Celebrações do solstício de verão de Stonehenge são canceladas devido à pandemia

A English Heritage, organização que administra o local, na Inglaterra, anunciou que fará uma transmissão online ao vivo durante o dia mais longo do ano

Lianne Kolirin

da CNN

Multidão em Stonehenge, no Reino Unido
O sol nasce em meio à multidão em Stonehenge, no Reino Unido, onde pessoas se reúnem para celebrar o alvorecer do dia mais longo do ano. Em 2020, o encontro foi cancelado.
Foto: Ben Birchall/PA Images/Getty Images

As celebrações do solstício de verão em Stonehenge não ocorrerão este ano devido à pandemia do novo coronavírus. A English Heritage, organização que administra o local em Wiltshire, no sudoeste da Inglaterra, anunciou que fará uma transmissão online ao vivo durante o solstício, que marca o dia mais longo do ano e tem significado espiritual para muitos pagãos e druidas.

O cancelamento das visitas ao monumento natural foi divulgado pela English Heritage nas mídias sociais. “Para segurança e bem-estar de todos, tivemos que cancelar as celebrações do solstício de verão deste ano em Stonehenge. Sabemos que essa ocasião é muito especial para muitos de vocês e estaremos transmitindo ao vivo gratuitamente online”, justificou a organização.

Os organizadores acrescentaram ter consultado os serviços de emergência e as comunidades druida e pagã antes da decisão de cancelar o evento, que ocorre no dia 21 de junho ou em data próxima. De acordo com a English Heritage, a medida é coerente com a proibição atual de reuniões de grandes grupos de pessoas no Reino Unido. Stonehenge está fechada ao público desde 18 de março.

Segurança faz patrulha ao redor de Stonehenge
Segurança faz patrulha ao redor de Stonehenge, no Reino Unido (20.mar.2020)
Foto: Finnbarr Webster/Getty Images

Nichola Tasker, diretora para Stonehenge do English Heritage, afirmou no comunicado: “Dado o grande número de eventos mundiais que já foram cancelados durante o verão [do Hemisfério Norte], do festival de Glastonbury aos Jogos Olímpicos e à Oktoberfest, duvido que isso seja uma grande surpresa, embora tenhamos consciência de quanto o solstício de verão em Stonehenge significa para muita gente. Fizemos uma consulta ampla sobre a possibilidade de fazer algo com segurança e gostaríamos muito de sediar o evento como de costume, mas, infelizmente, no final, sentimos que não temos outra escolha a não ser cancelar”.

Stonehenge tem sido associado aos solstícios de verão e inverno do Hemisfério Norte desde sua construção. Reunir-se no local no solstício de verão é uma tradição milenar cumprida até hoje — cerca de 10 mil pessoas viajam anualmente para a estrutura pré-histórica para marcar o dia mais longo do ano.

Existem inúmeras teorias sobre o propósito de Stonehenge — mas sua intrigante composição de rochas gigantescas em forma de anel, algumas delas com 15 metros de altura, serve como evidência do início da astronomia. Ao amanhecer, o sol nascente aparece atrás de uma das principais pedras, criando a ilusão de que está se equilibrando sobre essa rocha.

Não é a primeira vez que o solstício de verão é transmitido online. O Stonehenge Skyscape foi lançado no ano passado para permitir que as pessoas experimentem seu próprio “nascer do sol pessoal de Stonehenge” durante todo o ano.