por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Comuna do Ibitipoca é o destino de estreia do CNN Viagem & Gastronomia

A jornalista e influencer Daniela Filomeno comandará o programa que levará você a viagens rumo a lugares incríveis e fora do óbvio. O primeiro episódio vai ao ar neste sábado (8). Vamos nessa?

Ouvir notícia

Em seu episódio de estreia neste sábado (8), às 21h, o “CNN Viagem & Gastronomia” desembarca em um paraíso mineiro, muito além de um hotel-fazenda: a Comuna do Ibitipoca.

“A esperança hoje é fazer uma janela. O CNN Viagem & Gastronomia quer transportar [o telespectador] do sofá para experiências incríveis. O setor [de turismo] tem mudado. [Quando viajamos] a gente quer saborear e conhecer um personagem interessante, a comida local, e o Brasil é o lugar ideal porque ele é plural. E é isso que vamos mostrar: gastronomia, viagem e experiências”, contou a jornalista e influenciadora Daniela Filomeno no jornal CNN Novo Dia.

E ela quem vai traduzir as experiências da Comuna, um destino de quem busca dias de sossego e total isolamento, mas também vivências radicais e sensações únicas. Próxima ao município mineiro de Lima Duarte, a Comuna do Ibitipoca traz a nostalgia das antigas fazendas com a perfeita tradução do luxo, sem perder a simplicidade e o charme em meio à natureza. Trata-se de um projeto ambiental com proposta de sustentabilidade, responsabilidade social e vida no campo.

(Foto: Divulgação)

A equipe da CNN faz um tour pelas cachoeiras e piscinas naturais da Comuna, cujas águas possuem um tom avermelhado, devido à presença de compostos de ferro, e mostra como funcionam as três opções de hospedagens aos turistas. Primeiro, o Engenho, uma casa de 1715 com oito suítes; em seguida, a Vila Mogol, um vilarejo antigo de moradores que tem como conceito uma vida mais saudável e, por fim, o Isgoné, uma casa isolada no topo da montanha, a 1500 metros de altitude.

Leia mais:
Um paraíso mineiro chamado Comuna do Ibitipoca 
Conceição do Ibitipoca, um vilarejo mineiro onde o tempo parece ter parado
Cachoeiras e grutas: 10 locais imperdíveis do Parque Estadual do Ibitipoca, MG
O charme de seis hotéis fazendas imperdíveis pelo Brasil
Dicas de expert para fazer um dos pratos típicos da culinária mineira: o torresmo

Conhecemos também o “Muriqui House”, um projeto realizado pela Comuna, em parceria com o MIB, o Muriqui Instituto de Biodiversidade, cujo objetivo é o de promover a sobrevivência de animais isolados e sua reprodução para o aumento da população de muriquis na região e, assim, salvar a espécie da extinção.

Daniela Filomeno e Otaviano Costa (Foto: Divulgação)

Um ponto marcante da viagem é a visita às esculturas de ferro, da artista Karen Cusolito. As produções são um ícone da Comuna do Ibitipoca. As impressionantes criações têm, em média, nove metros de altura, pesam de 6 a 9 toneladas e vieram de São Francisco, na Califórnia (EUA). O pôr do sol, com uma vista deslumbrante, é uma experiência imperdível, acompanhada de um brinde, admirando a paisagem.

Gastronomia à mesa. O chef Mateus Abdo – no comando do restaurante Yucca – prepara uma paella de legumes orgânicos, no fogão à lenha, com alimentos ali mesmo produzidos. A proposta da cozinha vegetariana é diminuir o consumo de proteína animal.

Daniela Filomeno recebe ainda a presença do apresentador e ator Otaviano Costa para uma conversa sobre viagens e sabores à mesa. Ele conta sobre um dos momentos mais marcantes que vivenciou na Rússia, no Museu da Vodka, em São Petersburgo, ao lado da esposa, a atriz Flávia Alessandra. O artista também revela os destinos que deseja conhecer quando a pandemia da Covid-19 terminar. 

Mais Recentes da CNN