Dez festivais – de música a gastronomia – ao redor do mundo que acontecem no primeiro semestre

Em qualquer lugar do mundo festival é uma ótima maneira de entrar em contato com a cultura de um país, interagir com a população local. De música clássica a festivais que arrastam multidões, de gastronomia a artes visuais, confira a programação de dez festivais pelo mundo que acontecem no primeiro semestre de 2018 e são imperdíveis para viajantes que buscam ir além do tour clássico.

Em qualquer lugar do mundo festival é uma ótima maneira de entrar em contato com a cultura de um país, interagir com a população local. De música clássica a festivais que arrastam multidões, de gastronomia a artes visuais, confira a programação de dez festivais pelo mundo que acontecem no primeiro semestre de 2018 e são imperdíveis para viajantes que buscam ir além do tour clássico.

Fevereiro, em Eilat, em Israel

Eilat, um dos principais destinos de praia de Israel, recebe o  Winter Red Sea Jazz Festival de 22 a 24 de fevereiro. O festival apresenta uma combinação fascinante de cultura local israelense, juntamente com jazz mundial em toda a sua diversidade – do clássico passando pelo bebop, hard bop e New Orleans, o jazz rock e outras variações. Durante a edição de inverno, o festival acontece no Teatro Isrotel, no Royal Garden Hotel, no Queen of Sheba Hotel e no bar Mike’s Place. A programação inclui colaboração especial para o evento entre Gabriel Grossi, brasileiro considerado um dos maiores representantes da harmônica no mundo, a percussionista Joca Perpigan e o guitarrista Marcelo Nami, músicos israelenses que nasceram no Brasil, além de diversos artistas do gênero reconhecidos mundialmente.

Março, em Melbourne, na Austrália

Melbourne (Foto: divulgação)

Um dos pilares da cultura da Austrália é a gastronomia e as regiões vinícolas – como Yarra Valley, uma das mais importantes do mundo -, não à toa o país recebeu, em 2017, o prêmio dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo. Para celebrar toda essa riqueza cultural, entre 16 e 25 de março, acontece o Melbourne Food and Wine Festival. Uma celebração anual que reúne profissionais e fornecedores de todo o estado de Victoria. Mais de 250 mil comensais se reúnem em Melbourne, capital de Victoria, para uma programação deliciosa, com cerca de 200 eventos, entre degustações, atrações abertas ao público, menus especiais em restaurantes estrelados e chefs renomados fazendo comida de rua. Dirigido por uma pequena organização sem fins lucrativos, o MFWF cresceu tanto nos últimos anos que hoje é o principal evento de culinária e vinho do país.

Março, em Mônaco, na Europa

De 16 de março a 29 de abril acontece o importante festival de arte Printemps des Arts de Monte-Carlo, tradicional evento idealizado pela Princesa Grace de Mônaco em 1984 e que continua com seu ideal de não se tornar um festival especializado em uma única modalidade artística. Reunindo música, teatro, dança e escultura, o evento acontece em diversos locais preparados para receber as mais distintas manifestações de arte como o Pavillon du Festival, Salle Garnier, Theatre des Varietes e Grimaldi Forum.

Março, em Oslo, na Noruega (Norte da Europa)

De 29 de março a 1 de abril acontece o Inferno Metal Festival, evento que atrai fãs de metal do mundo inteiro. As apresentações acontecem em diversos clubs da cidade, além de acontecer o Inferno Metal Expo, com diversas atividades relacionadas ao assunto.

Março, em São Paulo, no Brasil

De 23 a 25 de março a capital paulista recebe a 6ª edição do festival Lollapalooza. Na lineup grandes nomes como Pearl Jam, Imagine Dragons, The National, David Byrne, Mano Brown, The Killers, entre outros. No último ano o evento teve mais de 50 atrações em dois dias de festival, cerca de 190 mil pessoas curtiram 60 horas de música. A novidade: esse ano o festival terá 3 dias, ou seja, baterá todos os recordes e promete ser o maior Lollapalooza Brasil da história.

Abril, na Califórnia, nos Estados Unidos

Muito mais que festival, o Coachella Valley Music & Arts Festival, realizado em Indio, na Califórnia, tem se transformado em um fenômeno cultural. Além das inúmeras atrações musicais, o evento oferece experiências gastronômicas e intervenções artísticas, que atraem não só fãs de música, mas também turistas do mundo inteiro e celebridades. Eclético, o line-up desse ano é liderado por Beyoncé, The Weekend e Eminem. Além dos dois fins de semanas de shows, há muitas atividades e eventos na região de Palm Springs, cidade que respira cultura, arquitetura e bem-estar. O site Visit Palm Springs tem uma lista de eventos em abril (de passeios de camelo até exposições de arquitetura), além de outras ideias do que fazer fora do festival.

Festival Coachella (Foto: Tina Bornstein)

Abril, em New Orleans, nos Estados Unidos

New Orleans, capital da Louisiana, é famosa por ser uma cidade que sempre tem festivais e eventos culturais e gastronômicos. Berço do jazz, desde 1970 acontece um dos mais famosos festivais dos Estados Unidos, o New Orleans Jazz & Heritage Festival. Neste ano, de 27 a 29 de abril e de 3 a 6 de maio, a cidade recebe nomes como Aretha Franklin, Sting, Aerosmith, Lionel Richie, entre muitos outros. O destino é lotado de bons restaurantes, com uma gastronomia riquíssima e completamente diferente do que vemos no resto do país.

Maio, em Sydney, na Austrália

O Vivid Sydney é um festival anual de iluminação com instalações e projeções de luz imersiva em Sydney, na Austrália. Parte do festival de iluminação também inclui performances de músicos locais e internacionais e um fórum de intercâmbio de ideias com palestras públicas e debates de líderes criadores. Esse ano ocorre de 26 de maio a 16 de junho. Confira todas as matérias que temos da cidade aqui.

Maio, em Praga, na República Tcheca

Assim como em todos os anos, o Festival Internacional de Música Clássica Primavera de Praga (Pražské jaro) fará a alegria de todos os amantes da música clássica por toda a cidade de Praga durante praticamente o mês de maio inteiro.  O evento, que acontece de 12 de maio a 2 de junho, superou as dramáticas mudanças políticas e culturais sofridas no país conseguiu se manter entre os mais importantes eventos da República Tcheca há mais de 70 anos. Quer saber mais sobre Praga? Confira nossas matérias aqui.

 

Junho, em Landgraaf, na Holanda

Em junho, começa a temporada dos tradicionais festivais de verão na Europa. Na Holanda, o Pinkpop, o mais antigo festival anual do mundo ocorre de 15 a 17 de junho e continua com sua tradição de levar grandes nomes da música, além de artistas alternativos da cena europeia. Foo Fighters, Pearl Jam e Bruno Mars já foram confirmados como headliners.  O festival é realizado em Landgraaf, no sul do país, e disponibiliza espaço para camping para até 50 mil pessoas.

Pinkpop Festival (Foto: divulgação)