Companhia aérea do Nepal leva passageiros para o aeroporto errado

Voo da Buddha Air tinha como destino a cidade de Janakpur, mas pousou em Pokhara – a cerca de 400 quilômetros de distância – após confusão de tripulação

Lilit Marcus e Esha Mitra, CNN

Avião da Buddha Air, do Nepal, levou passageiros ao aeroporto errado
Avião da Buddha Air, do Nepal, partiu do aeroporto de Tribhuvan e levou passageiros a cidade 400 km distante do destino correto
Foto: Reprodução/buddhaair.com

A companhia aérea Buddha Air, do Nepal, cometeu um erro crasso recentemente ao transportar passageiros para o aeroporto errado.

A companhia aérea que opera voos domésticos partiu do Aeroporto Internacional Tribhuvan, em Katmandu, em 18 de dezembro. De lá, voou para noroeste para a segunda maior cidade do país, Pokhara, em vez de seguir para sudeste até o destino pretendido do voo, a cidade de Janakpur, no sul. As duas cidades estão distantes cerca de 400 quilômetros.

Astha Basnet, diretora da Buddha Air, disse à CNN que a confusão se deu por causa de dois fatores: “falhas na comunicação e falha em seguir os procedimentos operacionais padrão (SOP, em inglês) detalhados.” Em termos mais simples, foi apenas uma confusão.

Devido às condições meteorológicas, muitos aeroportos nepaleses abrem no final do dia durante o inverno. Por causa dessa janela abreviada, não é incomum que vários voos partam em um curto período de tempo e, evidentemente, isso gerou confusão.

Apesar da surpresa que os passageiros devem ter ficado quando chegaram ao aeroporto errado, a situação se resolveu relativamente bem. Isso porque logo que a Buddha Air ficou sabendo do que aconteceu fez os pilotos levarem os passageiros para Janakpur, conforme planejado.

Como não há voos diretos entre Pokhara e Janakpur a companhia aérea recebeu permissão especial para fazer essa rota.

Os 69 passageiros a bordo do voo – 66 adultos e 3 crianças – chegaram a Janakpur com segurança, embora com algumas horas de atraso. Não houve relatos de problemas mecânicos com o próprio avião.

A Buddha Air é uma companhia aérea com sede no Nepal fundada em 1996 e iniciou suas operações no ano seguinte.

Basnet afirmou que a tripulação da companhia aérea receberá treinamento adicional após a confusão dos voos e que a empresa modificou seus manuais de voo existentes.

Embora esses tipos de erros ocorram na aviação, eles são bastante raros. Em 2019, um voo da British Airways saindo do Aeroporto da Cidade de Londres, que deveria chegar em Dusseldorf, na Alemanha, foi acidentalmente para Edimburgo, na Escócia, devido ao uso de um plano de voo incorreto.

Os passageiros perceberam que algo estava errado quando olharam pela janela – e para as telas do Google Maps em seus telefones.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)