tem o objetivo de reforçar as lutas e as conquistas da comunidade; outros pontos da cidade serão iluminados em prol da causa

Mensagem do mês do orgulho LGBTQIA+ na orla do Rio
Posto 8, em Ipanema, estampa a palavra “Orgulho” junto das cores da bandeira da comunidade LGBT+ (Foto: Rafael Catarcione/Riotur)

A orla do Rio de Janeiro vai ficar mais colorida durante o mês de junho. Em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, a Prefeitura do Rio, por meio da RioTur, vai inaugurar uma galeria a céu aberto com painéis coloridos nos 24 postos de salvamento ao longo da orla. A iniciativa tem o objetivo de reforçar as lutas e as conquistas da comunidade.

Os painéis estão sendo instalados nas cores da bandeira do Orgulho LGBTQIA+ e diferentes palavras importantes para a comunidade vão estampá-los, como respeito, liberdade, amor, igualdade, afeto, vida e orgulho. As placas poderão ser vistas do Leme ao Pontal e serão traduzidas para o inglês, italiano, francês, alemão e mandarim.

Além da galeria a céu aberto, a RioTur informou que os Arcos da Lapa e a Cidade das Artes, pontos igualmente turísticos da Cidade Maravilhosa, serão iluminados com as cores da bandeira do movimento. As luzes serão acesas entre os dias 25 e 28 de junho – esta última data marca o Dia Mundial do Orgulho LGBTIQA+, em homenagem à Revolta de Stonewall.

Mensagem do mês do orgulho LGBTQIA+ na orla do Rio
Painel instalado no posto 9, em Ipanema, para o mês do Orgulho LGBTQIA+ (Foto: Rafael Catarcione/Riotur)

Leia mais
Uruguai e Colômbia entre os melhores destinos para o turismo LGBT
Top 5: programas para fazer em São Francisco
Explorando a vida noturna LGBTQIA+ em Roma

“É maravilhoso poder ver cartões-postais do Rio reafirmarem nosso papel de cidade da diversidade. Somos pioneiros em nosso país quanto à criação de leis municipais que asseguram tratamento igualitário a todos e todas, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais”, diz Carlos Tufvesson, coordenador da Coordenadora Executiva da Diversidade Sexual do Rio.

Consulado dos EUA

A bandeira do arco-íris, símbolo do orgulho e de resistência LGBT, será hasteada ao lado da bandeira norte-americana na sede do Consulado dos EUA na cidade durante os dias 1, 2 e 4 de junho.

De acordo com o comunicado, o Consulado receberá personalidades e ativistas brasileiros da causa, que elevarão a bandeira colorida ao lado do cônsul e diretor de Educação, Cultura e Imprensa, Paco Perez. Confira a programação aqui.