por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Dia mundial da batata frita: veja onde pedir as melhores de São Paulo

Para comemorar, compartilhamos restaurantes que preparam a iguaria com primor, todas crocantes e entregam na sua casa

Ouvir notícia

Ainda não se sabe ao certo a verdadeira origem da batata frita. Bélgica, França e Espanha disputam a coroa pela invenção da iguaria, mas, fato é, seu sabor e predileção são inquestionáveis. Não à toa, tem um dia inteirinho dedicado à ela: 30 de maio. E, para além de ser dupla perfeita de sanduíches, elas são tão adoradas e versáteis que garantem protagonismo sozinha nas mesas – e nos paladares – mundo a fora. Seja com cerveja geladinha, refrigerantes, no prato com arroz e feijão, com o imbatível trio maionese, mostarda e ketchup, ou somente em generosas porções. O corte palito é o mais comum, mas elas são deliciosas em qualquer formato: canoa, redondinhas, chips e até em cubos. Vale até deixar a casca se você topar um toque rústico.

Para celebrar esse prato mundialmente venerado, selecionamos 5 casas em São Paulo que preparam batatas fritas deliciosas, todas acompanhadas de algum ingrediente para incrementar ou realçar o seu sabor. Comemore o dia pedindo a sua predileta!

Quintal DeBetti

Batatas rústicas do Quintal deBetti
Batatas rústicas do Quintal deBetti, que acompanham muito bem os burgers e carnes da casa (Foto: divulgação)

A casa é um hit em São Paulo entre os amantes de uma boa carne. Com clima de churrasco de fundo de quintal, os pratos são bem servidos, incluindo a batata rústica, que é imperdível. São cortes médios, generosos, feitos de maneira artesanal e diária. Ela é macia por dentro e crocante por fora, acompanhando muito bem os pratos e os burgers do estabelecimento. No delivery, é vendida em cone no tamanho desejado pelo cliente.
Rua Curumins, 1 – Cidade Jardim, São Paulo. Delivery via Rappi e e-commerce próprio para venda de kits para finalizar seu hambúrguer em casa.

Z Deli

Pastrami Fries do Z Deli, em SP
Pastrami Fries: batatas são acompanhadas por queijo fundido, pastrami, sour cream e cebolinha (Foto: Lucas Terribili)

A Pastrami Fries já é um aperitivo clássico nas unidades da casa badalada da capital paulista. Crocantes, as batatas são fritas com casca e servidas com pastrami desfiado, queijo fundido, sour cream e cebolinha. No Z Deli, o pastrami, que chega a demorar dias e até semanas para ficar no ponto, é servido também como um dos pratos principais. Além da Pastrami Fries, as unidades da casa também vendem uma versão mais “normal” das batatas, que são servidas com alecrim, z powder e maionese artesanal.
Consulte as unidades aqui. Delivery via Rappi.

Veja mais
Dia do Hambúrguer: os prediletos da redação CNN Viagem&Gastronomia
Esfriou? Veja onde pedir sopas, caldos e cremes em São Paulo
Comida afetiva: no paladar das próximas gerações, por Daniela Filomeno

Patties

Skinny Fries do Patties
Skinny Fries servidas nas unidades do Patties (Foto: reprodução/Instagram)

Conhecido por ser o primeiro burger ultra smashed por aqui, aquele bem fino e devidamente prensado na chapa, as batatinhas também ganham elogios redobrados dos clientes. Nas unidades do Patties elas levam o nome de Skinny Fries, super finas e de crocância deliciosa. Elas são douradinhas e macias por dentro, ideais para o delivery.
Consulte as unidades aqui. Delivery via Rappi.

Lanchonete da Cidade

Batatas rústicas e palito da Lanchonete da Cidade
Batatas rústicas e palito da Lanchonete da Cidade servidas com maionese da casa (Foto: reprodução/Instagram)

Outra batata já considerada clássica em São Paulo é a rústica da Lanchonete da Cidade. Em formato redondo, as batatas são fritas em rodelas e acompanhadas de alho confit e alecrim. São queridinhas da casa! Há uma versão mais apimentada, cheia de especiarias, chamada de spicy. Para quem desejar, o negócio também serve a tradicional batata palito, que, igualmente, possui sua versão spicy.
Consulte as unidades aqui. Delivery via iFood, Rappi, Uber Eats e pelos telefones das lojas.

Cabana Burger

Batatas Cabana Burger
Os quatro tipos de batata frita do Cabana, com destaque para a Truffle Fries no canto esquerdo, salteadas de parmesão ralado (Foto: reprodução/Instagram)

Entre as batatas do Cabana, que incluem versões com alecrim, com queijo cheddar e bacon, a dica é a Truffle Fries. Como o nome indica, as batatas são temperadas com azeite de trufas brancas e arrematadas com parmesão ralado por cima. São crocantes por fora e macias por dentro, ressaltando o gostinho do azeite trufado. De lamber os beiços!
Consulte as unidades aqui. Delivery via site e iFood.

Mais Recentes da CNN