por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Aquário de São Paulo, no Ipiranga, poderá reabrir no próximo sábado (5)

Local adotará medidas de segurança contra o coronavírus e retornará com ocupação máxima permitida de 40% do público

Julyanne Jucá, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia
Aquário de São Paulo reabrirá no sábado (5 de setembro)
Aquário de São Paulo reabrirá no sábado (5 de setembro)
Foto: Divulgação/Aquário de São Paulo

A Prefeitura da capital paulista autorizou a reabertura do Aquário de São Paulo (ASP). A previsão dos administradores é de que as portas sejam abertas no próximo sábado (5). Para isso, um Termo de Compromisso foi assinado e publicado no Diário Oficial da Cidade nesta quarta-feira (2).

O Grupo Expoaqua, que administra o ASP, e a Prefeitura de São Paulo celebraram um acordo de cooperação mútua para adoção de protocolos sanitários necessários para a retomada das atividades durante a pandemia da Covid-19. O Termo será automaticamente extinto no caso de melhoria das condições epidemiológicas da cidade.

A instituição turística, localizada no bairro do Ipiranga, zona oeste da capital paulista, informa em seu portal oficial que irá reabrir no próximo dia 5 para visitação do público. No entanto, é necessário que medidas sanitárias sejam adotadas durante a pandemia da Covid-19.

Entre os critérios estabelecidos estão a ocupação máxima permitida de 40% do público, garantida pela limitação da venda de ingressos; aferição de temperatura na entrada; uso de máscara pelo visitante; e a preservação do distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, além do “aceite virtual” prévio das condições da visita.

Outra medida adotada é o percurso de visitação no Aquário. Não é permitido o retorno no espaço, sendo que o visitante deverá seguir apenas um sentido – que é totalmente coberto. Pontos de referência serão demarcados no chão e, quando cabível, haverá alternância de assentos para garantir o distanciamento.

A Prefeitura, seguindo orientações da Vigilância Sanitária, não estipulou a limitação do horário de funcionamento do ASP, uma vez que o espaçamento do tempo permite a “mitigação do risco de aglomeração”. Isto é, o horário poderá funcionar em seu horário normal: das 12h às 17h, de segunda à sexta, e das 9h às 17h, aos sábados, domingos e feriados.

O Aquário de São Paulo, inaugurado em 2006, reúne mais de mil animais de cerca de 300 espécies diferentes sendo cuidados por mais de 40 profissionais, entre oceanógrafos, veterinários, biólogos e gestores ambientais.

Mais Recentes da CNN