Coalas feridos em incêndios na Austrália voltam à natureza após tratamento

Animais estavam sendo tratados no único hospital do mundo voltado somente para coalas

Lilit Marcus, da CNN

Anwen foi realocada na Reserva Natural de Lake Innes
Anwen foi realocada na Reserva Natural de Lake Innes; ela recebeu tratamento após ter 90% do corpo queimado
Foto: Hospital de Coalas Port Macquarie

Diversos coalas que ficaram feridos durante os incêndios na Austrália em 2019 estão voltando à natureza.

Esses animais estavam recebendo tratamento no único hospital do mundo voltado somente para coalas, localizado na cidade de Port Macquarie, no estado de Nova Gales do Sul.

Um dos mais famosos do grupo é Anwen, uma fêmea cujas fotos viralizaram em razão da gravidade das queimaduras que ela teve – 90% do corpo. Ela foi a terceira paciente admitida no Hospital de Koalas Port Macquarie em outubro de 2019.

Agora, Anwen vai se juntar a vários outros coalas que foram realocados na Reserva Natural de Lake Innes, em Nova Gales do Sul, na costa do mar da Tasmânia.

Ela é um dos 26 coalas que foram reencaminhados ao habitat natural ao longo desta semana. Funcionários do hospital onde eles estavam se atentaram para que houvesse uma mistura de idades e sexos entre os animais, com o objetivo de criar uma comunidade completa. Eles esperam que os coalas procriem e aumentem a população na natureza.

Anwen foi a 3º paciente admitida no Hospital de Koalas Port Macquarie em outubro
Anwen foi a terceira paciente admitida no Hospital de Koalas Port Macquarie em outubro de 2019
Foto: Hospital de Coalas Port Macquarie

Apesar de a região de Lake Innes ter sido gravemente prejudicada pelos incêndios, as chuvas, em quantidade acima do esperado, possibilitaram a libertação dos animais na natureza antes do planejado.

“Enquanto todos estamos enfrentando tempos difíceis e incertos, essa inacreditável história de esperança é um lembrete da resiliência de nossa inacreditável fauna, flora e população”, disse Phillipa Harrison, diretora-geral da Tourism Australia, agência governamental responsável pelo setor de turismo do país.

E por ser um país que foi atingido primeiro por desastres naturais e depois pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus no mundo, a Austrália está feliz em poder compartilhar uma notícia positiva.

Neste momento, o país não está recebendo turistas, mas há formas de ajudar os coalas australianos por meio, por exemplo, do programa online do hospital Port Macquarie “Adote um coala selvagem”.